O que é WACC?

WACC é a sigla para Weighted Average Cost of Capital, que significa Custo Médio Ponderado de Capital.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O WACC mede o custo de uma empresa para ter acesso às diversas fontes de capital. 

Esse indicador considera desde as dívidas de uma empresa com bancos, passando por títulos de dívida emitidos, até ações que são vendidas no mercado, juntamente com o seu patrimônio.

Esse indicador é importante pois nos ajuda a mensurar qual o custo do capital de uma empresa e qual deverá ser o seu retorno mínimo para que valha a pena o investimento.

Também pode ser usado por administradores para avaliar se vale ou não a pena seguir com um projeto específico dentro da empresa ou um empreendimento maior.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o WACC?

Como o próprio nome diz, o WACC é um cálculo do custo de capital de uma empresa em que cada categoria de capital é ponderada proporcionalmente.

Todas as fontes de capital, incluindo ações ordinárias, ações preferenciais, títulos e qualquer outra dívida de longo prazo, são incluídas no cálculo do WACC.

O WACC é calculado multiplicando o custo de cada fonte de capital (dívida e patrimônio líquido) por seu peso relevante pelo valor de mercado e, em seguida, somando os produtos para determinar o total.

Basicamente, o WACC pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:

WACC=(V/E × Re) + (V/D × Rd×(1 - Tc))

  • E=Valor de mercado do patrimônio da empresa
  • D = Valor de mercado da dívida da empresa
  • V = E+D
  • Re = Custo do capital príprio (patrimônio)
  • Rd = Custo da dívida (financiamentos)
  • Tc = Taxa de imposto de renda

​Na fórmula acima, podemos ver que o WACC se refere ao somatório de dois termos.

O primeiro é referente ao custo do capital próprio, o qual se refere à fonte interna de financiamento.

Neste caso, o E/V representa a proporção de financiamento baseado em capital interno da companhia (ou capital próprio).

Já a segunda parte é representada pelo custo de financiamento externo (títulos, dívidas, etc). Neste caso, o D/V representa a proporção de financiamento baseado em dívida. 

Para facilitar o trabalho, o WACC pode ser calculado no Excel, de modo que a maior parte do esforço será gasto para levantar os dados de cada ponto da fórmula.

Como interpretar o WACC?

O WACC representa a média dos custos dos vários tipos de capital que uma empresa usa para financiar suas atividades, de modo que cada um é ponderado por seu uso proporcional em uma determinada situação. 

Fazendo uma média ponderada dessa forma, podemos determinar quanto de juros uma empresa deve para cada unidade monetária que financia.

A dívida e o patrimônio são os dois componentes que constituem o financiamento de capital de uma empresa. 

Os credores e acionistas esperam receber certos retornos sobre os fundos ou capital que forneceram. 

Uma vez que o custo de capital é o retorno que os proprietários de ações (ou acionistas) e os detentores de dívidas esperam, o WACC indica o retorno que ambos os tipos de partes interessadas (proprietários de ações e credores) podem esperar receber. 

Simplificando o termo, podemos dizer que o WACC é o custo de oportunidade do investidor ao assumir o risco de investir dinheiro em uma empresa.

Sendo assim, o WACC de uma empresa é o retorno mínimo exigido para valer a pena o seu investimento. 

Caso o retorno sobre o capital (ROE - Return on Equity) seja menor que o WACC, então é sinal de que a empresa não está remunerando seu capital de forma suficiente para pagar o custo das dívidas e o capital dos acionistas.

Por isso é importante analisar o WACC juntamente com outros indicadores para fazer uma boa avaliação sobre as ações de uma empresa.

Caso queira saber mais sobre o tema, saiba que temos um artigo completo sobre análise fundamentalista de ações aqui no site.