Pessoas que estão distantes da aposentadoria às vezes acabam contando mentiras sobre a vida de quem se aposenta cedo. Esses são os 3 maiores mitos sobre aposentadoria precoce que este milionário já ouviu.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Steve Adcock sabe bem sobre aposentadoria precoce. Em 2016, depois de anos subindo na escada corporativa, vivendo frugalmente e investindo o excesso de dinheiro que economizou, ele se aposentou aos 35 anos.

Com a ajuda de bons investimentos, ele e sua esposa podem viver tranquilamente a vida de "aposentados".

Naturalmente, como acontece com qualquer pessoa que vai contra o senso comum de que é preciso trabalhar até a velhice, Adcock tem seus críticos.

Desde que se aposentou, “ouvi algumas das mentiras mais estúpidas sobre a aposentadoria precoce de pessoas que nunca se aposentarão”, escreveu Adcock em um tweet.

O mito mais comum que ele ouve é: "Você vai ficar entediado, isso vai destruir seu relacionamento e você nunca mais vai trabalhar”, disse ele ao CNBC Make It.

O próprio Adcock rebateu porque cada uma dessas três impressões são mitos desde que você seja estratégico sobre seus planos de aposentadoria antecipada.

Mito 1: ‘Você vai ficar entediado’

“Vou ser honesto, com algumas pessoas isso vai ser verdade”, diz Adcock.

Existem pessoas que deixam o horário das sete às cinco apenas para descobrir que os dias estão ficando longos e chatos sem trabalho para fazer. 

Para evitar essa armadilha, Adcock aconselha você a começar a pensar em como passará seus dias muito antes de deixar o emprego. 

“Você precisa saber para o que está se aposentando, não apenas do que está se aposentando”, diz ele. “Se seu trabalho é seu único hobby, então você não deve se aposentar cedo.”

Adcock sugere levar alguns de seus hobbies ou ambições de aposentadoria para um test drive antes de realmente deixar seu trabalho em tempo integral. 

Pense se algo que você acha agradável aqui e ali pode se transformar em algo que você deseja fazer nas próximas décadas.

“Isso vai lhe dar a melhor chance de sucesso depois que você finalmente largar o emprego”, diz Adcock.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mito 2: ‘Isso vai destruir seu relacionamento’

Embora seu relacionamento não seja da conta de mais ninguém, há algo na ideia de que a aposentadoria precoce pode forçá-lo a passar muito mais tempo com seu parceiro. Para alguns casais, isso seria uma enorme bênção. Para outros, pode ser problemático.

“Eu já ouvi tantas vezes, ‘nós nos enlouqueceríamos’”, diz Adcock.

Talvez seja verdade que você e seu parceiro se irritariam se um ou ambos se aposentassem cedo. Mas isso certamente não precisa ser o caso. 

“O importante é que vocês dois tenham suas coisas separadas. Vocês não podem simplesmente ficar sentados em casa o dia todo ou provavelmente vão enlouquecer um ao outro”, diz Adcock.

Isso pode significar dedicar tempo a um grande projeto, como escrever um livro ou treinar para uma maratona. Ou talvez você comece um negócio ou escolha uma atividade paralela de que goste.

“Você precisa de algo que possa fazer separados para que, quando jantarem juntos, possam perguntar um ao outro: ‘Então, como foi seu dia?’”, diz Adcock.

Mito 3: ‘Você nunca mais vai conseguir trabalho’

Os críticos da aposentadoria antecipada afirmam que, depois de deixar a força de trabalho por vários anos, você não conseguirá recuperar sua antiga posição caso queira reentrar no mundo do trabalho.

Isso pode ser verdade, mas é um ponto discutível, diz Adcock. Após sete anos de aposentadoria, ele está bem ciente de que provavelmente não conseguiria voltar ao mesmo emprego com o mesmo salário e responsabilidades.

“Mas o outro lado da moeda é que não quero o mesmo emprego de volta”, diz ele. “Passei 15 anos da minha vida tentando escapar daquele emprego. Por que eu iria querer voltar para ele?”

Os críticos podem apontar que, se você se encontrar em uma situação financeira difícil, talvez precise um dia começar a trabalhar novamente para evitar ficar sem poupança para a aposentadoria.

Para isso não acontecer, é preciso um bom planejamento de aposentadoria, mas caso queira reingressar na força de trabalho, provavelmente será "em um trabalho ou carreira de que goste mais do que o que você tinha antes”, diz Adcock.

Pensando que você tenha economizado o suficiente para viver de renda pelo resto de sua vida, provavelmente não precisará de uma posição alta para preencher a lacuna.

“Provavelmente não vai ser como, ‘Ah não estou sem dinheiro. Tenho que voltar a ganhar seis dígitos’”, diz Adcock. “Talvez consiga um emprego de meio período de que goste.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.