Warren Buffett é conhecido por seus sábios conselhos de investimento. Há quase 40 anos, em sua primeira entrevista à TV dos Estados Unidos, ele compartilhou 9 ensinamentos que continua a pregar até hoje.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CEO da Berkshire Hathaway (BERK34), tem sido consistentemente classificado como um dos melhores investidores de todos os tempos e uma das pessoas mais ricas do mundo.

Através de sua participação acionária na Berkshire, Buffett tem atualmente um patrimônio líquido de cerca de US$ 114 bilhões, mas em 1985, estava perto de US$ 500 milhões e o reconhecimento de seu nome era muito menor.

Naquele ano, Buffett conversou com o apresentador George Goodman do programa da PBS "Adam Smith's Money World", naquela que foi considerada a primeira entrevista nacional de Buffett para a TV.

O Business Insider revisitou essa entrevista para resgatar os 9 conselhos que o investidor deu na época.

O que é surpreendente é a consistência da visão de Buffett em relação ao investimento quase 40 anos depois. 

Aqui estão os ensinamentos que Warren Buffett compartilhou em 1985 e que continua a pregar até hoje.

1. Regra número um

"A primeira regra de um investimento é não perder. E a segunda regra de investimento é não esquecer a primeira regra. E essas são todas as regras que existem."

"Se você comprar coisas por muito menos do que valem, e você compra um grupo deles, basicamente não perde dinheiro."

2. A qualidade mais importante para um gestor de investimentos

"É a qualidade temperamental, não uma qualidade intelectual. Você não precisa de muito QI neste negócio. Quero dizer, você precisa ter QI suficiente para ir daqui até o centro de Omaha, mas não precisa ser capaz de jogar xadrez tridimensional ou estar nas principais ligas em termos de jogo de bridge ou algo do tipo."

"Você precisa de uma personalidade estável. Você precisa de um temperamento que não obtenha grande prazer em estar com a multidão ou contra a multidão, porque isso não é um negócio onde você faz pesquisas. É um negócio onde você pensa."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Onde a maioria dos investidores erram

“Eles realmente não se consideram donos de uma parte de um negócio. O verdadeiro teste para saber se você está investindo do ponto de vista de valor ou não é se você se importa se o mercado de ações estará aberto amanhã. investimento em um título, não deveria incomodar se eles fechassem o mercado de ações por cinco anos."

4. O preço não diz nada sobre um negócio

"Tudo o que o ticker me diz é o preço. E posso olhar o preço ocasionalmente para ver se o preço é absurdamente barato ou absurdamente alto, mas os preços não me dizem nada sobre um negócio." 

"Os próprios empresários me dizem algo sobre um negócio, mas o preço de uma ação não me diz nada sobre um negócio. Prefiro avaliar primeiro uma ação ou um negócio, e nem mesmo saber o preço, para não ser influenciado pelo preço ao estabelecer minha avaliação e depois olhe o preço mais tarde para ver se ele está muito fora de sintonia com o meu valor."

5. Omaha versus Wall Street

Nebraska: "Bem, acredite ou não, recebemos correspondência aqui e recebemos periódicos e obtemos todos os fatos necessários para tomar decisões. E ao contrário de Wall Street, você notará que não temos 50 pessoas chegando e sussurrando em nossos ouvidos que deveríamos estar fazendo isso ou aquilo esta tarde."

Nova York: "Se eu estivesse em Wall Street, provavelmente seria muito mais pobre. Você fica super estimulado em Wall Street. E você ouve muitas coisas, e pode encurtar seu foco e um foco curto não conduz a lucros longos. "

6. Não possuir ações de tecnologia

"Eu realmente nunca [comprei uma empresa de tecnologia]. Não entendi nenhuma delas. Nunca fui dono da IBM. Empresa maravilhosa, quero dizer, uma empresa sensacional, mas não fui dono da IBM."

7. Tendências de mercado ausentes

"Não preciso ganhar dinheiro em todos os jogos. Quer dizer, não sei o que os grãos de cacau vão fazer. Há todo tipo de coisas que não conheço, e isso pode ser uma pena. Mas você sabe, por que eu deveria saber tudo sobre isso? Não trabalhei tanto nisso."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

8. Esperando pelo tom certo

"Não há golpes marcados no negócio. O arremessador apenas fica parado e joga bolas em você... Você não precisa rebater nenhum deles. Eles podem ser arremessos maravilhosos para rebater, mas se você não fizer isso sabe o suficiente, você não precisa rebater. E você pode sentar lá e assistir milhares de arremessos e finalmente acertar um ali mesmo, onde você queria algo que você entende, e então você rebate.

9. Timing do mercado

“Se me pedissem para participar de uma oportunidade de negócio, faria alguma diferença para mim se eu comprasse numa terça ou sábado ou em ano eleitoral ou algo assim? Pense nisso ao comprar ações, porque as ações são apenas pedaços de negócios."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.