Existem alguns setores na bolsa de valores que se caracterizam por distribuir dividendos de forma recorrente ao longo dos anos, se mostrando resilientes durante crises e pé no chão durante períodos de mais bonança.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mas, antes de mais nada, gostaria de deixar meu convite para você acompanhar o conteúdo do meu novo canal de Instagram @dividendos.guiainvest.

Ali você irá encontrar informação relevante sobre o mercado financeiro e ações pagadoras de dividendos.

Voltando ao que importa, hoje iremos falar sobre um setor que distribui proventos em todo tipo de cenário. Esse é o setor de telecomunicações.

Empresas inseridas nesse setor apresentam forte resiliência e são ótimas pagadoras de dividendos.

Infelizmente na bolsa brasileira não contamos com muitas opções para investir no setor de telecomunicações.

A minha preferida é a Vivo Telefônica (VIVT3).

Tanto em momentos de bonança econômica como em períodos de PIB retraído e crises estruturais, a empresa se esforça para remunerar os acionistas mediante proventos.

Dividendos distribuídos pela VIVT3
Gráfico histórico de dividendos distribuídos pela VIVT3. Fonte: GuiaInvest Pro

A Vivo tem um histórico de alta lucratividade e fechou um 2021 muito bom, com um lucro superior a R$ 6 bilhões.

Durante 2022, a empresa deve ganhar mais participação de mercado, impulsionada pela aquisição de uma parte da operação móvel da Oi.

Com o investimento nos ativos da Oi, a empresa deve expandir ainda mais sua capilaridade e aumentar as receitas.

No gráfico abaixo, retirado da Oceans14, pode-se observar como a empresa apresentou um retorno expressivo no longo prazo, especialmente para quem reinvestiu os dividendos.

Histórico de cotação VIVT3
Histórico de cotação da VIVT3. Fonte: Oceans14.

Esses dividendos, sempre que reinvestidos, conseguem estimular o aumento da rentabilidade do investidor através do jogo do juro composto no longo prazo.

Para entender a resiliência da empresa, basta ver um gráfico da VIVT3 contra o Ibovespa nos últimos 12 meses.

Comparação VIVT3 x Ibovespa
Comparação de desempenho da VIVT3 e do Ibovespa. Fonte: GuiaInvest Pro

Tomando como referência o momento atual, com uma queda expressiva do Índice Bovespa desde metade de 2021, podemos entender como os preços das ações deste tipo de empresas se comportam.

Em períodos de crise, enquanto algumas empresas perdem mais de 50% de valor de mercado, empresas como a Vivo mostram sua resiliência.

O setor de telecomunicações é muito bom para o acionista, já que as empresas conseguem remunerar relativamente rápido o capital investido via proventos.

Tudo isso com margens elevadas e baixa alavancagem, aportando segurança e estabilidade na tese de investimento.

Empresas com esse perfil, apresentam riscos muito menores quando comparadas com empresas de outros setores mais voláteis.

Essa consistência e recorrência de dividendos cria um atrativo especial em empresas como a Vivo.

De qualquer modo, quando você compra uma ação, deve estar ciente do que esperar de uma empresa.

No caso da Vivo, você não deve esperar um crescimento acelerado ao longo do tempo e sim uma rentabilidade interessante mediante dividendos no longo prazo.

Empresas como a Vivo conseguem remunerar o acionista com proventos, oferecem liquidez à carteira de ações e fazem crescer o patrimônio.

Tudo isso sem correr riscos desnecessários.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

Se você está procurando por empresas resilientes, geradoras de caixa e que pagam dividendos atrativos em todos os cenários, empresas do setor de telecomunicações devem entrar no seu radar.

Como foi mostrado no gráfico, apesar de ser considerado um ativo defensivo dentro da renda variável, o potencial de ganho no longo prazo (especialmente reinvestindo os dividendos) é muito atrativo.

Caso você tenha interesse em saber como montar uma carteira de dividendos que gere renda passiva de forma consistente no longo prazo, venha conhecer a nossa Seleção de Dividendos.

Os assinantes recebem uma carteira completa e diversificada para receber dividendos recorrentes que consigam fazer o patrimônio crescer.

Além de oferecer a carteira recomendada, estou sempre à disposição para esclarecer as dúvidas dos assinantes nas lives de acompanhamento e disponibilizando relatórios detalhados sobre as empresas que fazem parte da carteira.

Se você não quer depender do INSS e da aposentadoria pública, deve agir o quanto antes para montar uma carteira que te ofereça tranquilidade financeira no futuro

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.