A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores estão aguardando a divulgação do relatório da Opep.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 11/03 a 15/03.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (11), os investidores estarão de olho na divulgação do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à primeira quadrissemana do mês pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

O IPC-S da quarta quadrissemana de fevereiro de 2024 registrou uma variação de 0,55%, acumulando uma alta de 3,59% nos últimos 12 meses.

Das sete capitais pesquisadas, seis apresentaram uma redução em suas taxas de variação.

IPCA

Na terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de fevereiro.

Em janeiro, o IPCA, principal indicador da inflação, registrou uma variação de 0,42%.

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou uma alta de 4,51%, ligeiramente abaixo dos 4,62% observados nos 12 meses anteriores.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Vendas no Varejo

Na quinta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar os dados das vendas do varejo referentes ao mês de janeiro.

Em dezembro de 2023, o volume de vendas no comércio varejista nacional registrou uma queda de -1,3% em relação a novembro, considerando a série com ajuste sazonal.

Já na série sem ajuste sazonal, comparando com dezembro de 2022, o comércio varejista apresentou um crescimento de 1,3%, acumulando uma expansão de 1,7% ao longo de 2023.

Setor de Serviços

Na próxima sexta-feira (15), os investidores aguardam ansiosamente pela divulgação dos dados do setor de serviços referentes a janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro de 2023, o volume de serviços no Brasil registrou uma variação de 0,3% em relação a novembro, considerando a série com ajuste sazonal.

Além disso, em dezembro de 2023, o setor de serviços estava 11,7% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia), mas ainda 1,7% abaixo de dezembro de 2022, que foi o ponto mais alto da série histórica.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Relatório da Opep

Na terça-feira (12), os investidores estão de olho na divulgação do relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

No mais recente relatório, a Opep manteve sua previsão de um crescimento considerável na demanda global de petróleo em 2024 e 2025 e revisou para cima suas projeções de crescimento econômico para ambos os anos, indicando um maior potencial de alta.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.