Warren Buffett disse que o impacto econômico da pandemia de coronavírus teve consequências desiguais e que a imprevisibilidade ainda está longe do fim.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em entrevista à rede americana CNBC, que foi ao ar na terça-feira (29), o lendário investidor falou sobre as consequências econômicas da pandemia que estão caindo desproporcionalmente nas pequenas empresas.

“O impacto econômico foi extremamente desigual onde ... muitas centenas de milhares ou milhões de pequenas empresas foram prejudicadas de forma terrível, mas a maioria das grandes empresas se saiu bem”, disse o CEO da Berkshire Hathaway (BERK34).

Em muitos países, incluindo os EUA, os bloqueios induzidos pelo COVID-19 prejudicaram as pequenas empresas, já que suas fábricas e lojas foram forçadas a fechar suas portas enquanto grandes varejistas e gigantes do e-commerce conquistaram de vez esses clientes. 

“Não acabou”, disse o investidor de 90 anos. 

“Quero dizer, em termos de imprevisibilidade ... tem sido muito imprevisível, mas funcionou melhor do que as pessoas esperavam para a maioria das pessoas e empresas. E isso não é culpa deles, mas dizimou todos os tipos de pessoas e suas esperanças. ”

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Impacto desigual

Para algumas empresas, como concessionárias de automóveis, a pandemia criou um "sucesso fabuloso" e trouxe até lucros inesperados, disse Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire.

“Não criou apenas um retorno ao normal; criou um sucesso fabuloso que eles não previam”, disse Munger. “As concessionárias de automóveis estão ganhando dinheiro que não teriam recebido, exceto pela pandemia.”

Devido ao fechamento de fábricas e à escassez global de semicondutores, as montadoras e as concessionárias tiveram lucros maiores e venderam veículos antes mesmo deles chegarem às concessionárias.

Munger sabe o que está falando, já que a Berkshire Hathaway Automotive é um dos maiores grupos de concessionárias da América, com mais de 78 revendas operadas de forma independente. 

A maior lição da pandemia

Buffett disse que a maior lição que aprendeu com a pandemia é o quão mal preparado o mundo pode estar para situações de emergência. Tanto para esta como para as que estão prestes a acontecer.

“Aprendi que as pessoas não sabem tanto quanto pensam que sabem. Mas a maior coisa que você aprende é que a pandemia estava prestes a ocorrer, e esta não é a pior que se possa imaginar ”, disse Buffett. 

“A sociedade passa por um período terrível de preparação para coisas que são remotas, mas são possíveis e ocorrerão mais cedo ou mais tarde.”

“Haverá outra pandemia, nós sabemos disso. Sabemos que existe uma ameaça nuclear, química, biológica e agora cibernética. Cada um deles tem possibilidades terríveis ”, disse Buffett. 

“E fazemos algumas coisas a respeito, mas ... simplesmente não é algo que a sociedade pareça particularmente capaz de enfrentar por completo.”

“Charlie e eu temos tido muita sorte em muitos aspectos. Mas a coisa mais sortuda foi realmente estar por perto nesta época e lugar ”, disse Buffett. 

“Como podemos realmente fazer isso para que a humanidade, daqui a 50, 100 e 200 anos, possa desfrutar de uma vida incrivelmente melhor que poderia ser desfrutada sem estragar tudo?”

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.