A Azul (AZUL4) encerrou o quarto trimestre de 2022 com R$ 2,542 bilhões de liquidez imediata, incluindo caixa e equivalentes, recebíveis e investimentos de curto prazo.
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O valor é R$ 408,3 milhões menor frente o quarto trimestre de 2019, antes da pandemia, principalmente devido ao pagamento de R$ 7,1 bilhões em arrendamentos, empréstimos, diferimentos, reservas de manutenção, depósitos, juros e investimentos.
"Esta liquidez imediata representa 15,9% da nossa receita dos últimos 12 meses", afirma a Azul no resultado financeiro divulgado nesta segunda-feira.
A liquidez total incluindo depósitos, reservas de manutenção, investimentos de longo prazo e recebíveis alcançou R$ 5,921 bilhões ao final do trimestre, queda de 10,8% ante o quarto trimestre de 2021.
A dívida bruta da companhia atingiu R$ 21,815 bilhões, queda em relação aos R$ 22,107 bilhões de 30 de setembro de 2022.
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"A dívida bruta reduziu 5,3% ou R$ 1,2 bilhão em comparação com 31 de dezembro de 2021, principalmente devido ao nosso processo contínuo de desalavancagem com R$ 5,1 bilhões em pagamentos de empréstimos e arrendamentos durante o ano e à valorização de 6,5% do real, parcialmente compensado pelo aumento de R$ 1,8 bilhão em obrigações de arrendamento relacionadas a novas aeronaves entrando em nossa frota", afirma.
A dívida líquida da Azul alcançou R$ 18,4 bilhões no quarto trimestre, ante R$ 17,9 bilhões no período imediatamente anterior.
Com isso, a alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre o Ebitda ficou em 5,7 vezes no trimestre.
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Os investimentos líquidos totalizaram R$ 426,9 milhões no quarto trimestre, informa a companhia aérea, relacionados principalmente com a capitalização de eventos de manutenção de motores e a aquisição de peças de reposição no trimestre, de acordo com a Azul.
Frota
Em 31 de dezembro, a Azul tinha uma frota operacional de 177 aeronaves e uma frota contratual de 194 aeronaves, com uma idade média de 7,1 anos, excluindo aeronaves Cessna.
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No final do quarto trimestre de 2022, as 17 aeronaves não incluídas na frota operacional consistiam em 4 ATRs sublocados à TAP, 3 Embraer E1s sublocados à Breeze, 3 Embraer E1s e 3 Airbus A330ceo no processo de saída da frota, e 1 Airbus A320neo, 2 Cessna e 1 Embraer E2 no processo de entrada na frota.
A Azul terminou o quarto trimestre de 2022 com aproximadamente 72% de sua capacidade proveniente de aeronaves de nova geração. De acordo com a empresa, o número é "muito superior a qualquer competidor na região".
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