Aos poucos, as empresas de consultoria estão aparecendo no Brasil. Com o aumento desses serviços, se torna ainda mais importante saber como avaliar um consultor de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Cada vez mais profissionais financeiros estão migrando para o modelo de consultoria. Com isso, anúncios pipocam tentando convencê-lo de que determinada empresa é a melhor e a mais confiável.

O modelo fiduciário das consultorias de investimentos acaba com o conflito de interesses no mercado.

Por mais que o consultor não deva receber comissões e taxas, o fato é que, assim como em todos os lugares, existem bons e maus profissionais.

Como este ainda é um modelo novo, ainda existem bons consultores disponíveis, mas conforme os investidores se derem conta dos benefícios desse serviço, teremos um problema de excesso de demanda (investidores) e escassez de oferta (bons consultores disponíveis). 

Logo, quando antes você contratar um serviço de consultoria nesses moldes, melhor para você e para o seu futuro financeiro.

Os consultores de investimento oferecem muito valor a seus clientes, fornecendo atendimento personalizado e tranquilidade, mas como contratar o melhor profissional e avaliar os serviços que está recebendo? 

Determinando o preço x valor

Como qualquer serviço pago, é preciso saber qual é o custo total

A grande parte dos consultores preferem cobrar em porcentagens em vez de um valor fixo. 

Digamos uma taxa de 1% sobre os ativos que estão gerenciando para você. 

Esta pode ser uma taxa justa, já que 1% não parece muito, mas pode não incluir todos os serviços desejados.

Pergunte sobre todos os serviços inclusos e certifique-se que nada além disso será cobrado ou como será feito o pagamento.

Só assim, poderá determinar se o custo vale o serviço.

Consultor e você são uma equipe

Ninguém pode ou terá mais interesse em seu sucesso financeiro do que você mesmo. Então, por que não investir por conta própria?

Como ninguém vai cuidar melhor do seu dinheiro do que você mesmo, isso passa por tomar a decisão inteligente de optar por uma ajuda profissional no gerenciamento do seu patrimônio. 

Seu consultor não deve tomar nenhuma decisão sem o seu consentimento. Lembre-se, vocês são uma equipe financeira. 

Você não precisa ser um expert em investimento e leis tributárias, nem passar horas acompanhando o mercado, mas deve saber o que está planejando e como seu dinheiro está sendo investido.

Como uma boa equipe financeira, seu consultor também deve estar aberto ao diálogo e te explicar os motivos de certos investimentos.

Você está recebendo o apoio de um profissional para tomar melhores decisões. É um trabalho que deve ser realizado a 4 mãos, preferencialmente no caso de pessoas que já faziam a gestão do seu patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que procurar e como encontrar um bom consultor 

Aqui estão algumas características de um bom consultor de investimentos e as perguntas que você pode fazer na sua próxima reunião com ele:

Confiança e Transparência

Um consultor de investimentos honesto e transparente não terá problemas em divulgar informações de custos totais.

PERGUNTA A SER FEITA: “Você pode me fornecer uma soma total de custos que paguei no ano passado e o que posso esperar pagar este ano?”

BANDEIRA VERMELHA: se a resposta for vaga ou hesitar em responder, pode ser um sinal de que você está com o consultor errado.

Sem Conflitos de Interesse

Não é incomum no mercado que alguns profissionais tenham incentivos para promover e vender determinados produtos. 

Isso não significa que esses produtos não sejam apropriados, mas você deve saber disso e perguntar sobre alternativas se esses produtos forem sugeridos para você.

Ao trabalhar no modelo de consultoria, o profissional não deve receber comissões por indicação de produtos.

Na GuiaInvest Wealth, você recebe de volta na sua conta, mensalmente, todas as comissões que iriam para a corretora. Na prática é mais dinheiro no seu bolso para fazer o que quiser.

PERGUNTAS A SEREM FEITAS: “Você recebe mais por recomendar determinado produto? Você atua ligado a alguma corretora ou instituição financeira?”

BANDEIRA VERMELHA: se ele não estiver disposto a explicar sua forma de remuneração e não deixar claro como funciona e se existe a política de cashback, desconfie.

Competência (não apenas credenciais)

Existem diferentes credenciais que um consultor pode obter.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aceita os seguintes exames de certificação para a obtenção de autorização como consultor:

  • Módulos I e II do programa de Certificação de Gestores, da Anbima (CGA);
  • Certificação de Especialista em investimentos, da Anbima (CEA);
  • Certificação Nacional do Profissional de Investimentos, da Apimec (CNPI);
  • Level III do programa de certificação Chartered Financial Analyst (CFA);
  • Exame I e Exame I do Final Level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos da ACIIA;
  • Certified Financial Planner (CFP), da Planejar.

Embora todos eles mostrem que a pessoa dedicou tempo para estudar e passar nos testes, eles não necessariamente mostram que são bons em fornecer conselhos personalizados e especializados. 

Você está contratando um consultor para preencher a lacuna de conhecimento que não possui ou o tempo que não dispõe para acompanhar o mercado.

PERGUNTA A SER FEITA: “Qual é a sua filosofia de investimento? Como meus investimentos são alocados de acordo com isso e meus objetivos?”

BANDEIRA VERMELHA: Ele não consegue explicar a filosofia de investimento dele em termos que você entende ou não tem. 

Além disso, fique atento a comportamentos defensivos ou incertos ao questionar o 'porquê' por trás de certas coisas – isso pode ser um sinal de que ele ainda não tem experiência adequada para lidar com a sua situação.

Atuação

Vamos ser sinceros, você está contratando um consultor porque espera que ele obtenha melhores resultados do que você obteria sozinho

Uma maneira de um consultor mostrar valor é entregando um retorno maior em relação ao retorno de um índice de referência. 

Esse desempenho superior costuma ser uma forma de justificar o valor do serviço.

PERGUNTA A SER FEITA: “Como vamos medir o desempenho do meu portfólio?”

BANDEIRA VERMELHA: Quaisquer promessas de superação consistente do mercado é uma bandeira vermelha. Afinal, ninguém pode prometer isso. 

Se o seu consultor usar a palavra “garantia”, a menos que esteja se referindo a um produto de seguro, isso pode ser um sinal de fraude. 

Por fim, lembre-se de que é injusto comparar o desempenho de sua conta com qualquer coisa que não seja o benchmark que você e seu consultor definiram. 

Na verdade, você deverá ter um desempenho diferente de alguém significativamente mais jovem, mais velho ou em uma situação de vida diferente da sua.

Todos os consultores devem investir de acordo com sua tolerância pessoal ao risco; portanto, se você disser ao seu consultor que não se sente confortável com o risco ou está sendo pressionado a alocar mais em investimentos mais arriscados, isso também é um sinal de alerta. 

Ingenuidade

Um novo consultor iniciante talvez não tenha a confiança ou experiência para dizer aos seus clientes o que eles realmente precisavam ouvir. 

Todo mundo tem que ouvir más notícias de vez em quando, seja por uma escolha de investimento inadequada, uma correção do mercado ou um aviso de que você está gastando muito dinheiro. 

Um bom consultor revela o baixo desempenho e o alerta quando você está se desviando do seu plano.

PERGUNTA A SER FEITA: “Quando estou saindo dos meus objetivos ou meus investimentos não estão tendo o desempenho planejado, como NÓS vamos lidar com isso?”

BANDEIRA VERMELHA: se o seu consultor não retornar as ligações durante os mercados turbulentos ou evitar discutir qualquer coisa negativa.

Serviços oferecidos

Seu consultor oferece outros serviços além da recomendação de investimentos? 

Fazer um planejamento e analisar todas as áreas de sua vida financeira (e não apenas os investimentos), pode ser uma maneira de um consultor agregar valor. 

Por outro lado, se eles também estiverem realizando uma variedade de serviços desconexos de que você não precisa, eles podem estar distraídos demais para fornecer o serviço que você espera.

PERGUNTA A SER FEITA: “Que serviços você oferece aos seus clientes? Com que frequência revisaremos meu plano?”

BANDEIRA VERMELHA: se você está procurando alguém que incorporará seus objetivos, situação fiscal e outras circunstâncias em seus serviços, mas o profissional deseja apenas discutir investimentos e desempenho do mercado, talvez você não esteja trabalhando com um consultor holístico. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao fazer essas perguntas e, em seguida, acompanhar para garantir que as respostas se encaixem no que VOCÊ precisa, poderá ajudar a garantir que está obtendo o máximo valor pelo serviço que está pagando.

Informe o DDD + 9 dígitos