Warren Buffett pode não estar interessado em criptoativos, mas sua neta está.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O megainvestidor, de 91 anos, é um crítico do bitcoin e da compra de arte como investimento.

Warren Buffett já fez críticas duras ao Bitcoin ao longo dos anos, dizendo que “não tem valor” e chegou a chamá-lo de “veneno de rato ao quadrado”, proclamando que nunca possuirá nenhum. 

Já sua neta, Nicole Buffett, de 45 anos, está cada vez mais envolvida com criptomoedas.

Em recente entrevista ao Institucional Investor, a artista plástica disse que já se beneficiou muito com o crescimento dos NFTs para vender suas pinturas, principalmente durante a pandemia.

O mercado de colecionáveis digitais vem batendo recordes. Somente em agosto os NFTs movimentaram US$ 2,3 bilhões.

Os NFTs (tokens não-fungíveis) são ativos digitais que certificam um produto como único.

Uma variedade de itens podem ser tokenizados, como fotos, pinturas, colagens, composições musicais, arquivos de jogos, vídeo e áudio; tweets, textos, memes, etc e vendidos.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Ganhando dinheiro com NFTs

Apesar de um começo desafiador, Nicole diz agora estar adaptada a tecnologia dos NFTs.

Desde que ofereceu seus primeiros NFTs, a maioria digitalizações de suas pinturas no mundo real, ela já lançou quatro coleções e as vende em Ether (ETH).

Para Nicole Buffett, criar NFTs de suas pinturas, especialmente durante a pandemia, quando mostras de arte e aberturas de galerias eram quase impossíveis, permitiu que ela expandisse seu círculo de compradores globalmente.

“NFTs são realmente arte como dinheiro, arte como moeda, o que significa que há mais acessibilidade para artistas e para pessoas que querem comprar arte”, diz ela à Institutional Investor. 

Ela elogiou a tecnologia dizendo que quadruplicou sua renda vendendo NFTs.

Mas como fazer um NFT, exatamente? 

“Um token não fungível é basicamente um JPEG. É digital; é a arte que é vista em uma tela”, diz Nicole Buffett. 

Buffett cria imagens de alta resolução de suas pinturas, faz photoshop para "torná-las perfeitas e extra-digitalizadas", depois as salva e carrega em uma plataforma NFT como OpenSea

A plataforma, que ela vincula a sua carteira digital, cobra pelo processo de cunhagem e também permite que ela venda seu trabalho. 

“A pintura original é chamada de 'física', mas algumas pessoas nem mesmo querem a pintura física quando você a oferece junto com o NFT”, diz Buffett. 

“Talvez eles não tenham espaço para isso, ou estejam viajando. Alguns se sentem comprometidos com o valor da NFT. ” 

Nicole aplica a filosofia de Investimento do avô 

Mesmo que Nicole e Warren Buffett discordem sobre os criptoativos, sua abordagem nas finanças descentralizadas foi moldada pela filosofia de investimento de seu avô.

Para ela, a metodologia usada para investir em NFTs ou arte não é muito diferente daquela usada para investir em ações, títulos ou qualquer outra classe de ativos.

“Meu avô vai olhar para algo e perguntar: ‘tem integridade? Tem o valor de sustentação? Quais são os componentes; Você pode quebrá-los? Qual é o conceito por trás disso? Já esteve no mercado antes, e alguém já comprou ou vendeu isso?’ A arte é muito parecida com isso”, disse a artista.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.