O parceiro de negócios de Warren Buffett atacou as criptomoedas mais uma vez, declarando que o espaço está repleto de fraudes e ilusões, e culpa os reguladores por não proibirem o bitcoin e outros ativos digitais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O investidor bilionário e vice-presidente da Berkshire Hathaway (BERK34), Charlie Munger, também sugeriu que o Federal Reserve é muito menos agressivo do que o Banco do Japão. 

Além disso, ele destacou o improvável sucesso de Tesla (TSLA34) e elogiou Elon Musk.

Veja as principais falas de Munger à CNBC.

Criptomoedas

Falando apenas dias depois que a exchange de criptomoedas de Sam Bankman-Fried, FTX, entrou em falência, Munger voltou a criticar os ativos digitais:

É parcialmente fraude e parcialmente ilusão – essa é uma combinação ruim”, disse Munger sobre a indústria de criptomoedas. 

“As pessoas pensam que isso é um ativo real, não é um ativo real”, acrescentou ele sobre as próprias moedas.

O investidor de 98 anos lamentou a crescente aceitação das criptomoedas pelos bancos e fundos de hedge de Wall Street, e sugeriu que os financistas estão ansiosos demais para comprar a última moda.

"Dói-me que no meu próprio país vejo pessoas que antes eram consideradas pessoas muito respeitáveis ​​ajudando essas coisas a existir", disse ele. 

"Há pessoas que pensam que você tem que estar em todos os negócios que estão quentes."

Munger acrescentou que é "louco" e "demente" pensar que alguém pode cunhar um novo token que pode transformar uma criança de 12 anos em um bilhão da noite para o dia.

O braço direito de Buffett também sugeriu que a novidade da criptomoeda significa que os reguladores não conseguiram entender seus perigos. Ele criticou as autoridades por não proibirem as criptomoedas desde o início.

"As bandeiras de perigo estão balançando tão claramente", disse ele. "Nenhuma dessas coisas deveria ter sido permitida."

Munger já comparou a criptomoeda a uma "doença venérea" e um "esgoto a céu aberto" e disse que não gostaria que alguém do espaço cripto se casasse com sua família.

O Fed

O mundo precisa de bancos centrais competentes, mas o Fed é um "rato que dificilmente tenta fazer alguma coisa" em comparação com o Banco do Japão, disse Munger.

"Se entrarmos no tipo de problema em que o Japão estava, é claro que faremos a mesma coisa", disse ele. 

O banco central japonês cortou as taxas de juros abaixo de zero em um esforço para sustentar o crescimento econômico nos últimos anos.

Elon Musk e Tesla

Em outra nota, Munger disse que ficou surpreso com o sucesso descomunal de Tesla e se sentiu muito mais positivo em relação à empresa de Elon Musk do que em relação ao bitcoin.

"Tesla fez algumas contribuições reais para a civilização", disse ele. "Elon Musk fez algumas coisas boas que outras pessoas não poderiam fazer."

"Não temos uma nova empresa automobilística bem-sucedida há muito, muito tempo", acrescentou Munger. "O que a Tesla fez no negócio de carros é um pequeno milagre."

Laços EUA-China

Munger destacou o valor de um relacionamento amigável entre EUA e China, argumentando que os Estados Unidos não deveriam ser tão ameaçados pela ascensão da potência mundial.

As compras americanas de importações chinesas ajudaram o país a crescer e contribuíram para tirar mais de um bilhão de pessoas da pobreza, disse ele. 

Um relacionamento caloroso entre os dois países deve ser mutuamente benéfico, e os EUA devem se concentrar em manter as coisas amigáveis ​​e fechar acordos em que todos ganham, em vez de temer o progresso da China, continuou ele.

"Por que uma grande civilização como a nossa se importaria se uma nova civilização surgisse?" perguntou Munger. "É sempre um erro invejar as pessoas que estão indo bem."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.