A Azul (AZUL4) está trabalhando com o Citigroup e o Guggenheim Partners para explorar uma potencial oferta pela Gol (GOLL4), segundo pessoas com conhecimento direto do assunto que falaram à Bloomberg News.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As empresas assessoram a Azul, que avalia diversas opções, incluindo a aquisição completa de sua rival, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada porque as discussões ainda são privadas.

A Azul ainda pode decidir por deixar a ideia de lado, segundo a fonte. A Azul não respondeu ao pedido de comentário da Bloomberg News. Guggenheim e Citi não comentam. Qualquer oferta precisaria da aprovação do Cade.

A Gol, que tem sede em São Paulo, entrou com pedido de Chapter 11 nos EUA, equivalente à recuperação judicial no Brasil, depois que teve de lidar com US$ 2,7 bilhões em passivos de curto prazo e realizar mais de uma dezena de trocas de dívidas.

No processo, conseguiu aumentar o seu financiamento de devedores em posse para US$ 1 bilhão, de US$ 950 milhões. A Azul e a Gol fazem parte de um trio de companhias aéreas – incluindo a Latam, com sede em Santiago – que dominam as viagens aéreas no maior mercado da América Latina.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Embora ambas as companhias aéreas atendam algumas rotas de grande tráfego, a Gol está mais concentrada em voos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto a rede da Azul para outras cidades é mais ampla.

A Azul espera que a falta de sobreposição entre as aéreas aumente suas chances de obter aprovação regulatória caso faça uma oferta, disse a pessoa.

Questionado sobre uma possível combinação com a Gol, o CEO da Azul, John Peter Rodgerson, disse em entrevista à Bloomberg News que a empresa monitora de perto a situação.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

“Você tem a obrigação com seus acionistas de observar as oportunidades que existem”, disse ele, que evitou dar mais detalhes.

Apesar do aumento das tarifas no ano passado e da demanda, as finanças de ambas as empresas foram afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis de aviação e pelos atrasos na produção de novas aeronaves.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Azul procurou fortalecer seu balanço ao cortar custos e fechar acordos com locadores. A empresa também adiou o pagamento de dívida trocando títulos com vencimento em 2024 e 2026 por títulos com vencimentos posteriores que pagavam um cupom mais alto.

A transação foi considerada uma troca de dívida ‘distressed’ pelas agências de classificação de risco.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney e Bloomberg.