A atual campanha de aperto monetário do Federal Reserve (Fed) pode alimentar o caos nos mercados imobiliário e de títulos dos EUA, alertou o investidor bilionário Bill Gross.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O ex-chefe de investimentos da PIMCO disse na terça-feira (20) que está preocupado com a possibilidade de haver uma recessão e crises de mercado em 2023 se as taxas de juros continuarem subindo.

"A economia foi impulsionada por trilhões de dólares em gastos fiscais, mas, no final das contas, quando isso acabar, acho que teremos uma recessão moderada", disse Gross ao 'Relatório do Intervalo' da CNBC .

"Se as taxas de juros continuarem subindo, temos mais do que isso", acrescentou. "Temos um caos potencial nos mercados financeiros."

Gross alertou que o mercado imobiliário dos EUA pode ser particularmente vulnerável ao aumento dos custos dos empréstimos.

A atividade do mercado estagnou em 2022 depois que as taxas de juros baixas recordes nos dois anos anteriores alimentaram uma potencial bolha imobiliária, com os compradores desanimados pela taxa média de hipoteca de 30 anos saltando 320 pontos base para 6,31%, de acordo com dados da YCharts.

"O Fed deu aos proprietários de imóveis a chance de encerrar suas hipotecas e tomar empréstimos a 3% ou 4%", disse Gross. 

"Se o Fed continuar a aumentar as taxas, a capacidade de equalizar algumas de suas casas, que estão caindo de preço, será severamente limitada e, portanto, servirá como um alerta para o mercado imobiliário."

O investidor bilionário, conhecido como 'rei dos títulos', também disse que o aumento das taxas de juros pode criar turbulência nos mercados de renda fixa.

O Fed desencadeou o que os economistas chamam de 'guerra cambial reversa' em 2022, com bancos centrais de todo o mundo lutando para acompanhar seus aumentos agressivos de juros para evitar custos de importação mais altos e desvalorização de suas próprias moedas.

O Banco do Japão fez sua última ação na terça-feira, afrouxando os controles da curva de rendimento do mercado de títulos – que os investidores acreditam que preparará o terreno para que as taxas de juros no país asiático ultrapassem 0% no próximo ano.

Os rendimentos das notas do Tesouro dos EUA de 10 anos saltaram 9,8 pontos-base na terça-feira após o anúncio surpresa do BoJ, que provocou um aumento no sofrido iene japonês .

"Muito dinheiro foi investido com base na venda a descoberto do iene e na compra de alternativas relativamente seguras, como títulos do Tesouro ou ações", disse Gross. "Com o fortalecimento do iene em oposição ao enfraquecimento e as taxas de juros subindo um pouco, esse carry trade do iene tem uma boa chance de ser revertido."

"O prazo de 10 anos subiu 10 pontos base com base no movimento do BoJ ontem à noite", acrescentou.

O Fed elevou as taxas de quase zero para cerca de 4,5% este ano e sinalizou que manterá sua taxa de juros acima de 5% durante todo o ano de 2023, em uma tentativa de domar a inflação, que está perto dos máximos de quatro décadas.

Mas em uma perspectiva de investimento publicada na terça-feira, Gross disse que o Fed aumentou as taxas o suficiente para conter os preços em alta e os riscos de afundar a economia se os elevar ainda mais.

"O Fed agora deve parar de aumentar as taxas e esperar para ver se a tigela de ponche foi suficientemente drenada", disse ele.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Business Insider