O que é Volume de Negócios?

Volume de Negócios é a quantia de negócios feitos com uma ação ou título no mercado financeiro ao longo de algum período de tempo, geralmente ao longo de um dia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa é uma informação importante para investidores pois nos fornece um indicativo sobre os ânimos dos participantes do mercado em geral.

Se o volume de negócios for alto é sinal que há muitos participantes comprando e vendendo ações no mercado financeiro. 

Isso pode ser um sinal de que o interesse dos investidores por aquele ativo está elevado ou que muitos estão tentando sair daquele ativo.

Por outro lado, se o volume estiver baixo é sinal que os participantes não estão interessados em comprar ou vender naquele dia. 

Em outras palavras, se há menor interesse, então há menos players posicionados e menor briga naquelas faixas de preço.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Volume de Negócios?

O volume de negócios é um indicador muito simples de ser calculado.

Ele indica apenas o número de negócios feitos com um ativo específico, sem mencionar quantas ações ou volume financeiro estão sendo transacionados naquele momento.

Por exemplo, suponhamos que um agente A compra 500 ações da PETR4 de dois agentes que estão vendendo quantidades distintas.

Neste caso, o agente B está vendendo 200 ações e o agente C está vendendo 300 ações.

O que ocorre é que todas as ações ofertadas por B e C irão para o agente A. Com isso o volume de negócios será de 1.

Com o dinheiro recebido, os agentes B e C irão, em seguida, comprar ações de outras empresas. Enquanto B comprará ações de ITUB4, C irá adquirir ABEV3.

Sendo assim, podemos calcular o volume de negócios que ocorreu entre estes três investidores:

Volume de negócios = 1 (negócio envolvendo A, B e C) + 1 (agente B compra ITUB4) + 1 (agente C compra ABEV3) = 3

Portanto, ao todo, houve três negócios diferentes envolvendo os investidores em questão.

Reparou como o número de ações transacionadas e seus respectivos valores não foram levadas em conta?

Caso você queira saber essas outras informações, saiba que existem outros tipos de volume calculados no mercado financeiro.

Tipos de Volume

Como vimos, o volume de negócios mensura apenas o número de negócios feitos, não considerando o número e preço das ações negociadas.

Caso queira saber essas informações, devemos consultar dois outros tipos de volume, que são o volume financeiro e volume quantidade.

Volume Financeiro é calculado pela multiplicação do número de ativos negociados pelo valor dos ativos, exatamente igual ao exemplo antes citado. 

Se o agente A compra 500 ações de B e C ao preço de R$20,00 então o volume financeiro é de R$1000,00.

Volume Quantidade se refere ao número de ativos negociados. 

Se A compra 500 ações de B e C, então o volume quantidade será de 500.

Como interpretar o volume de negócios?

Como dito anteriormente, o volume de negócios (como também os demais tipos de volume) serve para nos indicar como estão os ânimos dos investidores em geral.

Entretanto, não podemos olhar apenas para este indicador de forma isolada. É preciso também analisar o movimento de preços.

Um volume de negócios elevado, acompanhado de aumento da cotação de uma ação, pode indicar que uma tendência de alta esteja se iniciando, revelando uma janela de oportunidade para entrar naquela ação.

Isso ocorre principalmente quando há alguma notícia positiva que faz com que os investidores fiquem animados em comprar aquele ativo.

Por outro lado, caso o volume seja alto mas acompanhado de uma queda nos preços, pode ser um sinal de que algo ruim aconteceu e que, portanto, haja uma deterioração das expectativas com aquela ação.

Neste caso, pode haver uma corrida para sair do ativo.