Mark Mobius, pioneiro em investimentos em mercados emergentes, disse que a China está restringindo as saídas de investimentos do país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A medida ocorreria enquanto a segunda maior economia do mundo tenta se livrar da pressão dos bloqueios do COVID-19. 

"Estou pessoalmente afetado porque tenho uma conta no HSBC em Xangai. Não consigo sacar meu dinheiro. O governo está restringindo o fluxo de dinheiro para fora do país", disse Mobius na quinta-feira no programa da Fox Business "Mornings with Maria".

"Portanto, eu seria muito, muito cuidadoso ao investir na China", disse o fundador da Mobius Capital Partners. 

Mobius, que passou décadas viajando pelo mundo em busca de oportunidades de investimento, disse que não conseguiu obter uma explicação sobre por que está enfrentando as restrições na China.  

"É incrível. Eles estão colocando todos os tipos de barreiras", disse ele. 

“Eles não dizem: 'Não, você não pode sacar seu dinheiro', mas dizem: 'Nos dê todos os registros de 20 anos de como você ganhou esse dinheiro' e assim por diante. É uma loucura. "

Hong Kong, por outro lado, "parece estar um pouco mais aberta", disse. 

O ex-presidente executivo do Templeton Emerging Markets Group disse que conseguiu colocar seu dinheiro "dentro e fora" do centro financeiro. 

O alerta de Mobius veio dias antes de o presidente da China, Xi Jinping, consolidar seu terceiro mandato em uma importante reunião do governo a partir deste fim de semana. 

A China no final do ano passado começou abruptamente a suspender as medidas de bloqueio de longa data do COVID e os economistas em todo o mundo esperam que um processo de recuperação inicie um ressurgimento da atividade em serviços e manufatura. 

Mobius disse que a jogada de reabertura está resultando em preços de commodities começando a subir. 

Mas o atual governo está operando "em uma direção completamente diferente" do ex-líder da China, Deng Xiaoping, disse Mobius. 

Mark Mobius elogia Brasil

A Índia é um lugar que os investidores devem considerar, disse ele. 

"Você tem um bilhão de pessoas, eles podem fazer a mesma coisa que os chineses fazem. Eles podem fazer o mesmo tipo de manufatura e assim por diante", disse Mobius. 

"Agora estou no Brasil, e no Brasil você tem mais de 250 milhões de pessoas. Gente muito boa, sociedade aberta. Ei, por que não vem aqui? É outra alternativa."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.