A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na segunda-feira (19), os investidores estarão focados na divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma prévia importante do PIB brasileiro, conduzida pelo Banco Central (BC).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores aguardam a divulgação das atas do Fomc.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 19/02 a 23/02.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IBC-Br

Na segunda-feira (19), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do PIB brasileiro, a ser realizado pelo Banco Central (BC).

Em novembro, o IBC-Br quebrou uma tendência de três meses de queda, mostrando uma variação quase estável de 0,01%.

No trimestre concluído em novembro, o indicador mostrou uma diminuição de -0,49% em relação ao trimestre anterior.

Monitor do PIB

Na segunda-feira (19), está agendada a divulgação do Monitor do PIB de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

O Monitor do PIB-FGV, com ajuste sazonal, indicou um crescimento de 0,5% na atividade econômica em novembro em comparação com outubro.

O crescimento do PIB em novembro é reflexo do desempenho positivo das três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços), conforme afirmou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) irá divulgar o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à terceira quadrissemana de fevereiro.

Na última apuração, o IPC-S da segunda quadrissemana de fevereiro de 2024 registrou uma variação de 0,65%, acumulando uma alta de 3,69% nos últimos 12 meses.

Nesta análise, três das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram uma redução em suas taxas de variação.

Confiança do Consumidor

Na próxima sexta-feira (23), os investidores estarão aguardando ansiosamente a divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma queda de -2,4 pontos, atingindo 90,8 pontos, marcando o menor nível desde maio de 2023.

Em médias móveis trimestrais, o índice continuou sua trajetória de queda pelo quarto mês consecutivo, diminuindo -0,6 ponto e atingindo 92,1 pontos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Atas do Fomc

Na quarta-feira (21), a atenção dos investidores está voltada para a divulgação das atas da reunião do Fomc pelo Federal Reserve (Fed).

Atualmente, há expectativa de que o Fed reduza as taxas de juros em pouco mais de 1% ao longo das próximas sete reuniões agendadas para 2024.

A possível redução das taxas de juros é impulsionada pela aproximação da inflação da meta anual de 2% estabelecida pela Fed.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.