Existe um jeito certo de investir para cada objetivo, com estratégias e ativos mais apropriados, seja de renda fixa ou variável para preservação ou gerador de renda.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os investimentos financeiros são usados basicamente para três metas principais: proteger o patrimônio, aumentar o patrimônio ou gerar renda. 

Para cada uma delas, existem diferentes possibilidades para montar uma carteira que seja condizente com o perfil de risco de cada investidor.

Se o seu objetivo é obter uma renda mensal com investimentos, você terá que investir em aplicações que remunerem por juros ou dividendos, nos chamados ativos geradores de renda.

Continue a leitura para conhecer as opções de ativos na renda fixa e renda variável que podem compor seu portfólio.

O que é ativo gerador de renda?

Um ativo gerador de renda é todo tipo de investimento que retorna rendimentos periódicos ao investidor, seja na forma de juros, dividendos ou aluguéis.

Os principais exemplos de ativos geradores de renda são as ações que pagam dividendos e os fundos imobiliários.

Ativos de proteção vs crescimento

Para entender melhor o conceito, vamos comparar com os outros dois tipos de ativos financeiros:

  • Ativos de proteção financeira: investimentos em renda fixa, que possuem risco baixo e oferecem rendimentos predeterminados;
  • Ativos de crescimento: investimentos em renda variável com grandes chances de aumentar o patrimônio em longo prazo, como ações, juros, moedas e índices econômicos.

Sendo assim, enquanto os ativos de proteção focam na preservação do patrimônio, de forma segura, os ativos de crescimento focam no aumento patrimonial em longo prazo.

O ativo gerador de renda fica entre os dois, pois não possui a mesma estabilidade dos ativos de proteção, mas também não exige tantos riscos quanto os ativos de crescimento.

Tipos de ativos geradores de renda do mercado financeiro

Qualquer investimento que gere rendimentos periódicos pode ser considerado um ativo gerador de renda, no entanto, alguns investimentos têm uma vocação maior para isso, como:

Cada tipo de investimento possui características próprias quanto a prazo, risco, rentabilidade e finalidade, por isso, uma boa carteira de investimentos é diversificada e alocada com proporções que melhor se encaixam ao perfil e objetivos do investidor.

Dito isso, conheça os principais ativos geradores de renda a seguir na renda variável e na renda fixa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Renda Variável

Apesar da renda variável, alguns investimentos dessa classe podem contribuir para uma renda frequente e passiva, em intervalos regulares.

Esses ativos costumam ser mais seguros que seus pares e possuem menos oscilações em seus preços. São eles:

1- Fundos imobiliários

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) possuem suas cotas negociadas na bolsa de valores e investem em imóveis físicos ou títulos de renda fixa ligados ao mercado imobiliário.

Isso possibilita o acesso a imóveis e segmentos variados com investimentos mais baixos.

A grande vantagem dos FIIs é que eles costumam pagar rendimentos periódicos que são isentos de imposto de renda para a pessoa física e corrigidos pela inflação.

2- Ações que pagam dividendos

As companhias que possuem suas ações negociadas na bolsa pagam dividendos para os seus acionistas, que nada mais é do que uma parcela dos lucros da empresa.

Se o foco for renda passiva, algumas companhias são ótimas pagadoras de dividendos.

Normalmente as empresas boas pagadoras de dividendos já estão em negócios bem estabelecidos, possuem um retorno mais estável e previsível e não requerem grandes investimentos em seus negócios, por isso, distribuem um maior percentual de seus lucros.

Renda fixa

Na renda fixa também é possível encontrar aplicações que distribuem juros periodicamente para os investidores.

Apesar do retornos menores, ainda assim são alternativas para os perfis mais conservadores receberem renda passiva com investimentos. São eles:

3- Títulos públicos que pagam cupons de juros semestrais

O Tesouro Direto possui dois tipos de títulos que pagam juros semestralmente, o chamado cupom semestral: o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

O Tesouro prefixado paga uma taxa fixa, já o Tesouro IPCA+ paga uma taxa prefixada mais a variação da inflação.

Ao escolher o título com Juros Semestrais, o investidor recebe um fluxo de rendimentos periódicos semestralmente.

4- CDB, LCI e LCA com juros mensais

Outros títulos de renda fixa com retorno mensal podem valer a pena para investidores que procuram receber um fluxo extra.

No mercado financeiro cresceram as ofertas de produtos como Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Imobiliário (LCIs) e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) que oferecem retornos mensais.

Existem opções pós-fixadas, prefixadas e até mesmo produtos atrelados à inflação.

Ao adquirir um produto como esse, o investidor deve prestar atenção ao risco de crédito da instituição, uma vez que bancos que oferecem uma taxa mais elevada tendem a oferecer maior risco.

É preciso também ficar atento ao prazo para o recebimento e o indexador mais adequado para o perfil do investidor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vale a pena investir em ativo gerador de renda?

Investir em ativos financeiros geradores de renda pode valer a pena para aqueles que buscam uma fonte de renda passiva e contínua, sem que isso degrade seu patrimônio principal.

Investir do jeito certo para gerar renda, significa obter um retorno desses investimentos que geram um fluxo para complementar o salário ou aposentadoria sem esforço.

Possibilita também ter mais liberdade para fazer o que quiser e até mesmo alcançar sua independência financeira e viver apenas de renda passiva.

Como você viu, existem diferentes ativos geradores de renda, inclusive com alternativas na renda fixa.

No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para definir a melhor alocação de ativos de acordo com o perfil e objetivos do investidor.

Se quiser montar a carteira ideal para você, fale com um consultor de investimentos. Esse profissional não possui conflito de interesses e irá te ajudar a encontrar a melhor estratégia e os melhores ativos para alcançar o que deseja.

Mesmo aquele investidor conservador, pode ter benefícios ao contar com a ajuda de uma consultoria de investimentos, pois muitas alternativas de renda fixa podem estar fora de seu radar.

Informe o DDD + 9 dígitos