Construir um portfólio de investimentos de 6 dígitos em menos de seis anos pode ser um desafio para quem não tem disciplina.

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

Desculpas como não ter um salário alto, não impede que você construa riqueza. 

Mude sua mentalidade financeira e comece a investir, mesmo quando parecer assustador.

Foi isso que a treinadora financeira Lisa Seery fez.

Ela contou ao site CNBC Grow como construiu sua própria carteira de investimentos e fez seu patrimônio crescer para mais de 6 dígitos em menos de seis anos mesmo passando por um período difícil do mercado.

Logo depois de se formar na faculdade, Lisa começou a trabalhar na indústria de gestão de patrimônios.

Seu trabalho era ajudar os clientes a abrir contas de investimento e supervisionar as transações diárias. 

Ela conta que ver o patrimônio das pessoas crescer por meio dos investimentos a inspirou a agir.

Primeiro, ela aprendeu os conceitos básicos de investimento, depois começou a investir para fazer seu próprio dinheiro crescer.  

Mas, à medida que ganhava confiança, veio a Grande Recessão. 

De 2007 a 2009, o valor de sua carteira de investimentos caiu quase pela metade. 

Foi uma época assustadora para ela. O pânico a fez reagir emocionalmente e tomar decisões precipitadas

Em 2009, quando o mercado ficou menos turbulento, Lisa lembrou da citação de Warren Buffett: “Tenha medo quando os outros são gananciosos. Seja ganancioso quando os outros estão com medo.” 

Então, mesmo ainda assustada, ela decidiu mudar sua mentalidade e ver na queda dos mercados uma oportunidade em vez de um revés. 

"Agir, mesmo quando era assustador, foi a melhor decisão financeira que já tomei. Em pouco menos de seis anos, consegui reconstruir minha carteira de investimentos e aumentá-la para seis dígitos", conta Lisa Seery.

Aqui estão as maiores lições que ela aprendeu e seu melhor conselho para novos investidores obterem sucesso.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

1- Pense estrategicamente e avalie sua tolerância ao risco 

Trabalhar em gerenciamento de portfólio deu a Lisa uma perspectiva dos bastidores de como os administradores de fundos mútuos procuram superar os retornos do mercado.

Hoje, ela usa um método semelhante para seu portfólio pessoal.

"Se uma de minhas ações individuais retornar uma determinada porcentagem, por exemplo, posso decidir vender uma parte de minhas ações para garantir alguns desses lucros". 

"Ou, se eu comprar uma ação com prejuízo, sei quando cortar minhas perdas com base na previsão para aquela ação e minha tolerância ao risco".

Investir pode parecer volátil e assustador, especialmente para quem é novo no mercado. 

Uma maneira de tirar um pouco da ansiedade é compreender sua tolerância ao risco. Para isso, faça o teste de perfil de investidor.

"Meu melhor conselho é fazer regularmente uma verificação da realidade", disse. 

"Faça a si mesmo uma pergunta importante do pior cenário: se seu portfólio perdesse 30% de seu valor ao longo de um ano, você entraria em pânico e venderia? Se a resposta for sim, considere mudar sua estratégia de investimento. Se a resposta for não e você tem certeza de que não mudaria nada, você está no caminho certo".

2- Comece de forma simples e minimize o risco com diversificação

Não diversificar foi um dos maiores erros de Lisa quando ela começou a investir.

"Se eu pudesse começar a investir tudo de novo, a primeira coisa que eu faria é investir a maior parte da minha carteira em fundos de investimentos negociados em bolsa, como fundo de índice (ETFs) e um fundo de índice internacional. Então, eu investiria em ações individuais".

Quando Lisa começou a investir, ela tinha uma variedade de ações, mas seu erro foi concentrar esses papéis em alguns setores específicos do mercado, como o setor de tecnologia. 

"Ainda adoro ser uma investidora ativa e investir em empresas individuais. A diferença é que agora tenho um portfólio bem diversificado em vários setores do mercado."

Ela também aumentou sua alocação em ETFs. 

"Cerca de 70% a 75% do meu portfólio é investido em ações individuais de qualidade, 20% a 25% em ETFs e os 5% restantes ou menos são divididos entre criptomoeda e dinheiro."

"Também protejo minha carteira contra riscos de baixa, investindo em metais preciosos."

Seu conselho para novos investidores é construir uma base sólida e simples para seu portfólio com diversificação natural, como um fundo de índice, e limitar os investimentos mais arriscados, como ações altamente voláteis e criptomoedas, a uma pequena parte de seu portfólio. 

3- Pratique a paciência em vez da gratificação instantânea

Quando Lisa saiu de seu antigo emprego, ela estava ansiosa em ter mais tempo para poder negociar e investir. 

Porém, em suas negociações de curto prazo ela acabou perdendo mais do que ganhando.

"Embora essa fosse uma parte do meu portfólio alocada para esse tipo de investimentos, deixei que o exagero sobre o potencial daquela ação tirasse o melhor das minhas emoções."

Mesmo que seu perfil de investidor não fosse extremamente avesso ao risco, a natureza volátil das ações de baixo custo estava além de sua tolerância.

"Aprendi algumas lições importantes. Primeiro, mesmo com dinheiro que eu poderia perder, investimentos de risco extremamente alto com potencial de retorno questionável não eram investimentos que eu queria negociar."

"Em segundo lugar, prefiro seguir uma estratégia de investimento de longo prazo do que jogar no curto prazo do day trade tentando obter lucro rápido."

"Uma das melhores maneiras de se manter no caminho certo é desligar o ruído e seguir uma estratégia comprovada. Evite a tentação de verificar constantemente seu portfólio ou olhar as tendências de ações nas notícias e nas redes sociais."

Lembre-se que você pode ganhar dinheiro com ações investindo de forma simples

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

4- Cultive suas habilidades ao longo do tempo

Você não precisa investir perfeitamente, ser um especialista ou ter muito dinheiro para ser um grande investidor e construir riqueza. 

O investimento bem-sucedido tem mais a ver com o gerenciamento de emoções do que com a estratégia de investimento em si. 

É da natureza humana tomar decisões impulsivas baseadas em sentimentos quando confrontado com a incerteza. 

Para um novo investidor, isso pode levar a comportamentos de alto risco ou ao medo de investir, os quais podem atrapalhar o seu crescimento.

"Meu melhor conselho é confiar que, como qualquer outra coisa que você tentar pela primeira vez, você ficará melhor com a prática. Gradualmente, tornei-me um investidor mais confiante e equilibrado depois de anos cometendo erros e aprendendo com eles", diz Lisa.

Provavelmente você também cometerá erros, isso faz parte da jornada. 

"O importante é saber quem você é como investidor, ter um plano para seu dinheiro e investir de acordo com sua tolerância ao risco", conclui Lisa.

Para te ajudar a iniciar sua jornada de investidor, baixe gratuitamente o livro digital "Como Investir Começando do Zero".

Assim como Lisa, você também pode construir um portfólio de seis dígitos investindo de maneira simples.

Isso é só o começo do que os investimentos podem fazer pelo seu patrimônio.

Inicie seu caminho para a independência financeira você também.