O que é VNA?

VNA é a sigla para Valor Nominal Atualizado. É um valor que indica o preço de um título de renda fixa caso o vencimento fosse hoje.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este é um indicador muito utilizado para atualizar os valores dos títulos do Tesouro Direto, em especial os papéis indexados à inflação (NTN-B e NTN-C) e as letras financeiras do tesouro (LFT, ou Tesouro Selic).

Essa ferramenta é muito útil para os investidores saberem quanto está a valorização atual dos títulos que possuem, mesmo antes do seus vencimentos. 

Esse mecanismo existe porque os títulos públicos do Tesouro Direto podem ser vendidos antes da data de vencimento. 

Ou seja, é um procedimento que o investidor pode usar para saber se a valorização atual está condizente com os objetivos que ele esperava.

Entretanto, vale destacar que o VNA não significa que esse será o valor de mercado desse título. Ele é apenas um parâmetro para acompanhar o comportamento do rendimento desse ativo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o VNA?

Em termos gerais, o VNA é o valor pago ao portador de um título na data de vencimento

Embora o valor nominal dos títulos, geralmente, não varie muito ao longo dos meses, há uma exceção: títulos indexados à inflação apresentam valor nominal ajustado pelas taxas de inflação, por períodos predeterminados.

Antes de nos aprofundarmos no entendimento do VNA, é importante lembrar que este indicador não é igual ao valor de mercado de um título.

O VNA é a atualização do valor de um título pelo seu indexador. No caso do NTN-B, por exemplo, o indexador é o índice de inflação IPCA.

Em contrapartida, o valor de mercado do título é o valor que seria obtido em caso de venda antecipada, anterior ao prazo de vencimento.

O valor de mercado do título tem uma maior relação com a taxa de juros corrente aplicada no mercado, que pode valorizar ou desvalorizar o título pré-fixado do investidor.

O grande objetivo do VNA é trazer mais informações aos investidores sobre o atual rendimento dos títulos. Isso porque existem alguns ativos desta categoria com vencimentos muito distantes.

Por exemplo, se um investidor comprou em 2021 um papel do Tesouro IPCA 2045, ele pode usar essa ferramenta para saber exatamente quanto esse título valeria hoje. 

Cálculo do VNA

O cálculo do VNA leva sempre em consideração os valores anteriores do VNA. 

Com isso, os valores atuais vão depender da variação inflacionária do mês e multiplicados pelos valores do mês passado.

Sendo assim, podemos representar a fórmula do VNA da seguinte maneira:

VNA = (VNA do mês anterior) x (1 + IPCA)

É possível também calcular o valor histórico do VNA por um período maior, desde que os valores sejam relacionados:

VNA = (VNA da data de referência) x (variação do IPCA entre a data de referência e a atual)

Como a data de divulgação do IPCA ocasionalmente não é compatível com a do VNA, muitas vezes são realizadas projeções sobre o valor do IPCA, para conseguir obter um valor nominal atualizado próximo.

Em linhas gerais, o VNA facilita o acompanhamento da evolução dos indexadores

Por exemplo, suponhamos que na data base de um título, o VNA tinha como valor R$1.000,00. 

Desde então, esse título vem sendo atualizado conforme a evolução do seu indexador (IPCA ou Selic). 

Assim, a variação do VNA entre duas datas indica qual a variação do indexador ao qual ele se refere.

Onde é divulgado o VNA?

Quem faz o cálculo oficial e divulgação do VNA é a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

No caso, a divulgação é feita na página oficial da instituição, assim como o IPCA projetado utilizado para o cálculo do valor, que pode ser consultado neste link.