O consultor de investimento pode ajudar as pessoas em diversas situações financeiras e de vida, mas existem 5 situações em que o auxílio profissional é ainda mais vantajoso mesmo que não pareça.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Você já deve ter ouvido que quando se trata de investir e planejar a aposentadoria, você pode fazer isso sozinho.

Tecnicamente, isso não está errado. Mas só porque você pode fazer algo sozinho, não significa que você deva fazer isso. 

Por muito tempo eu aconselhei que o investidor investisse por conta própria, afinal, o modelo de assessoria está recheado de conflitos de interesses e o serviço de consultoria de investimentos não existia no Brasil ou estava disponível apenas para clientes ultra-ricos.

Felizmente, isso mudou e com o aumento da complexidade do mercado, cuidar dos seus próprios investimentos agora passa pela sábia decisão de buscar ajuda de um profissional sem conflito de interesses.

Da mesma forma que você opta por contratar profissionais quando precisa consertar seu carro ou melhorar sua saúde, há momentos em que pode ser inteligente obter aconselhamento profissional sobre seus investimentos. 

As vantagens de contratar uma consultoria de investimentos são imensas, mas existem 5 pessoas que parecem que estão bem com seus investimentos, mas que precisam de um consultor.

Afinal, as situações em que se encontram, demandam de um profissional qualificado e sem conflito de interesses para tirar o melhor resultado. São elas:

1. Quem está se aproximando da aposentadoria

Quem está há poucos anos de se aposentar precisa cuidar ainda mais de suas economias. Qualquer deslize pode significar um atraso na aposentadoria.

Investir para a aposentadoria é diferente e contar com um consultor alinhado, que te oriente para usufruir desse momento da melhor forma, faz toda a diferença.

O patrimônio acumulado é suficiente? Sua carteira está com resultados satisfatórios e com uma boa alocação de ativos? Essa é a melhor estratégia para viver de renda na aposentadoria? 

O consultor de investimentos irá conversar com você e te responder essas e outras dúvidas, oferecendo auxílio para que se mantenha no caminho certo para se aposentar tranquilamente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Quem precisa de aconselhamento imparcial

Mesmo que você se sinta bastante competente com suas finanças, ainda poderá querer conselhos imparciais de vez em quando. 

Perguntas como: “Devo sair da renda fixa e ir para a renda variável?” ou "Quando entrar e sair de um ativo?" são difíceis de responder. 

Por um lado, você pode se sentir confortável em cuidar dos seus investimentos sozinho, por outro, pode ser bom procurar orientação externa

Às vezes, uma pessoa que está de fora pode identificar zonas de perigo que você não percebe devido a pontos cegos pessoais.

Se você está procurando uma segunda opinião para tomar suas decisões, alguém confiável e 100% atento a novas oportunidades no mercado para você, esse profissional é o consultor de investimentos.

3. Quem não tem tempo ou interesse em cuidar dos próprios investimentos

Existem pessoas que adoram avaliar investimentos e acompanhar o mercado. Outras não tem interesse em se dedicar à carteira de investimentos.

Há mais um grupo que até gosta, mas não tem tempo de cuidar dos investimentos.

Se você não tem interesse ou tempo de cuidar do próprio investimento, contar com a ajuda de um consultor será de extrema importância. Afinal, não dá para descuidar dos investimentos.

O serviço de consultoria é projetado para pessoas que não têm tempo, disposição ou interesse de lidar com seus investimentos sozinhos.

O trabalho pesado é todo feito pelo consultor. É ele que está ali acompanhando o andamento do mercado e sempre que tiver algo importante acontecendo, ele avisará você com sugestões do que fazer.

O mínimo que você precisa é ter disponível 1 hora por mês para conversar com o consultor para ver como as coisas estão indo.

4. Quem trabalha por conta própria

O trabalho autônomo abre muitas oportunidades e muitos desafios. Navegar entre eles sozinho não é fácil.

Empreender demanda energia e foco total no seu negócio e muitas vezes, os investimentos são deixados em segundo plano.

No entanto, é justamente o dinheiro investido que dará a tranquilidade para o trabalhador autônomo.

Por isso, uma das pessoas que precisam de um consultor de investimentos, mesmo que não pareça, é justamente o empreendedor.

Com o serviço de consultoria você só precisa dedicar uma hora por mês para conversar com seu consultor. Todo trabalho pesado será feito por ele. 

Inclusive não há necessidade de estudar, analisar ou mesmo acompanhar o mercado financeiro. 

Em conjunto com o consultor, você tomará as decisões de investimentos necessárias para melhorar seus investimentos e atingir seus objetivos. 

5. Quem possui uma renda ou patrimônio líquido alto

Se você ganha muito, pode se deparar com alguns problemas únicos com os quais a maioria das pessoas não precisa se preocupar. 

Complexidades semelhantes podem surgir quando você tem um patrimônio líquido alto. 

Um consultor de investimentos te ajuda a montar uma alocação de ativos ideal, identificando oportunidades para investir seu dinheiro em produtos que, muitas vezes, não estão no radar do investidor comum.

Além disso, pode fornecer os conselhos de planejamento tributário e patrimonial necessários para proteger a riqueza que você trabalhou tanto para construir.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Melhorando seus investimentos

Nem todo mundo precisa de um consultor de investimentos, mas se você pertence a um dos grupos acima, pode ser uma boa ideia marcar uma primeira reunião com um.

Não tenha medo de pedir ajuda profissional. Todos nós fazemos isso todos os dias nos mais variados nichos. 

Certamente você ficará feliz em ver seu patrimônio bem alocado e rendendo o que pode, com segurança.

Informe o DDD + 9 dígitos