A Hypera Pharma divulgou os resultados das suas operações para o terceiro de trimestre de 2019, confira neste artigo os principais destaques dos resultados da Hypera e se vale a pena investir ou manter sua posição na empresa.
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Data da divulgação: 25 de outubro de 2019.
Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.
Sobre a Hypera
A Hypera Pharma é a maior empresa do Brasil do setor farmacêutico, em termos de receita líquida.
Com suas operações iniciadas em 2001, a companhia é a única que se faz presente em todos os principais segmentos do varejo farmacêutico e possui posição de liderança em diversas categorias.
Os segmentos estão divididos em três unidades:
- Produtos de Prescrição;
- Consumer Health (OTC);
- Similares e Genéricos.
Para atender às suas demandas, a companhia conta com o maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, onde faz operações de larga escala e baixo custo.
O complexo fica localizado em Anápolis, no estado de Goiás. Ao todo são mais de 120 mil m2 de área construída, e mais de 3.700 colaboradores.
Segundo a companhia, seu complexo farmacêutico possui capacidade para produzir mais 17 bilhões de doses de sólidos, 40 milhões de unidades de injetáveis e mais de 330 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos e loções.
Para comportar as constantes inovações em seus negócios, a Hypera fundou em 2017 o mais moderno centro de pesquisa farmacêutica do país, o Hynova, que conta com uma equipe altamente capacitada.
Os produtos da companhia são distribuídos em todo o território nacional, diretamente a varejistas ou indiretamente por meio de distribuidores e atacadistas.
No total, a Hypera conta cerca de 7 mil colaboradores em todo Brasil.
Avaliação de Governança
A Hypera possui as melhores práticas de governança corporativo e está listada na Bolsa de Valores no segmento Mercado Novo, nível mais alto de governança da B3.
Empresa | Hypera S.A. |
Código | HYPE3 |
Subsetor | Comércio e Distribuição |
Segmento de Listagem | Novo Mercado |
Tag Along | 100% ON |
Free Float | 47,35% |
Principal Acionista | João Alves de Queiroz Filho (20,02%) |
Site | https://ri.hypera.com.br/ |
Balanço Hypera
A Hypera divulgou na última sexta-feira, 25/10/2019, seus resultados para o terceiro trimestre de 2019.
O desempenho da empresa, em linhas gerais foi positivo, impulsionado, principalmente, pelos resultados financeiros.
Em termos operacionais, houve piora nos indicadores, gerado, principalmente, por fatores estruturantes, o principal foi o câmbio.
Os maiores gastos da companhia com Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing também pressionaram as margens.
Os principais destaques do 3T19 foram:
- Aumento de 6,4% na receita líquida, na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 1.009,1 milhões
- Crescimento de 11% no Lucro Líquido das operações continuadas, que somou R$ 271,3 milhões.
- Declaração de Juros sobre Capital Próprio de R$ 161,0 milhões, ou R$ 0,26 por ação
Resultados Operacionais
No terceiro trimestre de 2019, a Hypera apresentou crescimento 11% no sell-out (Sell out PPP - Pharmacy Purchase Price- , conforme informado pelo IQVIA, considera o preço médio de compra pelas farmácias e redes).
No mesmo período, segundo dados da IQVIA, a companhia também conseguiu aumentar sua parcela de participação no mercado, destacando-se os negócios de Health e Similares.
No negócio de Consumer Health o crescimento da companhia foi , mais uma vez, superior ao do mercado.
O aumento é resultado, sobretudo, do desempenho dos lançamentos recentes como Benegrip Dia e Noite e Atroveran, além dos maiores investimentos em marketing e no ponto de venda.
Em relação ao negócio de Produtos e Prescrição, o destaque no 3T19 ficou para a marca Rinosoro, que passou a ser uma Power Brad (marcas com vendas iguais ou maiores do que R$ 100 milhões).
Isso reflete os benefícios da estratégia da Hypera de fortalecer suas principais marcas, pois a Hypera continua se beneficiando das extensões das linhas Rinosoro Jet Infantil e Rinosoro XT.
As marcas Predsim, Alivium, Lisador, Episol e Colflex também tiveram efeitos positivos nos resultados.
O crescimento do sell-out no negócio de Produtos de Prescrição também foi maior do que o crescimento do mercado se excluídos os efeitos do mercado de Vitamina D, que após mudanças de guideline para hipovitaminose-D continua desafiador.
No negócio de Similares e Genéricos a Hypera também apresentou ganhos de mercado no terceiro trimestre de 2019.
Mais uma vez as marcas líderes como Neosoro, Flavonid, Doralgina e Histamin foram as principais causas do resultado, além de recentes iniciativas de expansão e aumento da produtividade das fábricas em Anápolis.
Nesse cenário, o crescimento do sell-out impulsionou a Receita Bruta, líquida de Devoluções e Descontos Incondicionais, que cresceu 7,9% no período em comparação com 3T18.
Já a Receita Líquida apresentou crescimento de 6,4% na comparação ano a ano e superou o patamar trimestre de R$ 1 bilhão pela primeira vez desde que a Hypera passou a atuar exclusivamente no mercado farmacêutico.
O crescimento da Receita Líquida, no entanto, foi menor do que o crescimento da Receita Bruta, líquida das Devoluções e dos Descontos Incondicionais, reflexo da intensificação das operações promocionais para incentivar o crescimento do sell-out, que resultaram no aumento do nível de Descontos Promocionais.
O Lucro Bruto do terceiro trimestre de 2019 foi de R$ 681,3 milhões, representando um crescimento de 1,6% na comparação anual.
Contudo, houve queda de 3,2 pontos percentuais na Margem Bruta, que ficou em 67,5% no período.
A queda na margem é resultado, principalmente, da desvalorização do real frente ao dólar no trimestre e pela reoneração da folha de pagamento em vigor desde o início de agosto.
Além disso, a Margem Bruta também foi impactada negativamente em 0,6 ponto percentual pelo o aumento nas provisões para perdas de estoques em decorrência das vendas menores no 1T19 e também em 0,6 ponto percentual pelo efeito mix de produtos.
Pesquisa e Inovação
No terceiro trimestre a Hypera lançou 24 novos produtos no mercado, completando seu portfólio em todas as suas unidades de negócio.
Os investimentos totais em Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, ultrapassaram a marca dos R$ 60,0 milhões pela primeira vez em um trimestre, e tiveram participação de 6,0% da Receita Líquida no 3T19.
O índice de inovação, correspondente ao percentual da Receita Líquida advinda dos produtos lançados nos últimos cinco anos, foi de 32,0% no trimestre.
Resultados Financeiros
No terceiro trimestre, o Ebitda das Operações continuadas, que mede a geração operacional de caixa da companhia, foi de R$ 297,9 milhões, representando um crescimento de 3,3% no período.
A Margem Ebitda, por sua vez, apresentou uma queda de 0,9 ponto percentual na mesma base de comparação.
O desempenho é reflexo, principalmente, na queda da Margem Bruta e do aumento dos investimentos em Visitações Médicas (+25,1%) e Pesquisa e Desenvolvimento (+35,2%).
O Resultado Financeiro no 3T19, foi mais três vezes maior do que o resultado observado no mesmo período de 2018. O resultado foi de R$ 8,9 milhões, frente a um saldo de R$ 2,7 milhões no 3T18.
Esse desempenho é reflexo, principalmente, do aumento na atualização monetária de créditos tributários por conta da contabilização do crédito relacionado à exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS no 1T19.
Por fim, o Lucro Líquido das Operações Continuadas do terceiro trimestre totalizou R$ 271,3 milhões, ficando 11% superior ao observado no mesmo período do ano anterior.
A melhora na métrica é resultado, sobretudo, da redução da taxa efetiva de imposto de renda em decorrência do aumento dos Juros sobre Capital Próprio que foram declarados no trimestre e totalizando R$ 161 milhões.
Endividamento
No terceiro trimestre de 2019, a Hypera apresentou uma geração de caixa de R$ 159,5 milhões, o que fez a companhia encerrar o período com Disponibilidades de R$ 1.387,1.
O endividamento no dia 31 de setembro de 2019 era de 541,4 milhões. O que gerou uma posição de Caixa Líquido de R$ 845,6 milhões.
Descontando os efeitos de Hedge, a posição de Caixa Líquido da companhia no dia 31 de setembro de 2019 era de R$ 840,2 milhões, ante ao valor de R$ 664 milhões no 3T18.
Principais Indicadores
Veja abaixo os principais indicadores da empresa analisada.
Indicador | 06/2019 | 09/2019 |
Preço/Lucro (P/L) | 15,4 | 17,0 |
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) | 2,2 | 2,4 |
Dividendo (DY) % | 2,8 | 2,6 |
Valor de Mercado $ | 18,7 bilhões | 21,0 bilhões |
Lucro por Ação (LPA) $ | 1,9184 | 1,9590 |
Rent. Patr. Líq. (ROE) % | 14,1 | 14,3 |
Margem Líquida % | 37,4 | 37,5 |
Data Divulgação | 26/07/2019 | 25/10/2019 |
* Indicadores com base na data de 29/10/2019
Teleconferência de Resultados Hypera
Participe da teleconferência de Resultados da Hypera do 3T19. Veja a transmissão ao vivo com o link abaixo:
Data | 28.10.2019 |
Horário | 11h00 (horário de Brasília) |
Pré-registro | Registre-se aqui (evite fila na conexão telefônica) |
Telefone | Acesso Brasil: +55 (11) 2188-0155 Acesso Exterior: +1 646 843-6054 |
Senha | Hypera Pharma |
Observação | A teleconferência será realizada somente em português, com tradução simultânea para o inglês. Acesso ao webcast pelo site de RI e pelo aplicativo MZiQ. |
Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Hypera.
Conclusão
O desempenho do balanço da Hypera no terceiro trimestre de 2019 apresentou forte crescimento no âmbito financeiro.
O resultado de R$ 8,9 milhões no período foi mais três vezes maior do que o apresentado no mesmo período do ano anterior, quando o resultado foi de 2,7 milhões.
O Ebitda das Operações Continuadas totalizou no período R$ 297,7 milhões, aumento de 3,3% na comparação anual.
Em contrapartida, o resultado operacional da companhia apresentou piora no período.
A Margem Operacional, que calcula a relação entre desempenho operacional e receita, apresentou queda de 1,33 ponto percentual na comparação com o terceiro trimestre de 2018 e ficou em 26,58% no período.
A Margem Bruta, que mede a rentabilidade das vendas, também apresentou queda. A piora foi de 3,2 pontos percentuais, terminando o período em 67,%, ante a um valor de 70,7% observado no 3T18.
A queda no desempenho operacional foi causada, principalmente, pelo aumento dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing, além da desvalorização do câmbio, já que cerca de 40% dos custos da Hypera são precificados em dólar.
Escrito em conjunto por Eduardo Voglino e Marcelo Fayh (Analista CNPI).
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Resultados da Hypera 3T19
Confira abaixo os Resultados da Hypera do 3T19 na íntegra.
Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.