É comum que investidores iniciantes decidam entrar no universo dos investimentos sem auxílio profissional, mas eles costumam cometer estes 5 erros terríveis das pessoas que investem por conta própria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Participar dos mercados financeiros é uma ótima ferramenta para fazer seu dinheiro trabalhar para você e aumentar a riqueza ao longo do tempo.

Mas esse caminho está repleto de armadilhas que você precisa evitar se quiser ter um resultado positivo no longo prazo.

O conceito de DIY, sigla para Do It Yourself ou “Faça Você Mesmo", dominou a internet nos últimos tempos.

Artesanato DIY, maquiagem DIY, decoração de casa DIY, móveis DIY, tudo se tornou DIY, onde não há necessidade de um intermediário ou profissional para ajudá-lo a fazer seu trabalho. 

Isso pode ser um bom passatempo ou uma agradável experiência se você pode entender tudo o que precisa ser feito e implementar perfeitamente, mas, na maioria das vezes, há boas chances de sair descontente com o resultado.

Afinal, você não tem a experiência, o tempo e as ferramentas necessárias para realizar tal tarefa.

Fazer um planejamento financeiro e investir por conta própria às vezes pode parecer que não é grande coisa, mas no meio do caminho, poderá descobrir que não contar com a ajuda de profissionais pode levá-lo a más escolhas e prejuízos já de cara. 

A ideia de cuidar dos seus investimentos também passa pela decisão inteligente de receber apoio de um profissional.

Veja os principais erros cometidos por quem decide investir por conta própria:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1- Investir por impulso/sem um plano

O erro mais comum das pessoas que investem por conta própria é investir sem ter um plano

Seus portfólios são baseados em conselhos de amigos, em ações da moda, sem nenhuma alocação precisa.

Muitos, nem mesmo sabem seu perfil de investidor e acabam se arriscando demais.

Como não suportam as quedas do mercado e possuem uma carteira que não as protege, acabam vendendo na pior hora, resultando em prejuízos gigantescos.

Depois, culpam a bolsa de valores de ser um investimento "perigoso".

Para ter ótimos retornos, é preciso um plano claro e bem pensado. 

Certifique-se de ter uma estratégia sólida e objetivos claros que fundamentam suas escolhas.

Respeite seu limite de tolerância ao risco para que suporte as oscilações do mercado.

Com o auxílio de um consultor de investimentos, você pode dormir tranquilo, sabendo que seu dinheiro está bem aplicado.

Já na primeira reunião, esse profissional vai traçar seu perfil e entender quais são seus objetivos

Com base em sua realidade financeira, irá elaborar um plano e desenvolver uma estratégia de investimentos personalizada para que você chegue até lá com segurança.

2- Não diversificar/diversificar errado

Geralmente, quem decide investir por conta própria esquece de considerar a diversificação ou diversifica em excesso, sem analisar a correlação dos ativos da carteira.

Por mais atrativo que um investimento seja, nunca aposte única e exclusivamente nele, afinal, se algo der errado, você perderá tudo.

Também não adianta ter vários ativos na carteira se eles se comportam de forma semelhante. Essa é uma falsa diversificação.

Uma carteira equilibrada consiste em classes e ativos descorrelacionados e em um número ideal.

Com uma carteira montada e diversificada, é possível atenuar os riscos e melhorar a rentabilidade.

Encontrar esse equilíbrio entre o risco e o retorno potencial é o grande desafio que os investidores individuais enfrentam. 

O consultor de investimentos pode fornecer esse balanceamento ideal entre esses investimentos, conforme o perfil e objetivos do cliente.

Dessa forma, o patrimônio pode aumentar de forma saudável e crescente ao longo do tempo, sem grandes percalços e perdas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3- Perseguir as tendências

Perseguir as tendências é um erro comum que as pessoas que investem por conta própria cometem.

Seja participando de um frenesi sobre as ações meme ou investindo na mais nova criptomoeda, os investidores tendem a seguir os próximos ativos "quentes" sem saber o porquê.

Esse erro de perseguir tendências é o que chamamos de FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida significa “medo de ficar de fora”.

Ele se caracteriza pela ansiedade e necessidade de saber o que outras pessoas estão fazendo e medo de ser excluído de qualquer ocasião.

Nos investimentos isso fica claro pelo medo de perder "a bola da vez" e as melhores oportunidades.

Já imaginou ver os outros ganhando dinheiro e você não? Esse é um caso clássico de FOMO.

Assim, os investidores tendem a acompanhar o mercado o dia todo para garantir o acesso a toda e qualquer informação e gastar um tempo excessivo tentando encontrar os melhores ativos.

Com isso, existem dois comportamentos que o investidor podem acabar caindo: 

O efeito manada, que é basicamente seguir a maioria, sem nenhuma análise racional do que está fazendo.

Geralmente, isso leva o investidor a comprar ativos na alta e vendê-los na baixa, tendo prejuízos.

Outra coisa que pode acontecer é a inércia. Com o excesso de informação, o investidor não consegue tomar nenhuma atitude e pode deixar escapar alguma oportunidade verdadeira.

Para driblar os efeitos do “medo de ficar de fora”, o investidor precisa desenvolver uma visão de longo prazo e deixar de pensar nos investimentos como apostas.

Boas "oportunidades" são frutos de muito estudo e análise de mercado. Portanto, trata-se de preparo, bom planejamento e comportamento financeiro.

Para investir certo e nunca mais se frustrar com baixa rentabilidade, nem com promessas falsas de ganhos das ações da moda, tenha ao seu lado um consultor de investimentos para montar uma carteira personalizada e diversificada.

Isso irá te ajudar a preservar e construir patrimônio com investimentos independente do cenário de mercado.

4- Querer enriquecer em pouco tempo

Na busca por dinheiro fácil e rápido, muitas pessoas cometem erros terríveis como cair em golpes e fraudes financeiras, esquemas de pirâmide, arriscar dinheiro que precisa em day trade, etc. 

Os investimentos não são um caminho curto, rápido e fácil para fazer dinheiro. 

Não acredite em promessas milagrosas, nem em retornos extraordinários em um curto período.

Quando se trata de investir, é preciso dar tempo para seus investimentos crescerem, principalmente se seu objetivo é viver de rendimentos ou como complementar o salário ou aposentadoria com renda de dividendos.

Quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, mais será possível maximizar seus retornos. 

Por isso, tenha uma estratégia de longo prazo, estude o mercado e os ativos para fazer as melhores escolhas e não esqueça de reavaliar os ativos e rebalancear a carteira de tempos em tempos.

Para evitar a falta de conhecimento para analisar um ativo e saber se os ativos continuam bons ou não, contrate um profissional de confiança para ajudar nas decisões.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

5- Investir dinheiro que precisará em breve

Muitas pessoas que investem por conta própria entram nos mercados antes de construir uma base financeira sólida e comprometem o dinheiro que podem precisar em breve em aplicações com pouca liquidez.

Antes de investir, é preciso estar no controle de orçamento, sabendo como gasta seu dinheiro e quanto tem disponível para investir.

A primeira coisa antes de iniciar em investimentos com menor liquidez, é construir uma reserva de emergência que possa acessar facilmente caso precise.

Depender de resgates de aplicações com vencimentos longos, ou de vender ações em um dia que não está propício é um erro terrível.

Para não perder dinheiro, a primeira coisa é controlar seu orçamento, depois, construir uma reserva para emergência e aí sim, partir para investimentos que contemplem seus objetivos.

Existem alternativas de investimentos para objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se você não sabe como cuidar dos seus investimentos ou escolher os melhores ativos, considere contratar uma consultoria de investimentos para parar de perder dinheiro e lucrar acima da inflação

Não corra o risco de errar

Você não precisa correr o risco de cometer estes 5 erros terríveis das pessoas que investem por conta própria se contar com uma ajuda especializada e serviços que realmente possam apoiar as suas escolhas.

Não negligencie o cuidado com seu dinheiro.

Ninguém vai cuidar melhor do seu dinheiro do que você mesmo e isso passa pela decisão inteligente de optar por uma ajuda profissional e consultar especialistas antes de tomar decisões financeiras importantes. 

A escolha de contratar um consultor de investimentos é para potencializar os ganhos nos investimentos e liberar mais tempo para que você use sua expertise para ganhar mais com seu trabalho. Deixe que o consultor cuide do resto.

Não deixe para procurar o consultor para ajudar a acertar as coisas depois que um erro foi cometido. Faça o correto desde o início.

A GuiaInvest Wealth é uma das primeiras a atuar no modelo de consultoria de investimentos no país de forma independente, transparente e sem conflito de interesses.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos