A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na quarta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, para o mês de março.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, investidores aguardam ansiosamente os dados da inflação dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 08/04 a 12/04.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (08), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) lançará os dados mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) para a primeira quadrissemana de abril de 2024.

O IPC-S da quarta quadrissemana de março de 2024 teve uma variação de 0,10%, resultando em um aumento acumulado de 2,93% nos últimos 12 meses.

Todas as sete capitais incluídas na pesquisa mostraram uma redução em suas taxas de variação.

IPCA

Na próxima quarta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de março.

Em fevereiro, o IPCA atingiu 0,83%, superando em 0,41 ponto percentual a taxa de janeiro.

No acumulado do ano, o IPCA registra uma alta de 1,25%, enquanto nos últimos 12 meses, a variação é de 4,50%, próxima aos 4,51% observados nos 12 meses anteriores.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Vendas no Varejo

Na quinta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar os dados mais recentes sobre as vendas no varejo referentes ao mês de fevereiro.

Em janeiro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,5%, frente a dezembro, na série com ajuste sazonal.

No mês anterior, a variação havia sido de -1,4%, enquanto a média móvel trimestral variou 0,4% no trimestre encerrado em janeiro.

Setor de Serviços

Na próxima sexta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados mais recentes do setor de serviços, abrangendo o mês de fevereiro.

Em janeiro, o volume de serviços prestados no país registrou um aumento de 0,7% em relação a dezembro, marcando o terceiro crescimento consecutivo e acumulando um ganho total de 1,9%.

Isso coloca o setor de serviços 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (antes da pandemia), porém, ainda 0,7% abaixo do pico registrado em dezembro de 2022, conforme os dados históricos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Inflação nos EUA

Na quarta-feira (10), os investidores estarão atentos à divulgação da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas.

O núcleo do IPC de março, uma medida da inflação subjacente que exclui alimentos e combustíveis, é esperado para subir 0,3% em relação ao mês anterior, seguindo um avanço de 0,4% em fevereiro.

Se os números de março e dos anos seguintes permanecerem benignos, especulações do mercado sugerem que isso poderá resultar em um ou até dois cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), possivelmente até junho.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.