Changpeng Zhao, CEO e fundador da maior exchange de criptomoedas do mundo, publicou um documento sobre seu estilo de gestão.

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A Binance emprega milhares de funcionários em engenharia, marketing, desenvolvimento de negócios e outras funções. 

O próprio Zhao se tornou uma figura familiar na indústria de blockchain. Com patrimônio de US$ 28,5 bilhões, o magnata das criptomoedas é a 37ª pessoa mais rica do mundo, segundo o Bloomberg Billionaires Index.

A Business Insider elencou as nove lições de Zhao para administrar sua gigantesca exchange de criptomoedas:

1. Mude a estrutura das equipes com frequência

Zhao acredita que os produtos e serviços da Binance são ditados pela forma como a empresa está organizada. 

Se a estrutura de suas equipes se tornar "obsoleta", o trabalho deles também ficará, escreveu ele.

"Não queremos que nosso software fique obsoleto, precisamos mudar as estruturas da equipe com frequência", escreveu ele.

Mudar suas equipes também oferece oportunidades para novos líderes crescerem, acrescentou Zhao.

2. Dê feedback em grandes grupos

Zhao disse que dá feedback "quando e onde quer que seja", independentemente de estar falando com os funcionários individualmente ou em um grande grupo.

"Na verdade, prefiro dar feedback em grandes grupos, para que outras pessoas também possam aprender e não precise me repetir muitas vezes", escreveu Zhao.

“Muitas pessoas me disseram que ficaram chocadas nas primeiras vezes ao receber um feedback como esse, mas acabaram se acostumando”, acrescentou.

3. Livre-se de pessoas de baixo desempenho

"Não é bonito de se ouvir, mas uma organização é um pouco diferente de uma família. Nós nos preocupamos uns com os outros, mas não vamos carregar pessoas de baixo desempenho conosco", escreveu Zhao.

"É irresponsável para os outros membros da equipe", acrescentou.

4. Concentrar-se nos títulos é uma bandeira vermelha

"Não contrate pessoas preocupadas com títulos", escreveu Zhao. "Não é um problema, mas definitivamente não é um bom sinal."

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5. Não tente motivar pessoas que não são automotivadas

"É como arrastar um cavalo morto", escreveu Zhao. "É impossível. Não vale a pena. Também é impossível motivar pessoas que não compartilham sua missão ou valores, ou não gostam de você como líder, ou são apenas preguiçosos."

Se um funcionário da Binance não estiver motivado, seu trabalho naturalmente sofrerá, escreveu Zhao.

"As pessoas podem relaxar por um dia, uma semana ou talvez até um mês. Mas depois de alguns meses, elas não terão os resultados para mostrar, e você saberá", disse ele.

6. Meça os resultados no desempenho, não na experiência

"Use 'anos de experiência' apenas durante o processo de recrutamento. Depois que uma pessoa estiver na equipe, use os resultados para medir o desempenho", escreveu Zhao.

7. Não assine contratos de exclusividade

"Relações mútuas de longo prazo não precisam de exclusividade", escreveu Zhao. 

"Pessoas que pedem exclusividade são tipicamente inseguras sobre a competitividade ou o valor que podem oferecer, pelo menos a longo prazo."

"Não assine contratos exclusivos. Não se tranque. Não espere que os outros fiquem presos", acrescentou.

8. Não gaste seu tempo perseguindo grandes clientes

Perseguir um grande cliente envolveria "segurar a mão" deles por meio de processos legais e ensiná-los sobre criptomoedas, escreveu Zhao.

"O tempo de conversão é muito longo. E muitas vezes exigem termos injustos. O retorno do investimento é muito baixo", acrescentou.

"Em vez disso, gosto de passar o tempo trabalhando com as principais empresas que vêm até nós", escreveu Zhao. "Eles já teriam a intenção de entrar em criptomoedas, gostariam de trabalhar conosco."

"Mesmo que eles não sejam uma Apple ou Google, se construirmos consistentemente pequenas vitórias, grandes parceiros virão até nós mais cedo ou mais tarde, principalmente 'por conta própria'", acrescentou.

9. Ignore rumores entre funcionários

"Rumor é quando você reclama comigo 1:1 sobre outra pessoa, e não contou à outra pessoa sobre isso. Rumores são ruins. Eu não gerencio rumores. Eu apenas os ignoro", escreveu Zhao. 

O CEO disse que rebaixa os funcionários que fazem isso, em vez da contraparte da qual reclamaram.

No entanto, se um funcionário organizar uma reunião de três vias entre ele, Zhao e o ofensor, Zhao disse que tentaria lidar com a situação.

"Mais importante, força você a ter uma conversa franca com a outra parte antes de falar comigo", escreveu Zhao.

Fonte: Business Insider

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