Na próxima semana, Copom se reúne para decidir sobre novo corte da Selic e Jerome Powell, presidente do Fed, volta a discursar.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários sobres os destaques do mercado financeiro da semana de 14/06 a 20/06.

Novo Corte da Selic

Após o corte da Selic ao patamar de 3,00% no começo de maio, o Copom volta a se reunir nesta semana. Na quarta-feira, 17/06, o Comitê de Política Monetária deve anunciar decisão sobre um novo corte.

Especialistas discutem se a taxa será reduzida em 0,50% ou 0,75%. Também há questionamentos sobre a possibilidade de novos ajustes serem realizados nas próximas reuniões, apenas do Banco Central ter indicado que esse seria o último corte.

Discursos de Powell

Na última semana, comentários pessimistas sobre a crise da pandemia de novo Coronavírus feitos por Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), provocaram cautela nos investidores e derrubaram as bolsas internacionais na quinta-feira, 11/06.

Nesta semana, Powell volta a discursar. Na terça-feira, 16/06, ele fala diante do Senado; na quarta-feira, 17/06, diante da Câmara; e, na sexta-feira, 19/06, faz o terceiro discurso da semana.

Divulgação de prévia do PIB

O índice IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, será divulgado na quinta-feira, 18/06.

Além desse dado, também serão apresentados outros. Na segunda-feira, o Relatório Focus semanal; na terça-feira, os resultados das vendas no varejo em abril; e, na quarta-feira, os resultados do setor de serviços.

Decisões importantes no Japão e no Reino Unido

Entre segunda-feira e terça-feira, o Japão deve anunciar decisões importantes de política monetária no país. O Reino Unido deve anunciar alteração ou manutenção de sua taxa básica de juros na quinta-feira.

Ambos os países vivem atualmente cenários de recessão acentuados e o mercado aguarda essas decisões para avaliar as perspectivas futuras para duas das economias mais proeminentes na Ásia e Europa.

Números da Covid-19

Os investidores também deverão estar atentos, nesta semana, para os números referentes à pandemia de novo Coronavírus.

É esperado um reflexo no número de casos de Covid-19 nos EUA, em razão da presença da população nas ruas durante os protestos antirracismo nas últimas duas semanas, e também no Brasil, em razão da flexibilização do isolamento desde o começo de junho.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.