Nesta temporada de festas, o bilionário Bill Gates presenteia você com sua tradicional lista de cinco livros para ler no final de 2022.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Gates é um leitor voraz. Ele lê pelo menos 50 livros por ano e regularmente recomenda os melhores livros que leu a cada ano, juntamente com recomendações sazonais para livros de férias de julho e de final de ano.

Este ano, o empresário e investidor de 67 anos parece estar se inclinando para a nostalgia.

Sua lista de leituras do feriado de 2022, publicada na segunda-feira em seu blog, inclui uma mistura de novos lançamentos e alguns de seus livros favoritos de todos os tempos.

Isso inclui um clássico de ficção científica dos anos 1960 que ajudou a despertar a amizade de infância de Gates com o co-fundador da Microsoft, Paul Allen.

Bem como um livro sobre tênis que Gates leu pela primeira vez na década de 1970 que ele diz que o ajudou a aprender a não ficar obcecado com os erros no trabalho.

Aqui estão os cinco livros recomendados por Bill Gates para as festas de final de ano:

Um Estranho Numa Terra Estranha, de Robert Heinlein

Este clássico de ficção científica de 1961 ocupa um lugar especial na memória de Gates.

“Conheci Paul [Allen] nessa época e nos conhecemos conversando sobre ficção científica”, escreveu Gates sobre seu falecido amigo e cofundador da Microsoft. “Eu pensei que tinha lido muito, mas Paul me superou.”

“Um Estranho em uma Terra Estranha”, o livro de ficção científica favorito de Gates desde a juventude, conta a história de um humano que foi criado em Marte.

Ao ser trazido à Terra, ele luta para entender os conceitos humanos de religião e guerra.

"Adoro ficção científica que impulsiona seu pensamento sobre o que é possível no futuro”, escreveu Gates.

“Ele também faz a coisa clássica de ficção científica de usar um cenário obviamente fictício para fazer perguntas profundas sobre a natureza humana”, acrescentou Gates.

Surrender: 40 músicas, uma história, de Bono Vox

Gates chamou o livro autobiográfico lançado pelo vocalista do U2, Bono Vox, de “o melhor livro de memórias de uma estrela do rock que eu realmente conheço”.

O bilionário e o roqueiro de 62 anos, cujo nome é Paul Hewson, são amigos há mais de uma década. 

Eles geralmente trabalham juntos em esforços filantrópicos , aumentando a conscientização e os fundos em torno de áreas de interesse comuns, como mudança climática e saúde global.

Gates elogiou a visão dos bastidores do livro sobre como o U2 criou “algumas de suas canções mais icônicas” e o que manteve Bono e seus companheiros de banda próximos por mais de quatro décadas.

“Eles compartilham os mesmos valores. Todos os quatro são apaixonados por combater a pobreza e a desigualdade no mundo e também estão alinhados em manter sua integridade como artistas”, escreveu Gates.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin

Gates escreveu que ficou “impressionado” ao ler esta obra de 2005 da historiadora vencedora do Prêmio Pulitzer, Doris Kearns Goodwin.

“Team of Rivals”, sem tradução em português, é uma biografia aclamada pela crítica de Abraham Lincoln e dos homens que serviram em seu primeiro Gabinete, vários dos quais já haviam se oposto a Lincoln nas eleições presidenciais de 1860. 

O livro destaca a capacidade de Lincoln de reconciliar pontos de vista opostos entre seus próprios conselheiros e “tem muitos insights sobre Lincoln com os quais os líderes podem aprender hoje”, escreveu Gates.

“Ultimamente tenho pensado no livro de Goodwin porque parece muito relevante em 2022”, acrescentou. 

“Existem paralelos significativos entre o momento atual e a década de 1860, quando a nação estava lidando com uma insurreição violenta, questões difíceis sobre raça e divisões ideológicas entre estados e regiões.”

O Jogo Interior do Tênis: O Guia Clássico para o lado mental da Excelência no Desempenho, de Robert Gallwey

Mais do que um livro sobre como melhorar seu forehand, o trabalho de Gallwey de 1974 visa ser “um guia para o lado mental do desempenho máximo”.

Gates leu o livro pela primeira vez há mais de quatro décadas e, desde então, o leu várias vezes, acrescentando que ainda o oferece a amigos hoje porque “seus conselhos profundos se aplicam a muitas outras partes da vida”.

Gallwey, um treinador de tênis, escreveu sobre como o estado de espírito de um jogador pode afetar seu desempenho na quadra tanto quanto sua capacidade atlética. 

Gates disse que essas percepções ajudaram em sua carreira, especialmente com foco em críticas construtivas, em vez de ficar preso a erros.

“Para a maioria de nós, é muito fácil cair na autocrítica, o que inibe ainda mais nosso desempenho. Precisamos aprender a aprender com nossos erros sem ficarmos obcecados com eles”, escreveu Gates.

É uma lição que Gates admitiu anteriormente que precisava aprender, observando que nos primeiros dias da Microsoft, seus altos padrões para si mesmo e para os funcionários muitas vezes o tornavam um chefe intenso.

Em 2019, Gates lamentou a abordagem: “Parte disso nos ajudou a ter sucesso, mas tenho certeza de que parte foi exagerada.”

O sonho de Mendeleiev: A verdadeira história da química, de Paul Strathern

Se você visitar o escritório de Gates em Seattle, verá uma enorme exibição na parede com amostras de cada entrada na tabela periódica dos elementos.

O interesse do bilionário na tabela de períodos continua com “Mendeleyev’s Dream”, uma história da química de 2000 escrita por um acadêmico chamado Paul Strathern.

O nome vem do químico russo Dmitri Mendeleyev, que formulou a primeira versão da tabela periódica em 1869. É “o melhor livro que já li sobre a tabela periódica”, escreveu Gates.

“Além de ser uma bela obra de arte, a tabela periódica me lembra como uma descoberta pode levar a inúmeras outras”, continuou ele. 

“Toda a complexidade do universo vem das propriedades desse gráfico. Porque entendemos os átomos, podemos fazer chips e, portanto, podemos fazer software e, portanto, podemos fazer IA. Tudo volta para a tabela periódica.”

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.