A famosa convenção anual da Berkshire Hathaway, nos EUA, foi realizada ontem, 02/05. No evento, realizado virtualmente esse ano, Warren Buffett deu conselhos importantes para quem investe.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A gestora de investimentos americana Berkshire Hathaway organiza anualmente uma convenção, na qual um dos pontos altos é a apresentação de Warren Buffett.

Buffett ocupa o cargo de presidente desde 1970 e é chamado de "oráculo de Omaha", em razão de seu sucesso na escolha de ativos que trazem alto retorno em longo prazo. Há mais de quatro décadas o ganho anualizado fica no patamar de 21%, dobro do S&P 500.

Este ano, pela primeira vez, o evento foi realizado online, em razão da pandemia de Coronavírus. Ele foi transmitido para todo o mundo pelo Yahoo Finanças. A palestra de Buffett trouxe importantes conselhos para os investidores.

Para Buffett, é preciso confiar nos EUA

O principal conselho de Warren Buffett foi acreditar na capacidade de recuperação da economia e do mercado financeiro do país. Segundo ele, não é possível saber quando a bolsa vai subir, mas sabe-se que os Estados Unidos vão continuar avançando.

Esse conselho está de acordo com a visão que Buffett sempre defendeu para a melhor estratégia de investimento, o Value Investing, que consiste em escolher ações de empresas analisando quais negócios têm melhor perspectiva de sucesso e crescimento em longo prazo.

Não é o momento de fazer operações com alavancagem

Outro conselho importante é que as pessoas não devem alavancar seus investimentos, ou seja, conseguir dinheiro para investir por meio de dívida, como empréstimos.

Conforme Buffett destacou em sua apresentação, apesar de confiar na recuperação dos EUA, o momento atual com a pandemia é de incerteza. Portanto, contrair dívidas é muito arriscado.

Recomendação é investir em fundos S&P 500

Buffett ainda aconselhou os investidores que desejam acompanhar a recuperação do mercado a investir em um fundo vinculado ao índice S&P 500, que reúne as empresas de maior valor da bolsa americana.

Por outro lado, ele não recomendou a compra de títulos do Tesouro, afirmando que, considerando a baixíssima taxa de juros atual, as ações devem render mais em longo prazo.

Buffett destacou que, se as ações forem tratadas como um investimento, e não uma aposta, elas são uma opção sólida.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita