O que é Xetra?

Xetra é uma plataforma de tecnologia de negociação operada pela Frankfurter Wertpapierbörse (FWB), a Bolsa de Valores de Frankfurt

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ela oferece negociação eletrônica de ações, fundos, títulos, garantias e contratos de commodities.

A plataforma foi lançada em 1997, sendo o nome um acrônimo para Exchange Electronic Trading.

Atualmente, mais de 90% de todo o volume do DAX (índice de ações que representa 30 das maiores empresas da Alemanha) são feitos através da plataforma de negociação Xetra.

Apesar de ter sido desenvolvido para ser usado na Bolsa de Frankfurt, o Xetra expandiu-se para várias outras bolsas de valores em diferentes países da Europa e até em outros continentes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Xetra

O Xetra é operado pelo Grupo Deutsche Börse.

O grupo está sediado no centro financeiro de Frankfurt/Rhine-Main e possui filiais em Luxemburgo, Praga, Londres, Zurique, Moscou, Nova York, Chicago, Hong Kong, Cingapura, Pequim e Tóquio.

O sistema Xetra foi um dos primeiros sistemas globais de comércio eletrônico.

Ele surgiu para representar a maioria de todas as negociações de ações na Bolsa de Frankfurt. 

Vale mencionar que a Bolsa de Frankfurt (FRA) é uma das bolsas mais antigas do mundo e inclui índices notáveis, como o DAX , o VDAX e o Eurostoxx 50

Graças ao sucesso do Xetra, a FRA se destaca como uma das maiores e mais eficientes instalações para mercados de negociação do mundo. 

A FRA obtém grande parte de seus lucros a partir da plataforma Xetra, isso porque é através dela que muitos investidores estrangeiros entram na bolsa alemã.

Além de abrir os mercados alemães para maiores investimentos estrangeiros, atualmente está sendo usado pelas bolsas de valores da Irlanda, Viena e Xangai.

Ao todo, o sistema Xetra é usado em 18 países. Ao todo, existem aproximadamente 170 participantes comerciais na Xetra, e cerca de 50% são originários de fora da Alemanha. 

Outra informação importante sobre este sistema é que cerca de 30% de todas as negociações de fundos de investimentos negociados em bolsa na Europa continental são realizadas por meio da Xetra.

Como são a regulação e proteção do Xetra?

Com o objetivo de melhorar a continuidade dos preços e evitar desvios (negociações claramente errôneas, também chamadas de “erro do dedo gordo”), vários mecanismos de proteção estão em vigor na plataforma de negociação Xetra

Isso inclui a interrupção da volatilidade, interrupção da ordem de mercado e medidas de interrupção da liquidez. 

A negociação na plataforma de negociação Xetra é regida por regras claras, que se aplicam igualmente a todos os seus participantes. 

A supervisão independente do mercado é composta por:

  • Trading Surveillance Office (HÜSt);
  • Autoridade de Supervisão Cambial ligada ao Ministério da Economia, Transportes e Desenvolvimento Regional de Hessian;
  • Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin).

Diferenças entre Xetra, Bolsa de Frankfurt e DAX

Diante de tantos nomes e terminologias, é fácil confundir o que realmente é o Xetra.

Para situarmos nesse emaranhado de termos, vamos diferenciar o que é a Bolsa de Valores de Frankfurt (Börse Frankfurt), o Xetra e o DAX.

Primeiramente, temos que a Bolsa de Valores de Frankfurt é a bolsa de valores mais importante da Alemanha, onde as ações e títulos conversíveis são negociados.

Já o DAX é um índice de ações, equivalente ao espanhol Ibovespa (IBOV) na Bolsa de Valores do Brasil. 

O DAX é um índice de capitalização bolsista, constituído pelas 30 maiores empresas cotadas na Bolsa de Valores de Frankfurt. 

Por fim, o Xetra é a plataforma de negociação eletrônica da Bolsa de Valores Alemã, na qual 90% do volume total do DAX é negociado.

Ou seja, o Xetra não se refere à bolsa de valores em si, mas apenas a plataforma que serve de base para os negócios realizados com os ativos cotados na Bolsa de Frankfurt.