O que é mercado de balcão

O mercado de balcão é um mercado destinado a negociações de ações fora do ambiente da Bolsa de Valores, no entanto, ainda assim sob fiscalização da CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através do mercado de balcão é possível negociar ativos que não estão listados na Bolsa de Valores. As operações neste tipo de mercado são registradas em câmaras de registro.

As transações no mercado de balcão são realizadas através de instituições financeiras autorizadas a operar neste mercado, como por exemplo, as corretoras de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Riscos do mercado de balcão

Uma das principais características atribuídas ao mercado de balcão é o seu maior nível de risco, quando comparado a operações realizadas no mercado de ações tradicional.

Dentre os riscos, aos quais os investidores que aplicam recursos no mercado de balcão ficam expostos, é possível citar:

Risco de liquidez: A liquidez está associada ao volume de negociação de cada ativo e a sua facilidade de venda.

Sendo assim, pode-se dizer que ativos de alta liquidez, são aqueles que podem ser facilmente vendidos ou convertidos em dinheiro.

No caso, dos ativos disponíveis no mercado de balcão, a liquidez costuma ser menor, quando comparado a ativos do mercado tradicional, o que configura um risco para os investidores.

Risco de mercado: Em função da menor liquidez, os ativos negociados no mercado de balcão tendem a sofrer grandes oscilações nos seus preços, mesmo em um curto espaço de tempo.

As oscilações em larga escala, ou seja, a alta volatilidade, configura um dos riscos do mercado de balcão.

Risco de operação: O mercado de balcão tem como uma das suas características um menor nível de exigências acerca da segurança envolvida nas transações.

Vale destacar, que esse risco é mitigado pelas ações de fiscalização e regulação da CVM.

Risco de informação: Por se tratar de um mercado mais restrito, os investidores não têm a mesma facilidade de acesso a informações e análises, como ocorre no mercado tradicional da Bolsa de Valores.

Na prática, espera-se que investidores que operem no mercado de balcão, tenham amplo conhecimento e domínio no mercado financeiro e de investimentos.

Tipos de mercado de balcão

É importante destacar, que o mercado de balcão está dividido e classificado em três tipos, são eles:

Mercado SOMA: É o primeiro mercado de balcão organizado do Brasil. Nesse mercado é a Sociedade Operadora de Mercado de Ativos que oferece todo o suporte necessário para o registro eletrônico, depósito e negociação de ativos.

Mercado organizado: O mercado de balcão organizado possui como característica principal, a oferta de toda a estrutura necessária para a negociação dos títulos e valores mobiliários. 

No mercado de balcão organizado existe um sistema eletrônico para registro das operações remotamente, ou seja através da internet.

Mercado desorganizado: Por fim, temos o mercado de balcão desorganizado que é representado e movimentado por agentes intermediários, como instituições financeiras, corretoras, entre outros.

Diferença entre o mercado de balcão e a bolsa de valores

Muito se pergunta a respeito da diferença entre o mercado de balcão e a bolsa de valores, na prática a diferença diz respeito ao ambiente onde as transações são realizadas e as regras a elas aplicáveis.

A bolsa de valores é conhecida por possuir regras mais rígidas para a realização de operações e principalmente para a entrada de novas empresas.

Por sua vez, o mercado de balcão funciona de forma mais flexível, permitindo o acesso de empresas menores.

Por fim, vale destacar, que aos investidores iniciantes é recomendada a aplicação de recursos através da Bolsa de Valores, ficando o mercado de balcão para investidores com maior nível de experiência e conhecimento no mercado.