O que é viés pró-inovação?

Viés pró-inovação é um viés cognitivo que nos induz a supervalorizar as inovações, de modo a defender a sua adoção sem restrições e alterações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como todo viés cognitivo, o viés pró-inovação tende a limitar a racionalidade com que avaliamos e tomamos nossas decisões.

No caso do viés pró-inovação, tendemos a negligenciar as limitações e defeitos das inovações recém incorporadas, e propagá-las para toda a sociedade.

Vejamos um pouco mais como funciona este fenômeno psicológico em nossa mente e como ele afeta várias áreas da nossa vida.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Viés pró-inovação na prática

O cérebro humano é um instrumento muito poderoso para avaliar e tomar decisões. Porém ele é sujeito a limitações. 

Os vieses cognitivos geralmente são resultado da tentativa do nosso cérebro de simplificar o processamento de informações. 

E isso não é diferente com o viés pró-inovação. 

Toda inovação é algo complexo e incerto. Sendo assim, não temos informações passadas para avaliar sua eficácia ou capacidade de dar certo no mercado.

Sendo assim, o viés pró-inovação é uma forma que a nossa mente utiliza para avaliar as coisas novas que aparecem no nosso dia a dia.

Um dos exemplos mais usados para ilustrar o viés pró-inovação é sobre o otimismo causado quando, na década de 1950, se desenvolveu a energia nuclear.

Neste período, era comum que a grande parte dos líderes advogasse essa tecnologia como uma das principais tendências para as próximas décadas.

Havia um sentimento geral de que tudo faria uso da energia nuclear, enquanto que fontes de energia tradicionais, como carvão e petróleo, seriam abandonados. 

Também se acreditava que a energia nuclear poderia ser usada em outras áreas de forma positiva e produtiva, desde a irradiação de alimentos para preservá-los, até o desenvolvimento da medicina nuclear. 

Entretanto, ainda hoje essa tecnologia não se disseminou da forma como se esperava. Isso se deve tanto com base na sua complexidade quanto aos riscos à saúde e ao meio ambiente.

A bomba atômica, por exemplo, tornou rapidamente todos os explosivos convencionais obsoletos.

Porém o seu desenvolvimento foi restringido pelos países, visto que uma guerra nuclear poderia pôr fim à humanidade como um todo.

Viu como o viés pró-inovação pode frustrar nossas expectativas?

A princípio podemos imaginar que o viés pró-inovação não teria efeitos negativos, visto que, com o tempo, iríamos perceber os problemas e adaptar soluções.

Entretanto, os efeitos negativos do viés pró-inovação se concentram nesse período de desajustes entre expectativas e realidade.

Neste caso, até que se percebam os problemas, muitos investimentos são aplicados como se a inovação já estivesse pronta para uso.

Viés pró-inovação nos investimentos

Muitas vezes, podemos sair ilesos do viés pró-inovação, de modo que apenas somos acometidos por um estado de ânimo ingênuo.

Porém, há casos em que isso pode impactar consideravelmente nossas vidas, inclusive as finanças.

É comum ver empreendedores investirem em negócios inovadores com base em uma crença de que o novo produto irá viralizar e emplacar rapidamente no mercado, gerando um ganho financeiro imensurável.

Mas, na maioria das vezes, este não é o caso.

Quando olhamos para trás, é fácil encontrar inovações surpreendentes que não deram certo ou que rapidamente foram superadas.

Vejamos algumas delas:

  • TV 3D;
  • Blu Ray;
  • Google Glass;
  • Kinect;
  • Microsoft Zune;
  • Windows Phone;
  • Console Android.

Diante disso, temos que o viés pró-inovação nos induz a negligenciar as incertezas e efeitos negativos das inovações.

Ao fazer isso, acabamos investindo mais energia e dinheiro do que seria ideal, elevando, assim, os riscos financeiros do negócio.

Caso queira saber sobre o tema, e seus impactos nos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre os vieses cognitivos aqui no site.