O que é viés de retrospectiva?

Viés de retrospectiva é um viés cognitivo que nos induz a acreditar e afirmar ter previsto o resultado de um evento logo após o mesmo ter ocorrido. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como consequência, o viés de retrospectiva altera a nossa própria interpretação sobre o passado.

Por sua vez, este viés tende a nos causar um excesso de confiança, fazendo com que acreditemos ter uma habilidade especial para prever eventos ou compreender situações.

Em alguns casos, o viés de retrospectiva pode alterar nosso comportamento.

Por exemplo, em uma eventual crise na bolsa de valores, sempre surge algum analista dizendo que sabia que aquilo iria acontecer.

Entretanto, esse mesmo analista nunca anunciou que esta tragédia estava para acontecer, e nem mesmo se posicionou para evitar as perdas deste movimento no mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés de retrospectiva?

O viés de retrospectiva é um fenômeno psicológico que nos faz acreditar que as situações que ocorrem repentinamente já tinham sido previstas por nós no passado, quando na verdade não foram.

Em outras palavras, o que ocorre é uma falsa lembrança.

Por exemplo, uma pessoa vai para a praia e, chegando lá, se depara com uma forte chuva. Imediatamente a mesma pessoa afirma: “eu sabia que iria chover”.

Mas se sabia que isso iria acontecer, por que decidiu sair de casa?

Não seria irracional agir de forma incoerente com as suas próprias expectativas?

Apesar de nos induzir ao erro de avaliação, o viés de retrospectiva tem uma razão para existir em nossa mente.

Como a grande maioria dos hábitos que utilizamos em nossa vida, consciente ou inconscientemente, o viés de retrospectiva derivou de uma necessidade evolutiva.

Ou seja, foi um recurso que nosso cérebro adaptou e que desenvolvemos com o tempo.

A finalidade para este, e a maioria dos vieses cognitivos, é o de economizar tempo e simplificar o processo de avaliação de fenômenos complexos.

As pessoas são incapazes de processar cada elemento ou variação com os quais têm contato. A mente precisa reagir de forma certeira, mas também muito rápida.

Por ser imperfeita, e não haver a capacidade de colher todas as informações que existem, nossa mente, vez ou outra, causará erros, embora irá acertar também.

Viés de retrospectiva na economia

O viés de retrospectiva aparece com mais frequência quando aquilo que dizemos saber tem consequências negativas ou é negativo por si próprio. 

A chegada de uma crise, uma demissão, um acontecimento negativo global, etc. 

É nesses contextos que mais aparecem vozes antecipando o que aconteceria.

Foi isso que aconteceu com a crise financeira de 2008. Muitos economistas não a viram chegar, mas uma vez que aconteceu, a maioria afirmou que os indicadores a previam.

Além disso, há também a necessidade de buscar por culpados. 

Nessas situações, é comum especialistas colocarem a culpa nos governos, no sistema bancário, na política monetária e fiscal, entre outras coisas mais.

Inclusive, o viés de retrospectiva é bastante conveniente para economistas e analistas financeiros, visto que estes sempre erram suas previsões.

Sendo assim, este viés é um importante instrumento para ajustar as previsões erradas aos fatos que realmente ocorreram.

Em vez de assumir a incapacidade de prever eventos futuros, que são incertos e complexos, os economistas preferem dizer que “se este fator estivesse na minha conta eu teria acertado”.

Sendo assim, quando a previsão sai errada, é sinal de que houve um detalhe escondido, causado por algum irresponsável pela política econômica.

Resumindo, o viés de retrospectiva é derivado de um atalho mental que usamos como mecanismo de defesa para esconder nossa própria incapacidade de prever o futuro.

Caso queira saber sobre o tema, e seus impactos nos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre vieses cognitivos aqui no site.