O que é Venda Sobre Oferta (VSO)?

Venda Sobre Oferta (VSO) é um indicador utilizado no mercado imobiliário que serve para mostrar o total de imóveis comercializados em relação ao total disponível para a venda.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele indica se o total de vendas realizadas por um empreendimento imobiliário foi em linha com o previsto para um determinado período de tempo.

Além disso, o VSO é um importante indicador que revela como está a atividade do setor imobiliário em uma data específica, de modo que, ao comparar com o histórico passado, podemos saber como este mercado evoluiu.

O VSO pode, inclusive, ser uma ferramenta útil para analisar alguns tipos de Fundos Imobiliários, como os que investem no setor de desenvolvimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular a Venda Sobre Oferta (VSO)?

O VSO visa demonstrar o percentual de unidades comercializadas em relação a um total de disponíveis.

É a relação em unidades das vendas líquidas  no período sobre a oferta inicial mais os lançamentos do período, ou seja, mede o percentual da oferta vendida no mês de referência da pesquisa.

Basicamente, a fórmula do VSO é muito simples:

VSO = VENDAS / (VENDAS + OFERTA)

Há, inclusive, três instituições que coletam as informações no mercado e calculam o valor do VSO mensalmente:

Entende-se como oferta as construções prontas que já estão no portfólio das construtoras, acrescidos dos lançamentos entregues naquele período. 

Já as vendas são auto explicativas: são as vendas feitas aos clientes e que já podem ou não ter sido quitadas.

Como interpretar a Venda Sobre Oferta (VSO)?

A interpretação do VSO pode ser feita de várias formas. 

É possível fazer o cálculo para o nível regional, municipal, estadual ou nacional. Vai depender do tipo de análise que se quer fazer.

Isso porque, um índice nacional, por exemplo, pode apontar para um comportamento amplo e não ser preciso para uma determinada região. 

É interessante que se realize um estudo de tendência mercadológica com amplo espectro, mas que ocorra uma busca mais específica da localização do empreendimento a ser construído para que haja uma comparação mais realista.

Além disso, deve-se atentar para o período de tempo para o cálculo do VSO.

Geralmente se calcula o indicador para um período de 12 meses, mas nada impede que se faça por períodos maiores ou menores.

Da mesma forma que a opção por região, aqui tem-se que o período ideal dependerá do projeto e do que se pretende avaliar.

No geral, quanto maior o valor do VSO, melhor, pois significa que os empreendimentos feitos e planejados estão sendo negociados, não havendo ociosidade ou capital parado no setor naquele período.