Os irmãos Joesley e Wesley Batista transformaram uma pequena empresa familiar na gigante mundial JBS (JBSS3), uma das principais empresas do agronegócio no Brasil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os dois são os acionistas controladores da companhia por meio da J&F Investimentos, que controla ainda o Banco Original, Âmbar energia, Eldorado celulose, entre outras.

No entanto, o nome de Joesley Batista e de Wesley ganhou destaque nacional em 2017, quando se tornaram alvos da investigação da Operação Lava Jato.

Na época, houve o vazamento de uma conversa com o então presidente Michel Temer supostamente dando aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

No dia seguinte à divulgação da gravação, o pânico tomou conta dos investidores da Bolsa de Valores que, depois de um Circuit Breaker fechou com uma queda acentuada de 12%, no dia que ficou conhecido como Joesley Day

De acordo com depoimento de Joesley no acordo de delação premiada, o frigorífico JBS pagava propina a taxa de 4% do valor de cada contrato aprovado no BNDES.

O acordo também previu o afastamento de Joesley do cargo no grupo por cinco anos, entre outras medidas como o pagamento de R$ 10 bilhões como ressarcimento a instituições do governo federal prejudicadas por atos criminosos.

No entanto, a história da JBS é muito maior do que isso. Conheça um pouco mais da empresa e da trajetória dos irmãos Joesley e Wesley Batista do Grupo J&F.

Origem da JBS

A JBS teve origem com um açougue, a Casa de Carnes Mineira, em Anápolis, Goiás, que foi fundada em 1953, por José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, pai de Wesley Batista, Joesley Batista, Júnior Friboi, Valére Batista Mendonça Ramos, Vanessa Mendonça Batista e Viviane Mendonça Batista.

O açougue da família pegou carona na construção de Brasília, abastecendo os refeitórios das grandes empreiteiras envolvidas nas obras da capital federal. 

Com o nome mudado para Friboi, a empresa começou a crescer adquirindo frigoríficos e ampliando sua atuação para todo o Brasil.

Nenhum dos seis filhos de Zé Mineiro concluiu o ensino médio por causa da dedicação ao trabalho nas empresas da família.

No final dos anos de 1990, o grupo já havia adquirido grandes empresas do setor e controlava grandes frigoríficos brasileiros, como o goiano Anglo e o paulista Bordon. Logo, aquisições internacionais também ocorreram, como a do frigorífico argentino Swift Armour.

Em 2007 o grupo passou a se chamar JBS, abrindo seu capital na Bolsa de Valores como JBSS3.

Atualmente, a JBS conta com um portfólio de produtos diversificado com marcas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Friboi, 1953, Swift, Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Pilgrim’s Pride, Swift Prepared Foods, Primo, entre outras. 

A Companhia também atua com negócios correlacionados, como couro, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza.

Hoje, a JBS faz parte da holding J&F Investimentos, controlada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Além da maior produtora mundial de carne bovina e carne de frango, a J&F também controla a Eldorado Brasil, uma das maiores e mais modernas empresas de celulose do mundo, o Banco Original, o primeiro a permitir abertura de conta corrente 100% digital, o PicPay, maior app de pagamentos instantâneos do Brasil, além da Âmbar Energia, Flora, J&F Mineração e Canal Rural.

Desde então, a fortuna dos irmãos Batistas só cresceu. Hoje, eles figuram entre os brasileiros mais ricos e ocupam a 15ª posição na lista da Forbes dos bilionários do Brasil de 2023.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Joesley Batista?

Joesley Batista nasceu em Formosa, estado de Goiás, em 5 de fevereiro de 1972. O empresário é um dos donos e responsáveis pelo processo de expansão e internacionalização da JBS, onde foi presidente do conselho de administração.

Mesmo com muitas empresas na família, Joesley teve seu primeiro emprego com doze anos na área administrativa de uma fabricante de autopeças.

Com dezesseis anos, passou a trabalhar junto com seu irmão Wesley Batista na empresa de sabão da família chamada Flora.

Quando tinha vinte e poucos anos, a família adquiriu outro frigorífico de maior porte. Assim, os irmãos deixaram a fábrica de sabão e cada um foi tocar um empreendimento.

Joesley passou a administrar o frigorífico de Luziânia e não parou mais de crescer dentro e junto com os negócios da família.

“Desde cedo tinha vontade de ser alguém na vida”, disse Joesley, em entrevista de 2013, quando foi escolhido o Empreendedor do Ano pela revista DINHEIRO em razão da compra da Seara, um negócio de quase R$ 6 bilhões.

Quem é Wesley Batista?

Wesley Batista nasceu em Formosa, estado de Goiás, em 9 de abril de 1970. Foi diretor presidente e conselheiro da empresa JBS e responsável pela implementação das operações nos Estados Unidos.

Após retornar ao Brasil, em 2011, Wesley assumiu o cargo de presidente-executivo do grupo, função que era ocupada por seu irmão Joesley, que assumiu o conselho de administração da empresa na ocasião.

CO executivo permaneceu na presidência-executiva do negócio até 2017, quando seu nome foi ligado à Operação Lava Jato.

Atualmente, Joesley e Wesley são os acionistas controladores da JBS por meio da J&F Investimentos, uma empresa que dividem meio a meio.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.