Depois de passar por momentos turbulentos, as coisas começaram a melhorar para o Bitcoin (BTC). A aprovação da SEC para os ETFs de Bitcoin animou ainda mais os investidores, mas será que você deve investir?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Após o colapso da FTX no final de 2022, a popular moeda digital foi negociada pouco acima de US$ 16.000, muito longe dos mais de US$ 60.000 alcançados durante o boom da criptografia de 2021.

Nos últimos meses, porém, as coisas começaram a melhorar. O bitcoin deu uma volta vitoriosa e encerrou o ano de 2023 com um aumento de 155%.

A animação dos investidores ficou maior depois que a SEC aprovou em 10 de janeiro os 11 novos ETFs de bitcoin à vista na Bolsa americana, movimento que esperam estimular a demanda pela criptomoeda.

Será que estamos indo para outro mercado altista do Bitcoin ou os entusiastas se adiantaram?

“Este é definitivamente um ponto de inflexão”, diz Brian Vendig, presidente da MJP Wealth Advisors em Westport, Connecticut, à CNBC.

Para saber se esta é uma boa hora para investir em bitcoin, a CNBC ouviu ele e outros especialistas. Aqui está o que eles disseram.

Espere mais demanda e novos fundos

A onda de ETFs de bitcoin torna mais fácil para os investidores em ativos tradicionais, como ações e títulos, investirem em criptoativos.

Por meio dos ETFs, o investidor se expõe ao bitcoin sem precisar abrir conta em uma exchange de criptomoedas. Dessa forma, podem negociar e manter o bitcoin junto com seus outros investimentos em suas contas de corretagem.

Isso é apenas o começo, diz Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, à CNBC.

“Achamos que foi um enorme passo em frente que irá desbloquear uma procura significativa, dadas as poupanças de custos para o comprador e a segurança disponível para os compradores institucionais”, afirma.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os novos ETFs permitirão em breve que consultores que lidam com clientes de alto patrimônio líquido e grandes instituições financeiras comecem a incorporar criptoativos em seus portfólios, acrescenta.

“Eles ainda não têm a capacidade de colocar esses ETFs de bitcoin em carteiras discricionárias de clientes”, diz Sigel. “Mas podemos observar vários bancos e corretoras já preparando esses modelos, que esperamos surgir ainda este ano.”

Espere também mais novos ETFs de criptomoedas.

“Parece inevitável que teremos ETFs vinculados ao ether, como uma criptomoeda secundária para as pessoas investirem”, diz Todd Rosenbluth, chefe de pesquisa da VettaFI.

Enquanto isso, diz ele, “a porta está agora aberta para uma série de ETFs que incluem bitcoin, bem como outros ativos”.

Lembrando que nos Estados Unidos, apenas os ETFs de Bitcoin foram aprovados. No Brasil, já temos ETFs de Ether em negociação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

‘Tudo ainda é especulação’

O rápido aumento no preço do bitcoin ultimamente pareceria enorme para um ativo tradicional, como uma ação ou título, mas não é realmente algo digno de nota na Cryptoland, diz Stephane Ouellete, fundador e CEO da FRNT Financial, à CNBC.

“Você viu alguma especulação sobre o anúncio de ETFs de bitcoin, mas todas as métricas que analisamos para avaliar onde estamos no ciclo de mercado nos dizem que estamos muito longe do mercado FOMO, onde todos, incluindo o cachorro, estão falando sobre criptografia”, diz ele.

Medidas como pesquisas no Google Trends por bitcoin e criptomoeda, financiamento para empresas de criptografia e volumes de negociação de investidores são relativamente silenciosas, diz ele. 

Em outras palavras, se o mercado de criptografia vai entrar em outro ciclo de negociação em alta, estamos nos primeiros dias dele.

Isso não significa necessariamente que é hora de se acumular. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os especialistas em Bitcoin não estão comprando por causa do lançamento de um ETF. Em vez disso, eles acreditam no potencial de longo prazo do bitcoin como reserva de valor e como sistema de pagamento alternativo nos países em desenvolvimento. 

Eles acreditam em um futuro onde a tecnologia blockchain se desenvolverá numa parte maior do ecossistema econômico dos EUA e do mundo.

Isso pode nunca acontecer. E mesmo que você acredite em uma tese de longo prazo, lembre-se: as criptomoedas não são negociadas com base em fundamentos subjacentes da mesma forma que as ações. 

Isso significa que os preços se movem puramente com base na atividade dos investidores.

“Tudo ainda é especulação. Isso não mudou”, diz Vendig.

Se você está pensando em adicionar criptomoedas ao seu portfólio, pergunte-se qual o papel que elas podem desempenhar para atingir seus objetivos financeiros pessoais, diz ele.

“Se um investidor puder responder a isso de forma adequada, então você poderá realmente descobrir o tamanho que deveria ter”, diz ele. “Você quer mergulhar nesta classe de ativos? Ou essa classe de ativos nem sequer é racional para você como investidor?”

Ao investir em criptoativos, Vendig recomenda manter as coisas pequenas. “Eu diria 1% no lado mais conservador e não mais do que 5% do seu portfólio total se você for um investidor focado no crescimento.”

Se você tem dúvidas se o Bitcoin se encaixa na sua estratégia, converse com um consultor de investimentos.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.