Te incomoda investir somente através de fundos e perder as melhores oportunidades do mercado por não ter controle sobre seus investimentos?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ter uma carteira de investimentos cheia de fundos é algo comum entre investidores iniciantes que não possuem conhecimento para analisar por conta própria ou entre aqueles que não têm tempo para cuidar dos seus investimentos.

O excesso de fundos de investimentos também é visto em pessoas assessoradas por agentes autônomos de investimento.

Mas o que há de errado em investir somente através de fundos?

Essa é uma pergunta muito interessante, já que cada forma de investir possui vantagens e desvantagens.

Investir em fundos de investimento é um ótimo meio de começar a interagir com o mercado, trazer diversificação e a praticidade de ter uma gestão especializada para decidir onde e quando investir.

Por outro lado, é fundamental observar as taxas cobradas, a baixa rentabilidade e a chance de ter uma carteira totalmente desalinhada com seus objetivos.

Ter uma carteira própria de ações, montada de acordo com a sua realidade, perfil e objetivos tende a gerar frutos melhores do que confiar seus recursos a fundos de terceiros.

Neste artigo, quero abordar os principais pontos positivos e negativos de investir através de fundos e de investir por conta própria, além de mostrar uma terceira alternativa que pode ser do seu interesse.

Investimento através de fundos

Os fundos de investimentos são veículos de investimentos em forma de “condomínio”, na qual o investidor compra cotas do fundo e pode ganhar com sua valorização e, dependendo do tipo, ganhar proventos.

Os recursos são geridos por um gestor profissional. É ele quem escolhe, de acordo com os critérios estabelecidos na lâmina do fundo, quais ativos comprar ou vender.

Dentre as vantagens de investir em Fundos de Investimentos destacam-se:

Diversificação

Os fundos de investimentos possibilitam uma maior facilidade de diversificação da carteira.

Mesmo com pouco capital é possível distribuir o patrimônio em diversos tipos de ativos, uma vez que um único fundo investe em dezenas de ativos.

Gestão profissional

Os fundos são controlados por um gestor profissional, que, em teoria, tem mais conhecimento e pode escolher as melhores opções para seu dinheiro render mais.

Menor energia e tempo gastos

Ao investir através de fundos você não precisa se preocupar onde investir, pois o gestor já faz isso. Dessa forma, você não precisa escolher onde investir e quando vender.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por que não investir em fundos

Ao investir através de um fundo, você está pagando a um gestor para comprar e vender as ações e outros ativos.

Na teoria, você espera que o fundo bata seu índice de referência e entregue um resultado superior à média do mercado.

Afinal, existe um gestor qualificado e certificado, auxiliado por dezenas de analistas cuidando do fundo. 

Entretanto, muitas pesquisas mostram que não é isso que acontece.

As performances da grande maioria dos fundos não produz resultados melhores que compras e vendas aleatórias.

A pesquisa mais famosa sobre isso é a SPIVA (Standard & Poors Indices Versus Active) e mostra que, no Brasil, em 2021, mais de 60% gestores ativos de todas as categorias se saíram mal em relação a seus respectivos benchmarks em todos os períodos observados.

A exceção é dos Fundos Brasil Large Cap, onde 66,67% dos Fundos tiveram desempenho superior ao seu benchmark.

Os gestores de fundos ativos tiveram o pior desempenho foram os da categoria mid/small cap, onde apenas 8,45% dos gestores conseguiram bater o seu benchmark durante o período de 10 anos.

Mesmo performarmando acima do índice de referência, a maioria não consegue manter o resultado consistentemente por períodos mais longos.

Então, por que pagar a alguém que não tenha um longo histórico de ganhos consistentes e boas perspectivas para o futuro?

O custos de grande parte dos fundos são injustificáveis.

As desvantagens de investir somente através de fundos ainda incluem:

Custos

Ter um gestor profissional cuidando do seu dinheiro se reflete em maiores custos.

Os fundos de investimento cobram uma taxa de administração que serve para custear a administração e também o trabalho do gestor do fundo.

Esse valor é expresso em percentual anual e incide sobre o montante investido.

Outra taxa presente nos fundos de gestão ativa é a taxa de performance, que é cobrada toda vez que a rentabilidade supera um índice de mercado.

O objetivo dessa taxa é remunerar o bom desempenho do Fundo.

Na média, os fundos cobram 2% a.a. de taxa de administração e 20% de taxa de performance. 

Conflito de interesses

Os fundos são produtos comerciais e precisam estar sempre "bem" para atrair mais cotistas.

Dessa forma, existe um viés maior em performar melhor no curto prazo e deixar o longo prazo em segundo plano. 

Além disso, a ânsia por buscar uma maior taxa de performance faz com que os gestores tomem mais riscos ou tomem muito pouco risco para se manter "na média". 

Tributação

Quando você investe através de fundos perde os benefícios tributários que as ações individuais proporcionam para vendas de até R$ 20 mil por mês.

Dessa forma, terá que pagar IR sobre seus ganhos, independente do volume e dos dividendos.

O IR dos fundos de investimento varia conforme a categoria de fundo de investimento.

Por fim, ainda existe o come-cotas, uma categoria de tributação especial que incide sobre alguns tipos de fundos de investimentos e antecipa o imposto  a cada 6 meses.

Rentabilidade

Os fundos geralmente têm dificuldade em bater os índices de referência, como Ibovespa ou CDI

Um dos motivos para isso é o tamanho do fundo. Quanto mais recursos, mais difícil fica superar o mercado.

Por isso, muitos bons fundos fecham para captação e você não tem mais acesso a ele.

Uma coisa que afeta a rentabilidade dos fundos é a falta de visão de longo prazo dos gestores e também dos cotistas.

Assim, em momentos de crise no mercado, muitos investidores pedem o resgate. Esses resgates em massa podem prejudicar a performance do fundo como um todo.

Menor controle sobre os ativos investidos

Quando se investe em um fundo só se tem uma ideia geral da estratégia, mas não sabemos exatamente os ativos para onde vai o dinheiro.

As movimentações feitas pelo gestor do fundo só são divulgadas cerca de três meses depois de realizadas.

Portanto, você pode se sentir incomodado em não saber exatamente todas as informações do que está sendo feito com o seu próprio dinheiro.

Desalinhamento de perfil

Justamente por não saber exatamente onde está o dinheiro, o investimento pode estar desalinhado ao seu perfil.

Carteira própria de investimentos

O melhor, para a maioria dos investidores é ter sua própria carteira de investimentos. Assim, se tem o maior controle e segurança de investir nas melhores opções para seu perfil e objetivos.

Mas investir por conta própria também tem seus pontos positivos e negativos.

Vantagens de ter uma carteira própria de investimentos

  • Personalização: O investidor tem maior controle sobre os ativos que compõem a carteira, fica muito mais fácil de alinhar ao seu perfil de investidor e escolhas pessoais;
  • Menores custos: O investidor Pessoa Física possui diversas vantagens fiscais de investir por conta própria, como isenção de impostos para vendas de ações até R$ 20 mil por mês, dividendos isentos de IR e ausência de taxas de administração e performance.

Desvantagens de ter uma carteira própria de investimentos

  • Dificuldade em diversificar a carteira: Caso o investidor possua um volume muito pequeno, fica mais difícil diversificar a carteira. Requer ainda um conhecimento de alocação de ativos;
  • Mais tempo e energia gastos: Investir por conta própria requer mais tempo estudando, avaliando ações e montando a carteira;
  • Maior risco de cometer erros financeiros: Se até os grandes gestores têm dificuldades em bater o mercado, o investidor amador tende a cair mais facilmente nos vieses comportamentais ao investir, como o efeito manada e outras armadilhas letais para seu patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Investir em fundos ou por conta própria? Qual a melhor opção?

Investir em fundos ou por conta própria são duas modalidades que têm vantagens e desvantagens.

Se por um lado é muito difícil escolher um bom fundo de investimento para investir, existem fundos que entregam uma boa rentabilidade e diversificação.

Também pode ser muito difícil montar a sua própria carteira de investimentos, mas há investidores que conseguem fazer isso com maestria.

Embora ter uma carteira individual, que contemple seu perfil e objetivos seja a melhor alternativa, no final, a escolha varia de investidor para investidor.

Se te incomoda investir somente através de fundos, eu entendo, afinal, eles têm muitas desvantagens como vimos anteriormente.

Também entendo que você não tem tempo para estudar as ações da bolsa e por isso opte por um fundo de ações e use as horas livres para passar com a sua família, brincando com os seus filhos ou simplesmente assistindo sua série favorita para descansar do trabalho.

Mas não dá para ficar tranquilo quando o seu dinheiro está mal investido e rendendo muito menos do que poderia.

Por isso, existe uma terceira alternativa, que mescla as melhores características dessas duas formas de investir: o serviço de uma consultoria de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao contratar um consultor de investimentos você gera muito mais valor pelo mesmo preço que está desperdiçando com os fundos de investimento.

No GuiaInvest Wealth você tem ao seu lado especialistas para te ajudar a montar a melhor estratégia de investimentos de acordo com a sua realidade.

Esse profissional vai te recomendar quais classes e quais ativos adquirir para otimizar a relação entre risco e retorno.

Essa é uma alternativa para quem não tem tempo ou conhecimento para investir direto em ações ou está cansado de perder dinheiro através de um fundo.

Saiba como contratar o melhor consultor de investimentos e ter a expertise de profissionais qualificados para alocar seus recursos e te ajudar a conquistar seus objetivos financeiros através dos investimentos.

Tudo isso sem utilizar apenas fundos de terceiros nas recomendações. 

O foco na Wealth é a construção de uma carteira personalizada para potencializar seus resultados sem abrir mão da segurança.

Faça parte você também de uma das melhores consultorias de investimentos do Brasil.

Para saber o que fazer com seus investimentos, responda 5 perguntas rápidas e receba meu aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos