A maioria das pessoas sabe que trabalhar com um consultor de investimentos aumenta a confiança e os resultados, mas apenas 37% trabalham com um, revelou o Estudo de Planejamento e Progresso de 2023 da Northwestern Mutual.

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Os dados da prestadora de serviços financeiros norte-americana revelam que dois terços dos americanos (66%) acreditam que o seu planejamento financeiro precisa de ser melhorado, um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Isto foi especialmente verdadeiro entre os adultos mais jovens (79% tanto para a Geração Z como para a Geração Millennials, um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao ano passado para cada geração). 

Para os autores, um fator que impulsiona esta situação é o atual panorama econômico. 

Quase uma em cada cinco pessoas (18%) afirma que a recente incerteza econômica os levou a começar a trabalhar com um consultor financeiro ou a planejar trabalhar com um posteriormente.

“A boa notícia é que muitos estão tomando medidas para planejar e recorrer a consultores para obter ajuda em um ambiente financeiro cada vez mais complexo, para que possam alcançar seus objetivos”, disse Tim Gerend, diretor de distribuição da Northwestern Mutual. 

Ainda segundo a pesquisa, os consultores são a fonte mais confiável de aconselhamento financeiro dos americanos, mais do que entes queridos, amigos, notícias, TikTok e Reddit

Enquanto os americanos mais velhos desejam um consultor com conhecimentos sofisticados, as gerações mais jovens priorizam consultores que os compreendam, que lhes poupe tempo e os mantenham atualizados sobre as inovações.

Veja as principais descobertas do estudo e como o consultor de investimento pode aumentar a confiança em diversas áreas.

Consultores financeiros aumentam a confiança

A pesquisa mostra que as pessoas que trabalham com um consultor têm níveis de confiança significativamente mais elevados em diversas áreas, isso inclui:

  • Estar preparadas para despesas não planeadas (31 pontos percentuais mais elevados);
  • Serem capazes de se aposentar quando chegar a hora (29 pontos percentuais mais elevados);
  • Alcançar a segurança financeira a longo prazo (mais 28 pontos percentuais).
Como a consultoria financeira afeta a confiançaIndivíduos que trabalham com um consultorIndivíduos que não trabalham com um consultor
Tive/terei uma carreira de sucesso85%62%
Terei dinheiro suficiente para a aposentadoria (aposentados)80%58%
Posso aproveitar o hoje sem sacrificar a felicidade no futuro76%59%
Meu planejamento financeiro incorpora a possibilidade de emergências financeiras ou de saúde não planejadas80%49%
Alcancei/alcançarei segurança financeira a longo prazo75%47%
Terei dinheiro suficiente para me aposentar quando chegar a hora (não aposentados)74%45%

“Quando os americanos baseiam o seu futuro financeiro em um plano personalizado e em um consultor especializado, em vez de nos seus próprios instintos, o aumento da confiança pode ser tremendo e a melhoria dos resultados financeiros pode ser igualmente significativa”, disse Gerend. 

“Os consultores financeiros podem ajudar as pessoas de muitas maneiras que elas talvez não percebam – gestão de dívidas, construção e proteção de riqueza, planejamento patrimonial e muito mais.”

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Os consultores são considerados a fonte mais confiável de aconselhamento financeiro

Os americanos dizem que os consultores financeiros são a fonte mais confiável de aconselhamento financeiro, ultrapassando cônjuges, familiares, notícias de negócios, amigos e redes sociais.

Embora a Geração Z e a Geração Millennials possam passar uma quantidade significativa de tempo nas redes sociais, a grande maioria não recorre a esses canais em busca de orientação financeira confiável. 

Ambos os grupos classificaram os consultores financeiros entre as fontes mais confiáveis ​​de aconselhamento financeiro – número 1 para a geração Y e número 2 para a geração Z, perdendo apenas para os membros da família.

Fonte mais confiável para aconselhamento financeiroTodosGeração ZGeração YGeração XBoomers
Conselheiro financeiro31%22%25%35%35%
Cônjuge/parceiro17%12%20%15%16%
Membro da família14%28%19%12%8%
Notícias de negócios8%11%6%8%9%
Amigo4%4%7%4%2%
Influenciadores financeiros/mídias sociais (Reddit, TikTok, etc.)3%6%4%2%0%

“As ações meme inspiraram muitos jovens a ficarem entusiasmados com a construção de riqueza, mas está claro que eles estão recorrendo a consultores em busca de conselhos em que possam confiar”, disse Gerend. 

"Na Northwestern Mutual, a idade média dos nossos novos clientes é de 32 anos e vemos o entusiasmo que estas gerações têm em trabalhar com um consultor para criar riqueza e protegê-la de riscos."

As gerações mais jovens priorizam consultores que se alinhem aos seus valores

Os dados revelam duas razões principais pelas quais as pessoas recorrem a consultores em busca de orientação financeira: 

  • pela sua experiência profissional; e 
  • para ajudá-las a manter uma visão de longo prazo que as mantenha no caminho certo para atingir os objetivos (ambos com 48%). 

Curiosamente, a Geração Z e a Geração Millennials eram mais propensas do que outras gerações a recorrer a um consultor para ajudar a alinhar as suas finanças com os seus valores, poupando tempo e mantendo-se atualizados sobre questões como alterações ao código fiscal.

Razões pelas quais os indivíduos recorrem a um consultorTodosGeração ZGeração YGeração XBoomers
Oferece experiência profissional que não tenho48%28%29%50%66%
Ajuda-me a manter uma visão de longo prazo para que eu possa alcançar metas como uma aposentadoria financeiramente segura48%30%43%54%51%
Ajuda-me a reduzir minha ansiedade financeira e a proporcionar paz de espírito44%31%37%44%53%
Ajuda-me a planejar e me mantém organizado, disciplinado e no caminho certo43%35%47%47%37%
Me ajuda a alinhar minhas finanças com meus valores31%33%40%24%29%
Mantém-me atualizado sobre coisas como mudanças no código tributário31%39%33%29%29%
Me poupa tempo31%44%42%30%19%

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Além disso, ao selecionar um consultor para trabalhar, os entrevistados disseram que priorizam alguém que entenda as prioridades da sua vida (54%) e que tenha um longo histórico de experiência (51%). 

Ao olhar através das gerações, no entanto, as prioridades começam a diferir. A Geração Z e a Geração Millennials, por exemplo, valorizam mais o trabalho com um consultor que seja avançado em tecnologia e demograficamente semelhante a eles.

Razões para escolher um consultorTodosGeração ZGeração YGeração XBoomers
Compreende as prioridades de alguém na minha fase de vida54%42%47%52%63%
Um longo histórico de experiência51%32%42%58%58%
Tecnologia avançada e acessível para comunicação além das reuniões presenciais21%25%29%16%18%
Demograficamente semelhante a mim (por exemplo, idade, sexo, raça/etnia, orientação sexual)21%28%34%18%12%

“O que sabemos é que as pessoas estabelecem relações de longo prazo com os seus consultores, que duram 20, 30 ou 40 anos, e é claro que as gerações mais jovens esperam empatia tanto quanto esperam experiência financeira”, disse Gerend. 

“Para que alguém se sinta confortável em compartilhar seus sonhos e preocupações com um consultor, é necessário que haja uma conexão humana enraizada na confiança e na compreensão, e isso é algo que nossa indústria deve continuar priorizando”.

Diferentes pesquisas mostram que além do aumento da confiança, trabalhar com um consultor de investimentos também melhora os seus resultados e sua felicidade.

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Mas talvez você esteja se perguntando: Se o serviço de consultoria é tão bom, por que apenas 37% trabalham com um?

Ainda há poucos investidores aderindo ao modelo de consultoria por falta de conhecimento de que ele existe. 

Como este é um serviço que até pouco tempo atrás era oferecido apenas aos ultra ricos, ainda são poucas pessoas que conhecem essa possibilidade.

A insatisfação com o modelo de assessoria também afastou alguns investidores, porém, é preciso deixar claro que o consultor não atua com um modelo de remuneração baseado em comissões.

No modelo de consultoria, o consultor está 100% alinhado com os interesses do cliente, pois sua remuneração é baseada em uma taxa percentual fixa do patrimônio sob responsabilidade do profissional, eliminando o conflito de interesses.

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