O que é Wealth Management?

Wealth management é um serviço de consultoria de investimento que combina outros serviços financeiros para atender às necessidades de clientes ricos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em tradução do inglês, wealth management significa gerenciamento de patrimônio.

Nesse tipo de serviço, o consultor coleta informações sobre os desejos e a situação específica do cliente e desenha uma estratégia personalizada para administrar o patrimônio. 

Como é usado para clientes de alto padrão, que geralmente tem uma elevada diversidade de bens e necessidades complexas, o wealth management deve dispor de uma ampla gama de serviços, como:

Embora as estruturas de taxas variem para cada tipo de serviço de gestão de patrimônio, o mais comum é que o custo total seja cobrado com base nos ativos sob gestão do cliente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Wealth Management?

O Wealth Management é mais do que apenas consultoria de investimento, pois abrange todas as áreas da vida financeira do indivíduo.

Além dos investimentos, o serviço de wealth management também cuida do planejamento tributário, gestão dos bens patrimoniais, do orçamento familiar, planeja a sucessão de negócios, entre outras coisas mais.

O wealth management é muito vantajoso para certas pessoas pois a integração de todos os serviços de consultoria torna a gestão mais eficiente e fácil.

Em vez de tentar seguir conselhos e vários produtos de vários profissionais, os indivíduos de alto patrimônio podem se beneficiar mais ao contratar uma única assessoria que cuidará de tudo ao mesmo tempo.

Nesse método, um gerente de patrimônio coordena os serviços necessários para gerenciar os ativos de seus clientes, juntamente com a criação de um plano estratégico para suas necessidades atuais e futuras.

O trabalho de wealth management não é simples e fácil. Muitos gestores de patrimônio devem, inclusive, se especializar em várias áreas, como a gestão de patrimônio internacional, por exemplo.

Isso porque os clientes de alto padrão tendem a ter uma grande diversidade patrimonial, incluindo empresas e investimentos em outros países.

Em certos casos, um consultor de wealth management pode ter que coordenar a entrada de especialistas externos (como advogados e contadores) para elaborar estratégias focadas em objetivos específicos.

É também comum que os gestores de fortunas também forneçam serviços de consultoria sobre atividades filantrópicas, visto que essa é uma atividade comum entre os ricos.

Certificação para trabalhar com Wealth Management

Um bom consultor da área de wealth management costuma ter as certificações desejadas para atestar a capacidade técnica.

No Brasil, o principal certificado para ser gestor de patrimônios é a CFP (Certified Financial Planner).

Essa é uma certificação profissional preparatória, de cunho não obrigatório, para o exercício da função de planejador financeiro.

Apesar de não ser obrigatória, a CFP é um diferencial para quem busca as melhores oportunidades, sendo, portanto, o principal certificado para quem deseja atuar como planejador financeiro.

A entidade responsável pelo desenvolvimento, gerenciamento e promoção da CFP é a instituição norte-americana FPSB (Financial Planning Standards Board).

A única entidade associada à FPSB, no Brasil, que possui autorização para conceder a certificação CFP, é a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

A CFP garante ao profissional certificado o reconhecimento, por parte do mercado nacional e internacional, de seus conhecimentos que abrange as seis áreas destacadas abaixo:

  • Planejamento Financeiro e Ética;
  • Gestão de Investimentos;
  • Planejamento da Aposentadoria;
  • Gestão de Riscos e Seguros;
  • Planejamento Fiscal;
  • Planejamento Sucessório.

Mundialmente reconhecida, a CFP tem grande importância para quem exerce atividades comuns ao planejamento financeiro, além de ser útil para profissionais que desejam expandir suas possibilidades perante o mercado de trabalho.

Vale ressaltar que o Certificado do Planejador Financeiro é um dos certificados financeiros de maior prestígio.