Está na hora de preparar as estratégias à prova de recessão para não passar sufoco em 2023.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao encerrarmos um ano turbulento para a economia mundial, é inteligente começar a pensar em suas metas financeiras para 2023 e quais estratégias você deseja implementar para alcançá-las.

Para ajudá-lo a descobrir como economizar e investir seu dinheiro no ano novo, o Business Insider recorreu a "superpoupadores", especialistas em dinheiro e indivíduos que alcançaram a independência financeira ou estão no caminho certo.

Eles forneceram seus melhores conselhos e estratégias à prova de recessão para investir seu dinheiro em 2023.

1- O mercado de ações é apenas uma maneira de investir. Considere ativos alternativos.

A ex-corretora de ações e especialista em finanças pessoais, Lauren Simmons, quer que as pessoas saibam que "há mais maneiras de investir além do mercado de ações", disse ela ao Insider.

O portfólio de Simmons é diversificado. 

Ela investe em empresas individuais nas quais acredita, mas também coloca seu dinheiro em ativos alternativos.

"A classe de ativos alternativos de luxo está crescendo", disse ela.

Ela possui pessoalmente duas peças de arte e duas bolsas de luxo. Ela acredita que investir nesses tipos de itens "pode ​​ser potencialmente à prova de recessão".

Claro, como em qualquer investimento, há riscos envolvidos. 

Não há garantia de que o valor da pintura ou das bolsas aumentará, observou ela. Mas o investimento em ativos alternativos pode ser uma excelente maneira de diversificar seu portfólio em 2023.

2- Reforce seu fundo de emergência

O investidor imobiliário conhecido por "The Lumberjack Landlord" disse à Insider que qualquer pessoa, independentemente de investir ou não em imóveis, pode se beneficiar reforçando seu "colchão de caixa" à medida que nos aproximamos de um 2023 potencialmente desafiador.

Como proprietário, de mais de 100 imóveis, ele está se preparando especificamente para um aumento nos aluguéis inadimplentes e possíveis despejos. 

Por isso, está suspendendo reformas ou outros grandes projetos de capital e redirecionando esse dinheiro para seu fundo de emergência.

Seu recado é: Libere dinheiro extra onde puder,  talvez isso signifique cortar alguns gastos ou aumentar sua renda para que você tenha mais dinheiro para economizar, e adicione-o à sua reserva de emergência.

3- Invista no que conhece

O principal conselho financeiro do milionário Todd Baldwin é "investir apenas no que você entende", disse ele ao Insider. 

Para ele, isso significa investir em imóveis, o que faz desde os 23 anos.

Antes de investir seu dinheiro em qualquer lugar, pense em como você poderia explicar esse investimento específico a um amigo. 

Se você não consegue articular porque este é um veículo de investimento inteligente, considere fazer mais pesquisas antes de mergulhar.

Baldwin, que também investe em fundos de índice (ETFs) e tem uma pequena porcentagem de sua carteira em criptomoedas, oferece mais cinco princípios de investimento a serem seguidos em 2023:

  • Diversificar;
  • Não confunda investimento com poupança;
  • Seguro não é investimento;
  • Invista a longo prazo; configurá-lo e esquecê-lo; não faça day trade;
  • Os estoques podem ir a zero. A criptografia pode ir para zero. Imóveis quase nunca irão a zero.

Como vimos com investimentos voláteis como cripto, "você pode ganhar muito dinheiro, mas também pode perder todo o seu dinheiro", disse Baldwin, que acredita que o setor imobiliário é o caminho mais testado e comprovado para fortuna. 

"Se você pegar seu dinheiro e comprar imóveis, nunca ganhará 30 vezes ou até cinco vezes o seu dinheiro em um dia. Mas pode apostar que com o tempo ficará milionário."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4- Se você tem dinheiro em mãos, coloque-o para trabalhar

"Se você tem algum dinheiro guardado e quer investir, 2023 é o ano. Vai ser um dos melhores anos para investir nos últimos 15 anos", aposta Grant Sabatier.

Isso porque, "praticamente desde 2008, então nos últimos 14 a 15 anos, tudo está subindo", disse ele ao Insider. 

“Fora a loucura dos primeiros dias da pandemia, realmente não houve uma correção em 15 anos, então há muito valor a ser reunido para realmente qualquer tipo de investidor, mas especialmente os investidores mais jovens, mais pelo seu dinheiro, não importa onde estejam investindo."

Sabatier está apontando que, quando há uma queda, os preços das ações estão baixos  e os investidores podem tirar proveito disso.

É um bom momento para investir em mais do que apenas o mercado de ações, ele acrescentou: 

"Quando é muito difícil ter acesso ao crédito, as avaliações de tudo caem. Como o acesso ao dinheiro é tão difícil, praticamente tudo será à venda, de ações a qualquer tipo de imóvel, de negócios on-line a negócios off-line."

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

5- Se você tem tempo a seu favor, ignore o barulho e mantenha o rumo

Jesse Cramer está a caminho de alcançar a independência financeira aos 40 anos.

Seu conselho a outros jovens investidores que têm tempo a seu favor é "manter o rumo e ignorar o ruído de curto prazo".

Isso é mais fácil dizer do que fazer. 

Afinal, "2022 foi um ano desafiador e 2023 poderia muito bem ser outro ano desafiador. É muito comum que os mercados de baixa durem de 12 a 24 meses e, às vezes, até 36 meses", observou. 

Mas, se você está na casa dos 20, 30 ou até 40 anos, "quando você se aposentar, isso já terá passado várias décadas e será um pontinho no radar".

Ele pessoalmente não mudou sua estratégia de investimento, que é "comprar uma carteira diversificada de ativos que você planeja manter no longo prazo com reequilíbrio periódico conforme necessário", explicou.

Cramer entende que as desacelerações fazem parte do processo, e é por isso que não entrou em pânico quando o mercado de ações quebrou em 2020 e não está entrando em pânico em 2023.

6- Conhecimento é poder. Eduque-se sobre estratégias inteligentes de poupança e investimento.

Ali e Josh Lupo conseguiram economizar a maior parte de sua renda para pagar mais de US$ 100.000 em dívidas e se preparar para a aposentadoria precoce. 

Mas eles nem sempre foram excelentes com seu dinheiro. Eles usaram recursos gratuitos, como artigos online e podcasts sobre dinheiro, para mudar suas finanças.

Isso é algo que qualquer um pode fazer, eles disseram ao Insider: "Conhecimento é poder e ajuda você a ser um participante melhor informado em seu futuro financeiro".

Use livros, podcasts ou vídeos do YouTube para aprender sobre tópicos específicos, como pagar dívidas ou investir – o que for relevante para sua situação financeira.

Eles incentivam todos a pensar em maneiras de aumentar a diferença entre suas receitas e despesas. Isso significa descobrir como ganhar mais e economizar mais, ou "jogar no ataque e na defesa simultaneamente", como eles dizem.

"À medida que a diferença entre suas receitas e despesas aumenta, você pode usar esse dinheiro para planejar a aposentadoria e/ou investir", acrescentaram. 

Quando chegar a hora de investir, "faça sua pesquisa e certifique-se de estar informado sobre o que quer que você esteja investindo".

7- Pense exatamente no que você deseja realizar em 2023 e monte um plano

Você não irá muito longe sem objetivos claros e uma visão, disse Ian Group. 

Ele está a caminho de ficar completamente livre de dívidas em 2023 e ajuda outras pessoas a gerenciar suas dívidas por meio de sua conta no Instagram IanBuildsWealth.

"Pense onde você quer estar e trace um plano", disse Group. "Imagine daqui a um ano refletindo sobre 2023 e você terá o fluxo de renda passiva que sempre desejou ou iniciou o negócio que sempre desejou ter iniciado ou obteve uma certificação para levar sua carreira em uma direção totalmente diferente."

Comece com a visão e, em seguida, reúna exatamente como você planeja chegar lá, definindo metas específicas.

A propósito, "não precisamos de Ano Novo ou de uma resolução para traçar um plano", observou ele. 

Você pode fazer um plano para se livrar das dívidas ou se aposentar mais cedo ou começar uma agitação lateral a qualquer momento durante o ano, mas se o Ano Novo lhe der motivação extra para começar, aproveite!

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.