O diretor financeiro da Tesla, Zach Kirkhorn, está deixando a fabricante de carros elétricos após uma carreira de 13 anos sob o comando do bilionário Elon Musk.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Tesla (TSLA34) anunciou a saída de Kirkhorn em um documento da SEC na segunda-feira (7), mas ele deve permanecer até o final do ano para ajudar na transição.

O atual diretor de contabilidade da Tesla, Vaibhav Taneja, foi nomeado o novo CFO e ocupará os dois cargos simultaneamente.

Zachary Kirkhorn ingressou na Tesla como analista financeiro sênior em 2010 e se tornou o diretor financeiro em 2019. O executivo já foi considerado o sucessor de Elon Musk.

“Durante seu mandato, a Tesla teve uma tremenda expansão e crescimento. A Tesla agradece ao Sr. Kirkhorn por suas contribuições significativas”, disse a Tesla em um comunicado.

Kirkhorn não disse por que deixou a Tesla em seu anúncio no LinkedIn , mas agradeceu a Musk e disse que seu tempo na Tesla foi uma "experiência especial".

“[ser] parte desta empresa é uma experiência especial e estou extremamente orgulhoso do trabalho que realizamos juntos desde que entrei, há mais de 13 anos. Ao mudar minhas responsabilidades para apoiar essa transição, quero agradecer aos funcionários talentosos, apaixonados e trabalhadores da Tesla... Também quero agradecer ao [CEO da Tesla] Elon [Musk] por sua liderança e otimismo, que tem inspirou tantas pessoas", escreveu em postagem no site de relacionamento Linkedin.

Estar com Musk tanto tempo é como "trabalhar 50 anos para qualquer outra pessoa"

O estilo de gestão de Musk tem estado sob escrutínio nos últimos anos, particularmente em meio a sua aquisição aleatória e pesada do Twitter, agora renomeada como X, e repetidas alegações de que ele tendia a demitir pessoas que discordavam dele.

“Se você dissesse algo errado ou cometesse um erro ou o irritasse, ele decidiria que você é um idiota e não havia nada que pudesse fazê-lo mudar de ideia”, disse um executivo sênior de engenharia da Tesla à Wired em 2018.

Naquele ano, 42 funcionários da Tesla disseram ao Insider que a empresa havia se tornado quase como um "culto" dedicado a Musk, que era exigente, mas incentivava as pessoas a superar suas próprias expectativas.

Dolly Singh, ex-chefe de aquisição de talentos da SpaceX, disse ao Insider em 2014 que Musk era como um " mestre fabricante de diamantes " que pressionava imensamente seus funcionários.

"Ele provavelmente também está ciente do quanto isso é ruim para quem recebe, mas sabe que você superará suas próprias expectativas se ele mantiver o calor", disse ela.

Para o analista Gene Munster, sócio-gerente da empresa de capital de risco Deepwater Asset Management, trabalhar 13 anos para Elon Musk é o equivalente a trabalhar 50 anos para outro chefe, disse à Bloomberg.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Novo CFO da Tesla

A saída de Kirkhorn marca a segunda substituição do CFO da Tesla em pouco mais de quatro anos. Quando o chefe financeiro anterior, Deepak Ahuja, deixou a Tesla em 2019, as ações da empresa caíram até 4,5%.

Vaibhav Taneja, sucessor de Kirkhorn e atual diretor de contabilidade da Tesla, está na montadora desde 2017. 

Ele foi executivo da SolarCity, que a Tesla adquiriu em 2016. Antes disso, Taneja trabalhou na PwC por cerca de 17 anos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.