Lidar com familiares que pedem dinheiro emprestado é uma questão muito complexa. Ao mesmo tempo que você não quer desapontar seu irmão, primo ou tia, pode não se sentir confortável em disponibilizar a quantia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando se trata de misturar família e dinheiro, muitas vezes o resultado é ruim

O empresário e investidor Kevin O'Leary, passava por essa situação constantemente.

"Através de muitas tentativas e erros, desenvolvi uma estratégia muito simples. Esta é a única maneira que eu recomendaria abordar esta situação", disse ele ao Business Insider.

Então, o que fazer quando os parentes vem pedir dinheiro emprestado?

"Eu só dou e nunca empresto"

 O'Leary diz que não quer emprestar dinheiro a ninguém. 

"Não quero que ninguém me deva ou crie uma barreira na minha família. Então, em vez disso, concordei com um presente único".

Por exemplo, se um membro da família pedir US$ 150 mil para abrir um restaurante, ele diz que dará a ele um presente de US$ 50 mil que nunca mais quer de volta.

"Eu olho nos olhos deles ou lhes dou um aperto de mão para solidificar um contrato entre nós de que estou dando esse dinheiro e que eles nunca, jamais pedirão mais"

Dessa forma, ele espera que o familiar não volte em busca de mais dinheiro. 

O'Leary também os faz prometer que nunca mais falarão sobre o presente.

"Faço isso porque esperar que um membro da família retribua é um problema real. Se eles já estão em uma situação ruim, por que emprestar dinheiro os ajudaria se na próxima semana você espera pagamentos atrasados? Esse não é o caso, e quase nunca é o caso".

Em vez disso, ele chama o pedido de "empréstimo" pelo que realmente é: um presente. Dessa forma, não se indispõe com o familiar e nem espera o dinheiro de volta.

"Estou feliz em dar esse presente. Me sinto bem com isso e entendo que nunca vou recuperá-lo, e nunca tive a intenção disso."

A abordagem de Kevin O'Leary parece generosa, mas já lhe causou alguns problemas, como o fato do familiar pedir mais um empréstimo futuramente, nesse caso, ele o lembra do contrato de não pedir mais, pois o presente já foi dado. 

Mesmo assim, ele acredita que sua abordagem ainda dá um resultado melhor do que qualquer outro.

Veja as quatro razões principais pelas quais esta é a melhor maneira de lidar com dinheiro e família:

1. O dinheiro desfaz as famílias

Questões financeiras e estresse financeiro são motivos comuns de término de casamentos, por isso, O'Leary preza que o poder do dinheiro seja respeitado. 

"Minha família está ficando cada vez maior, e quanto mais dinheiro você tem, mais problemas você tem – esse é o resultado final", diz.

E, emprestar dinheiro uns aos outros não é o que mantém as famílias unidas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Você não pode fazer todo mundo feliz

Não dá para cuidar de todos em seu círculo, e essa nem é sua responsabilidade.

"É impossível cuidar de tanta gente e isso vai gerar muitos atritos e sentimentos negativos". 

"Então pare de tentar. Você não pode fazer isso. Não é assim que a vida funciona", conclui.

3. A dependência é uma doença

Kevin O'Leary diz que aprendeu com sua mãe há décadas  que ter direitos é uma maldição.

"Se você garante a alguém que ele nunca terá que correr riscos, ele nunca fará nada". 

"Eles nunca fazem nada porque não são obrigados. Eles seguem o caminho de menor resistência para uma vida de mediocridade. E eu realmente acho que esse é um resultado horrível para qualquer ser humano". 

Portanto, O'Leary diz que não quer conceder empréstimos às pessoas que ama, simplesmente, porque quer que elas sejam independentes.

4. Aproveite a liberdade financeira conquistada

O empresário e investidor diz que tem muita sorte em ter chegado ao seu status de milionário, no entanto, ele afirma que a razão pela qual você busca o empreendedorismo não é a ganância de dinheiro. 

"Não tem nada a ver com isso. É a busca pela liberdade pessoal. E é por isso que é tão valioso que você sacrifique tanto em seus primeiros anos para construir a liberdade em seus últimos anos".

"A ideia é que você possa gastar seu tempo fazendo o que quiser porque conquistou essa liberdade. E é certamente assim que vivo minha vida hoje."

Os benefícios da abordagem em seus próprios filhos

A abordagem de O'Leary em lidar com familiares que pedem dinheiro emprestado resultou em benefícios em sua vida e das pessoas próximas a ele, em especial, seus filhos.

"Meus filhos tiveram muito sucesso em suas carreiras porque perceberam que não existe almoço grátis. Eles decidiram por conta própria seguir carreira porque não tinham direito".

É por esses motivos que Kevin O'Leary mantém sua abordagem e realmente não acha que exista uma maneira melhor de lidar com pedidos de empréstimo de parentes.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.