GLOSSARIO
Clima Organizacional
O que é organizacional. Significado, conceito, para que serve e como funciona.
O que é clima organizacional?
Clima organizacional é a percepção coletiva que os empregados têm da empresa.
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Essa percepção é derivada das experiências práticas dos funcionários frente às políticas, estrutura, sistemas, processos e valores da empresa.
O clima organizacional influencia muito o desempenho de uma empresa.
É a partir de como os colaboradores percebem o clima no dia a dia de trabalho que eles desempenham suas funções, podendo ser feitas com maior ou menor eficiência
Portanto, conhecer o clima organizacional é fundamental para analisar as atitudes dos funcionários, entender como estes pensam e sentem, e o que poderia ser feito para serem motivados.
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Para que serve o clima organizacional?
As pessoas passam grande parte de seu tempo dentro do ambiente de trabalho.
Se esse ambiente não proporcionar momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas funções na empresa.
Assim, um clima organizacional mais estruturado e positivo gera diversos benefícios para os trabalhadores e, consequentemente, para a empresa.
Vejamos alguns dos principais pontos afetados pelo clima organizacional.
- Produtividade:
Colaboradores satisfeitos com o clima organizacional mostram um expressivo aumento de produtividade e apresentam um trabalho de maior qualidade e eficiência.
Isso traz melhores resultados para a empresa, mas também reduz custos e tempo, já que profissionais mais envolvidos com o trabalho erram menos.
- Credibilidade:
Empresas reconhecidas como bons ou ótimos lugares para se trabalhar se tornam atratoras de talentos.
Isso aumenta a competitividade do negócio e afeta a performance empresarial.
Além disso, manter um clima organizacional de excelência aumenta o prestígio da companhia, gerando boa visibilidade e credibilidade perante a sociedade, o que pode gerar bons negócios.
Com o aumento do prestígio da organização, devido ao reconhecimento de um bom clima, ocorre o aumento de valor percebido pelos clientes.
Geralmente o mercado consumidor, e também o de investimentos, tende a dar preferência para empresas premiadas e reconhecidas.
- Rotatividade dos trabalhadores (turnover):
Empresas com bom clima organizacional reduzem a necessidade de contratação, pois são capazes de reter os talentos por mais tempo.
Além disso, empresas com um bom ambiente de trabalho atraem mais candidatos, o que facilita o processo de contratação.
- Redução de custos:
O bom clima organizacional tende a permitir a redução de custos de várias formas.
- Maior tempo de permanência dos funcionários;
- Maior engajamento na resolução dos problemas;
- Diminuição de erros;
- Diminuição no número de afastamento por causa de problemas psicológicos e outras doenças.
Como avaliar o clima organizacional?
Avaliar o clima organizacional de uma companhia é o processo pelo qual se busca saber quais são os sentimentos, desejos e pensamentos dos colaboradores em relação a empresa que trabalham.
Isso é realizado a partir de um instrumento chamado pesquisa de clima.
A pesquisa de clima organizacional visa fornecer informações importantes acerca do ambiente de trabalho da organização, bem como fornecer meios para melhorá-lo.
É através da pesquisa de clima que é possível se reconhecer um problema e descobrir como atingi-lo em sua raiz.
A pesquisa de clima organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica.
Além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização.
Um dos objetivos principais da pesquisa de clima é facilitar o crescimento e desenvolvimento das pessoas, como também elevar a produtividade e a qualidade do trabalho.
A equipe de recursos humanos é a principal responsável por realizar esse tipo de pesquisa.
Para a realização da pesquisa de clima, alguns passos devem ser realizados:
- Estruturar um planejamento com objetivos claros:
Saber o que se deseja com a pesquisa de clima é fundamental para o sucesso das ações.
- Alinhar a pesquisa com os objetivos organizacionais:
As perguntas devem ser diretas e altamente estratégicas para identificar as questões que a companhia precisa saber.
- Definir os indicadores da pesquisa:
Os indicadores são as informações principais que a pesquisa buscará coletar.
São eles que vão revelar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
- Escolher a metodologia adequada para a pesquisa:
A metodologia irá definir como serão coletadas as informações.
É a metodologia que definirá se a pesquisa será feita via questionário ou outras formas de avaliação, como dinâmicas de grupo, reuniões, visitas técnicas, etc.
Também é a partir da metodologia que será definida a periodicidade da realização da pesquisa.
Será, por exemplo, quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual?
- Informar aos colaboradores e incentivar o engajamento:
A efetividade da pesquisa de clima está relacionada com a comunicação.
Se a ideia não for vendida como algo importante para todos, é possível que os colaboradores sabotem o processo ou não se sintam seguros para responder as informações corretamente.
- Realização de um plano de ação:
Quando a empresa não elabora plano de ação com os resultados, a pesquisa de clima acaba gerando falsas expectativas e frustrações nos colaboradores.
Isso poderá inibí-los de participarem efetivamente nas próximas pesquisas.
Assim, um plano de ação deve ser organizado após após a análise e interpretação dos dados, visando entregar soluções reais para repensar as práticas da empresa e seu clima organizacional.