A XP Investimentos lançou nesta segunda-feira (20) um cartão de crédito ligado à conta dos clientes na corretora.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O diferencial do cartão é que oferecerá cashback, ou seja, parte do dinheiro gasto de volta ao usuário, porém, em vez de crédito em conta, como funciona em outros serviços, o valor será devolvido na forma de aplicação em um fundo de investimentos exclusivo.

No momento, o produto está em fase de testes e será utilizado apenas por funcionários do grupo XP Inc. e agentes autônomos parceiros da plataforma de investimentos.

A corretora acredita que seja possível disponibilizar o cartão para um grupo de clientes até o final deste ano, e para toda a base de investidores da XP no começo de 2021.

Quer ser um dos futuros beneficiários do cashback do cartão XP? Abra aqui a sua conta gratuita.

O serviço é exclusivo para quem é cliente ativo da XP: investidores que tenham aportado recursos na plataforma de investimentos poderão solicitar o cartão, de bandeira Visa e com opção de ser utilizado internacionalmente.

O lançamento é fruto de uma parceria da corretora com a Visa. De acordo com Bruno Constantino, CFO e sócio da XP Inc., as companhias estão trabalhando juntas há um ano para desenvolver o produto.

Não será cobrada taxa de anuidade para os clientes da XP e o custo do fundo exclusivo da XP (em que os recursos do cashback serão aplicados) será “mínimo”, segundo Constantino.

“A ideia não é a XP lucrar, mas sim oferecer um produto que nosso cliente demandava e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a continuar investindo.”

Não será obrigatório deixar os recursos de cashback investidos no fundo exclusivo, mas o grupo não definiu ainda se haverá um tempo mínimo de permanência antes da retirada.

A XP também ainda não definiu a taxa de conversão do cashback, isto é, qual percentual do gasto do cliente no cartão será devolvido em forma de investimento. Essa taxa será calculada conforme os testes forem sendo realizados.

A cobrança de juros para quem não pagar as faturas em dia não foi definida ainda.

Isso ficará para a fase de testes, antes de o produto estar disponível para todos os clientes. Constantino afirmou que será menor do que a usada pelos bancos.

“Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no país da mesma forma que fizemos com os investimentos. Acreditamos que podemos transformar o segmento e mostrar que os cartões também podem ser um aliado para aumentar o potencial dos clientes como investidores”, disse o CFO da XP Inc.

“O modelo atual é confuso e os clientes precisam fazer um verdadeiro malabarismo para trocar os pontos por algo que realmente faça sentido".

"Com o investback, o cliente tem flexibilidade e liberdade para usar o dinheiro em algo que realmente queira. Com o tempo, inclusive, pode vir a se tornar uma forma complementar de crescimento do seu patrimônio”, completou.

Constantino garantiu ainda que mais serviços bancários serão implementados à conta dos clientes na XP, como pagamentos e a função de débito.

Quer ser um dos futuros beneficiários do cashback do cartão XP? Abra aqui a sua conta gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.