A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na sexta-feira (16), os investidores estão atentos à divulgação do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de fevereiro, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores aguardam a inflação dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 12/02 a 16/02.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Confiança do Consumidor

Na quarta-feira (14), os investidores estão ansiosos pela divulgação dos dados da confiança do consumidor referentes a fevereiro, pela Ipsos/Reuters.

Em janeiro, a confiança do consumidor brasileiro se manteve praticamente estável, atingindo 56,12 pontos, em comparação com os 56,50 pontos registrados em dezembro.

De acordo com a pesquisa, o Brasil ocupou a quinta posição com a pontuação mais alta.

IBC-Br

O Banco Central (BC) anunciou um adiamento na divulgação dos dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) devido a uma operação-padrão dos servidores do órgão.

O resultado previsto para dezembro de 2023, inicialmente agendado para quinta-feira (15), será agora divulgado na segunda-feira subsequente (19), às 9 horas (horário de Brasília).

Em novembro, o IBC-Br interrompeu uma sequência de três meses de retração, registrando uma variação praticamente estável de 0,01%.

No trimestre encerrado em novembro, o indicador apresentou uma queda de -0,49% em relação ao trimestre anterior.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-10

Nesta sexta-feira (16), os investidores estão atentos à divulgação do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de fevereiro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

O IGP-10 apresentou um aumento de 0,42% em janeiro, marcando uma desaceleração em relação aos 0,62% registrados em dezembro.

Em janeiro de 2023, o índice teve uma variação de 0,05% no mês e acumulou um aumento de 4,27% em 12 meses.

IPC-S

Na sexta-feira (16), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de fevereiro.

Os dados da primeira quadrissemana indicam um aumento de 0,75%, acumulando uma alta de 3,79% nos últimos 12 meses.

Quatro das sete capitais pesquisadas apresentaram aumento em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Inflação dos EUA

Na terça-feira (13), os investidores estão de olho na divulgação do Núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas.

Conforme as projeções do mercado, o núcleo do IPC, que exclui alimentos e combustíveis para oferecer uma visão mais precisa da inflação subjacente, deverá apresentar um aumento de 3,7% em janeiro em comparação com o ano anterior.

Além disso, os investidores estarão acompanhando os discursos dos representantes do Fed ao longo da semana para avaliar o timing de possíveis cortes futuros nas taxas.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.