Você possui pelo menos 1 viés comportamental que pode te levar a erros financeiros caros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A maioria das decisões que tomamos no dia-a-dia envolve algum tipo de atalho mental, ou seja, uma parte automática de nosso cérebro, fora de nossa percepção consciente.

Há momentos, porém, em que estes atalhos mentais nos desviam do caminho certo e se transformam em vieses comportamentais.

Veja um investidor típico, por exemplo. Durante todo o processo de investimento, desde a coleta de informações até a escolha dos ativos e sua venda ou não, está cheio de obstáculos.

A complexidade das decisões financeiras envolvem muito mais dinheiro do que quando se trata de atalhos que usamos na vida cotidiana.

Se o investidor se basear apenas em sua intuição ou viés, isso pode influenciar seu julgamento e tomada de decisão, levando a decisões ruins e até prejudiciais.

É por causa dos vieses comportamentais que muitos investidores vendem uma ação com bons fundamentos quando ela cai, quando o racional a ser feito seria aproveitar para comprar mais na baixa.

É também o que leva investidores a ignorar as avaliações ruins de um ativo e acreditar que ele vai se recuperar mesmo que tenha perdido os fundamentos que o levaram a investir inicialmente.

Erros comportamentais como estes custam milhões aos investidores todos os anos.

Você provavelmente também carrega vieses inconscientes que afetam sua tomada de decisões financeiras e que provavelmente estão lhe custando dinheiro.

Segundo estudo de finanças comportamentais da Morningstar, 98% dos entrevistados exibiram um ou mais vieses financeiros.

Os principais resultados da pesquisa são: 

1. A maioria dos entrevistados mostra tendências de viés comportamental, independente da idade, renda e educação.

2. Em média, os mais jovens mostraram níveis mais altos de excesso de confiança em comparação com os mais velhos.

3. Níveis de viés mais altos se correlacionam diretamente com resultados financeiros piores. 

4. Níveis de viés mais altos também se correlacionam diretamente com comportamentos financeiros determinantes com falta de planejamento financeiro, não economizar o suficiente e não investir.

Vieses comportamentais comuns que levam a movimentos ruins de dinheiro

A pesquisa de finanças comportamentais da Morningstar descobriu que quase todos os entrevistados apresentaram pelo menos um dos seis vieses comuns.

Segundo os resultados, níveis mais altos desses vieses se correlacionam diretamente com finanças piores em comparação com seus pares, incluindo pontuações de crédito mais baixas e saldos mais baixos em contas de investimento. 

Para medir vieses comportamentais, os pesquisadores usaram uma amostra representativa de 1.211 americanos.

Os participantes completaram uma “avaliação de comportamento”, que incluía perguntas para seis vieses e uma medida da situação financeira de uma pessoa.

Os vieses comportamentais incluídos foram:

Viés do presente: 

A tendência de valorizar recompensas imediatas em detrimento de metas de longo prazo. 

Alguém com esse viés pode pagar demais por bens e serviços que lhe trazem gratificação agora e deixar de guardar dinheiro para a aposentadoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Negligência da taxa básica:

A tendência de julgar a probabilidade de algo acontecer com base em informações novas e facilmente acessíveis, ignorando as suposições originais. 

Os investidores tendem a reagir exageradamente a novas informações sobre uma ação, por exemplo, muitas vezes exagerando com base em más notícias ou acumulando com base em boas notícias.

Excesso de confiança: 

A tendência de superestimar as próprias habilidades ao tomar decisões financeiras. 

Aversão à perda: 

A tendência de ter muito medo de perdas financeiras em relação aos ganhos. 

Um investidor que exibe esse comportamento pode hesitar em vender uma ação em dificuldades porque tem medo de realizar uma perda, quando pode ser mais sensato vender e reinvestir em uma empresa mais promissora.

Viés de crescimento exponencial: 

A tendência de subestimar o impacto dos juros compostos.

Falácia do jogador:

A tendência de acreditar que um evento aleatório tem menos (ou mais) probabilidade de acontecer após uma série de eventos semelhantes.

Vieses e saúde financeira

Os pesquisadores descobriram que baixos níveis de viés geralmente andam de mãos dadas com a saúde financeira. 

Os entrevistados da pesquisa com baixos níveis de viés presente, por exemplo, tinham quase três vezes mais chances de gastar menos do que sua renda do que seus pares e mais de sete vezes mais chances de planejar o futuro com antecedência.

Respondentes mais tendenciosos apresentaram resultados piores. 

Pessoas com altos níveis de negligência da taxa básica e viés de excesso de confiança mostraram poupança e saldos correntes mais baixos do que seus pares, e aqueles com altos níveis de aversão à perda apresentaram saldos de aposentadoria mais baixos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como superar vieses financeiros

A melhor maneira de evitar agir de acordo com seus vieses comportamentais é colocar “redutores de velocidade” para ajudar a retardar sua tomada de decisões financeiras, dizem os pesquisadores da Morningstar. 

Instituir uma regra exigindo que você espere três dias para tomar decisões financeiras importantes, por exemplo, pode ajudar a garantir que você não esteja fazendo movimentos impulsivos ou emocionais.

Definir regras sobre negociação que você seguirá independentemente das condições do mercado também pode ajudar, dizem eles. 

Isso pode incluir o reequilíbrio regular de seu portfólio ou a venda de ações após uma certa valorização.

Mas os próprios pesquisadores reconhecem que a maioria das pessoas não é boa em avaliar seus próprios preconceitos. 

É comum ter um viés cego, mas reconhecer que somos tendenciosos em nossas decisões de investimento pode ajudar a perceber como exatamente nossos preconceitos distorcem nossa visão do mundo e como podemos começar a corrigi-la. 

Por isso, eles destacam o serviços de coaching comportamental disponibilizado pelas melhores consultorias de investimentos.

Consultores especializados podem ajudar os investidores a entenderem melhor seus vieses e evitar que caiam em qualquer armadilha comportamental causada por seus vieses.

Saiba mais como atua um consultor de investimento e como ele pode te ajudar com os vieses comportamentais.

Informe o DDD + 9 dígitos