Yuan pode ameaçar o dólar como moeda de reserva global?

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

Para a China aumentar a credibilidade e a influência do yuan, Pequim teria que consolidar sua credibilidade prometendo uma taxa de conversão estável do dólar, de acordo com um novo documento do Centro de Política e Pesquisa Econômica.  

Mesmo que o yuan não ultrapasse o dólar como principal moeda de reserva do mundo, ainda é possível que a China impulsione maior adoção do yuan aceitando pagamentos em dólares para exportações, entre outras estratégias, segundo os autores, que incluem os economistas Barry Eichengreen e Camille Macaire.

"Apesar da abertura ainda limitada da conta de capital da China, a participação do Renminbi (RMB) nas reservas pode aumentar se o comércio chinês e o faturamento em RMB continuarem a aumentar", escreveram os autores. 

O renminbi é outro nome para o yuan. 

As nações que detêm um déficit comercial com a China ainda podem construir suas reservas de yuans se Pequim pagar as importações em yuan, mas também receber pagamentos em dólares pelas exportações, segundo o jornal.

Isso, além dos investimentos estrangeiros diretos da China, permitiria que outros países ajudassem a aumentar o volume de yuans em uso. 

No entanto, a China terá que trabalhar para ganhar mais credibilidade com sua moeda no cenário mundial dominado pelo dólar. 

Pequim deve garantir que as reservas de yuans possam ser convertidas em dólares a uma taxa consistente – o que significa que a China terá que aumentar suas reservas em dólares para intervenções de emergência, se necessário, escreveram os autores.

Como as sanções ocidentais contra a Rússia revelaram nos últimos meses, outros países estão sujeitos a severa influência política e financeira dos EUA devido ao status do dólar. 

Isso pode parecer contra-intuitivo para a China aumentar a dependência do dólar. 

Mas, nas palavras do autor: "[Esta] relação peculiar entre as duas maiores economias do mundo é a única maneira de a China tornar o RMB uma moeda de reserva significativa sem embarcar na liberalização total da conta de capital".

No entanto, "o RMB pode, no entanto, passar por um processo de internacionalização com características chinesas". 

Em março, o Fundo Monetário Internacional disse que o yuan e outras moedas da China ganharam posição global do dólar americano como moeda de reserva. 

A China há anos pressiona por uma maior adoção do yuan, e o FMI observou que os bancos centrais de todo o mundo estão procurando diversificar suas participações. 

"Uma caracterização da evolução do sistema de reservas internacionais nos últimos 20 anos é, portanto, um movimento contínuo de afastamento do dólar, um aumento recente, embora ainda modesto, do papel do renminbi e mudanças na liquidez do mercado, retornos relativos e gestão de reservas aumentando as atrações das moedas de reserva não tradicionais", disse o relatório do FMI.

Fonte: Business Insider

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.