As autoridades chinesas querem restringir os comerciantes nacionais o acesso a títulos estrangeiros em uma tentativa de dar reviver às ações do país, informou o Financial Times.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Cerca de 30% dos fundos chineses que investem em títulos estrangeiros suspenderam ou limitaram as vendas a investidores individuais “para manter operações estáveis ​​e proteger os interesses dos investidores”.  

Um gestor de fundo baseado em Pequim que se concentra em ações dos EUA disse ter recebido instruções informais da Bolsa de Valores de Xangai para reduzir as vendas de tais produtos, diz a publicação.

Os participantes incluem empresas como China Asset Management e Bosera Asset Management. O primeiro suspendeu subscrições em dois fundos mútuos que acompanham o Nasdaq e o S&P 500 dos EUA , informou também a Bloomberg.

As restrições ocorrem no momento em que os mercados chineses estão negociando nos mínimos dos últimos cinco anos, com o índice de referência CSI 300 caindo 4% no ano.

O declínio reflete a desconfiança dos investidores na capacidade da China de navegar na sua economia, numa altura em que enfrenta um crescimento mais lento, uma crise imobiliária, um desemprego elevado e uma desinflação. 

Em termos gerais, os investidores chineses têm demonstrado cada vez mais preferência pelos mercados estrangeiros. 

Os investimentos têm se centrado nos EUA, mas os investidores da China também têm demonstrado um enorme apetite pela exposição ao índice Nikkei do Japão, enquanto que os fundos focados na Índia também ganharam destaque, informou o Business Insider.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além de estimular fundos para restringir o investimento offshore, as autoridades estão ponderando um esquema de apoio ao mercado equivalente a 280 bilhões de dólares, com finanças retiradas de contas offshore de empresas estatais.

A economia chinesa também deverá receber um aumento de liquidez no valor de 140 bilhões de dólares, uma vez que as autoridades deverão anunciar cortes nas reservas bancárias obrigatórias.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.