Existem vários mitos sobre como se tornar financeiramente independente. Erros de planejamento financeiro, falta de organização e indisciplina podem te afastar desse objetivo.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Comumente altos salários são confundidos com riqueza e a possibilidade de alcançar a liberdade financeira.

Porém, uma renda alta está longe de ser decisiva para construir riqueza se não se sabe economizar e administrar as finanças.

Por isso o site The Balance reuniu os principais pontos-chave que podem levar a uma vida mais independente financeiramente.

Entenda que renda não é riqueza

A maioria das pessoas acredita que a chave para a riqueza é um emprego bem remunerado. 

Pode até ser mais fácil acumular ativos se você tiver uma renda mensal mais alta, mas o segredo dos ricos para aumentar patrimônio líquido é gastar menos do que ganha

Entenda a diferença entre renda e riqueza para escapar da armadilha dos gastos. 

A renda é um componente da riqueza, mas não é o único fator. 

Os hábitos de consumo são a razão pela qual um atleta profissional que ganha US$ 20 milhões por ano pode rapidamente ir à falência, enquanto um motorista de ônibus pode se aposentar um milionário.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Pensamento de longo prazo

Pensar a longo prazo é uma característica importante para acumular riquezas e conquistar a independência financeira, independentemente do seu nível de renda.

O investimento em ações, títulos, fundos, imóveis são geradores de renda além de seu trabalho.

Ou seja, é seu dinheiro trabalhando para você.

Use o tempo a seu favor e aproveite o efeito dos juros compostos. Invista e tente não mexer nessa quantia até alcançar o objetivo.

Quanto mais cedo começar a investir, mais fácil poderá alcançar a independência financeira total.

Economize para investir

A melhor maneira de se tornar financeiramente independente é investindo. Quanto mais dinheiro você investir e quanto mais cedo, melhor.

Para ter dinheiro para comprar ativos você precisa gastar menos e economizar mais.

Por isso, ter um planejamento financeiro e definir suas metas é essencial.

Acumular riqueza é um processo lento que leva tempo. Você faz pequenas coisas todos os dias, corta suas despesas, gera renda extra e investe.

Com o tempo, esse esforço começa a se transformar em algo grande, capaz de gerar uma renda extra até você viver de renda.

Assuma o controle do seu tempo

Independência financeira significa ter controle total sobre o seu tempo. É não ser obrigado a trabalhar em algo que não gosta para pagar suas contas.

A liberdade para “gastar” seu tempo como quiser pode ser a definição mais poderosa de riqueza.

Mesmo que ainda não tenha atingido totalmente sua meta de viver exclusivamente da renda de seus investimentos, só a segurança de ter dinheiro para eventuais emergências deixa a vida mais leve.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Desempenho escolar e graduação não se correlacionam com a riqueza

De acordo com Thomas J. Stanley, autor de “O milionário mora ao lado”, as notas que uma pessoa recebe na escola não têm correlação com a riqueza econômica e o sucesso.

Isso não quer dizer que a educação não seja importante, mas o desempenho acadêmico não é tudo o que parece.

Porém, muitos pais e professores ainda acreditam no mito de que os bons alunos vão mais longe na vida ou que uma faculdade garantirá um bom emprego.

Eles não percebem que a maioria dos milionários usa jeans e camisa, não terno e gravata. Eles não ostentam, muitos inclusive nem completaram a graduação formal.

Mesmo assim são imensamente inteligentes e com muitas habilidades nos negócios.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

Encontre um cônjuge complementar

Seus esforços para uma vida melhor e financeiramente independente estarão ameaçados, não importa o quão bem-sucedido você seja, se seu cônjuge não for igualmente disciplinado e voltado para os mesmos objetivos.

A falta de compatibilidade financeira pode prejudicar qualquer progresso que você possa fazer em sua carreira ou carteira de investimentos.

Não sabe se você e sua/seu parceira/o são compatíveis? Faça o teste.

Não é sobre o que você faz, mas como você faz

Imagine um multimilionário. O que você vê? Jovens do ramo da alta tecnologia em um iate? 

Embora existam alguns bilionários com essas características, a maior parte deles está em setores menos glamorosos, como gerenciamento de resíduos, lojas de roupas e transporte.

O investidor bilionário Charlie Munger uma vez observou que os empreendedores podem prosperar ao se especializarem em um nicho econômico esquecido.

Frequentemente, esses nichos são extremamente lucrativos, mas provavelmente não farão com que você ganhe o status de bilionário.

Há uma boa chance de que o maior dono de loja de ferragens ou encanador da sua cidade tenha um patrimônio líquido maior que o do médico mais bem pago. 

Parte disso pode ser explicado pelo conceito denominado lucro capitalizado, ou seja, o lucro fica na empresa e não para o sócio.

Outra razão que Stanley menciona em seu livro “O milionário mora ao lado” é que os médicos são pressionados a comprar símbolos de status para convencer seus pacientes de que são bem-sucedidos, mas o encanador não. 

Eles podem colocar mais dinheiro em contas de aposentadoria. Ao longo de décadas, o resultado são milhões em riqueza adicional para o cara que desentupiu vasos sanitários em vez de artérias. 

Isso não é algo que você aprende na escola.

Busque por educação financeira para saber como gerenciar melhor seu dinheiro e investir como os grandes investidores.

Baixe grátis o e-book “Como Investir Começando do Zero” e saiba como dar seus primeiros passos rumo à independência financeira.