Os avós podem querer ajudar a sustentar financeiramente os seus filhos e netos, mas estudos mostram que isso está custando caro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Avós que são generosos com filhos e netos vivem dando presentes, pagando férias e ajudando como podem. No entanto, essa contribuição não deveria prejudicar suas aposentadorias.

Mas é exatamente isso que está acontecendo com alguns.

Pesquisas sobre este assunto mostram que estamos diante de uma geração de idosos que estão empobrecendo ao assumirem as responsabilidades financeiras de filhos adultos.

Quase todos os avós ajudam financeiramente

Um estudo divulgado recentemente nos EUA descobriu que 94% dos avós fornecem algum tipo de apoio monetário aos netos.

Os avós relatam que ajudam financeiramente na educação dos netos (53%), despesas de subsistência (37%) e até despesas médicas (cerca de 25%).

E este apoio monetário estende-se aos filhos adultos. Uma pesquisa da Savings.com descobriu que 45% dos pais estavam fornecendo apoio financeiro para pelo menos um filho adulto, contribuindo com uma média de US$ 1.442 por mês.

Apoio a que custo?

Embora muitos avós gostem de apoiar financeiramente os filhos e netos, eles podem não estar cientes das implicações disso.

O Business Insider conversou com Cyrus Bamji, diretor de comunicações da Alliance for Lifetime Income e ex-vice-presidente da AARP, autora da pesquisa.

“Minha mãe costumava dizer que ser pai é um trabalho para a vida toda e que está em nosso DNA continuar apoiando nossos filhos, independentemente da idade”, diz Bamji. 

É um compromisso nobre apoiar a sua família, mas a que custo? Estudos mostram que muitos avós estão a sabotar o seu próprio futuro financeiro para ajudar os seus filhos adultos e netos”.

“O resultado final é que muitos deles estão colocando as necessidades financeiras dos seus filhos adultos à frente das suas próprias necessidades".

Como resultado, estão se colocando na posição arriscada de ficarem eles próprios sem dinheiro. 

Mais da metade das pessoas entre os 45 e os 75 anos não têm poupanças suficientes para as sustentar ao longo da vida, enquanto quase um terço afirma que não conseguirão cobrir as suas despesas mensais básicas na aposentadoria, de acordo com um estudo da Alliance for Lifetime Income.

Isso é alarmante, mas ainda tem um agravante. As pessoas estão vivendo cada vez mais, você está preparado para isso?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O aumento da expectativa de vida é um fator importante para se considerar no planejamento para a aposentadoria.

Precisamos preparar nossas economias para que durem o tempo suficiente. No entanto, quanto mais os avós continuarem sustentando filhos adultos e netos, menos investimentos farão pensando na aposentadoria.

Consequentemente, menos preparados estarão para arcar com custos elevados com planos de saúde e medicamentos.

Além do mais, dará para confiar nos filhos para ajudar com isso?

O que os avós podem fazer?

Então o que os avós podem fazer para sustentar os seus filhos e netos e ainda proteger sua saúde financeira a longo prazo?

Bamji sugere que eles mudem suas estratégias de investimento. Também há sempre a velha abordagem de controlar os gastos. 

Pagar-se primeiro é a chave para o sucesso da saúde financeira a longo prazo.

Em seguida, é fundamental ser aberto e honesto com seus filhos e netos em relação à sua situação financeira.

“Embora falar sobre dinheiro com a família possa ser estranho, seus filhos adultos merecem entender suas finanças, especialmente se houver uma chance de que eles precisem se virar e ajudar a sustentá-lo financeiramente mais tarde na vida”, diz Bamji.

Também vale a consciência dos filhos adultos de que seus pais não têm mais a obrigação de sustentá-los.

Uma ajuda temporária, não pode se transformar em uma ajuda permanente. Isto precisa ficar bem claro.

“Os avós podem capacitar financeiramente seus filhos fazendo coisas como emprestar dinheiro sem juros, com um plano de pagamento e parâmetros definidos para ajudar a gerenciar as expectativas, ou considerar ter filhos adultos morando com você para economizar dinheiro, mas estabelecendo diretrizes claras para suas tarefas diárias", diz Bamji.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.