O que é viés fuga do arrependimento?

Também chamado de aversão ao arrependimento, o viés fuga do arrependimento se refere à tendência das pessoas de se recusarem a admitir que uma má decisão foi tomada.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse viés cognitivo é verificável em vários tipos de pessoas e situações vividas ao longo da vida.

Muitas vezes, a fuga do arrependimento nos leva a reforçar decisões erradas, aumentando ainda mais os prejuízos, sejam eles emocionais ou financeiros.

Nos investimentos, a aversão ao arrependimento pode levar os investidores a se apegar a investimentos ruins por muito tempo ou a continuar adicionando dinheiro na esperança de que a situação se reverta e as perdas possam ser recuperadas.

Tudo isso é feito apenas para evitar os sentimentos de arrependimento. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Viés fuga do arrependimento no mercado financeiro

A aversão ao arrependimento ocorre quando uma pessoa perde tempo, energia ou dinheiro insistindo em uma posição apenas para não se sentir arrependida por uma decisão inicial. 

Os recursos gastos para garantir que o custo inicial não seja desperdiçado podem exceder o valor desse próprio capital empreendido. 

Um exemplo é comprar um carro ruim e depois gastar mais dinheiro em reparos do que o custo original do carro, em vez de admitir que um erro foi cometido e que você deveria ter comprado um carro diferente.

Além disso, pesquisas mostram que investidores têm maior probabilidade de vender uma posição vencedora muito cedo e prolongar a decisão de se desfazer de uma posição perdedora.

Tudo isso ocorre para evitar o arrependimento de perder os ganhos obtidos em posições vencedoras ou aceitar a perda de posições perdedoras. 

A aversão ao arrependimento também pode levar ao viés do custo afundado (ou viés de custo irrecuperável). 

As pessoas caem na armadilha dos custos irrecuperáveis ​​quando baseiam suas decisões em comportamentos passados ​​e no desejo de não perder o tempo ou o dinheiro que já investiram. 

Nestes casos, o correto é avaliar a situação e cortar as perdas quando os custos para recuperar os prejuízos são maiores do que os ganhos.

Muitos investidores relutam em admitir, até para si mesmos, que fizeram um mau investimento. 

Mudar de estratégia é visto como admitir o fracasso, o que leva à dor do arrependimento. 

Como resultado, muitos investidores tendem a permanecer comprometidos ou mesmo a investir capital adicional em um mau investimento para fazer sua decisão inicial valer a pena.

Viés fuga do arrependimento na crise de 2008 

Durante a crise imobiliária de 2008, muitas pessoas se recusaram a desistir de suas hipotecas, apesar do fato de que os valores de suas propriedades haviam caído tanto que não valiam a pena continuar pagando as hipotecas. 

Em uma pesquisa em 2010 se descobriu que os valores das propriedades chegaram a cair mais de 75% do dinheiro restante devido antes que os proprietários considerassem abrir mão das hipotecas.

Nesta situação, se as decisões tivessem sido baseadas apenas em fatores econômicos racionais, muitos proprietários teriam desistido bem antes. 

Em vez disso, o apego emocional às casas, combinado com a aversão a ver o dinheiro gasto anteriormente não valendo nada, fez com que demorasse a tomar a decisão de desistir.

Como evitar o viés fuga do arrependimento?

Várias são as formas para evitar cair na aversão ao arrependimento.

A melhor delas, e que serve para fugir de vários outros tipos de vieses cognitivos, é buscar desenvolver um plano de investimento bem definido e seguir à risca os padrões pré-estabelecidos.

Para isso, é preciso entender sua própria tolerância ao risco, de modo que isso pode limitar a probabilidade de se envolver em um comportamento destrutivo de aversão ao arrependimento.

Portanto, defina regras de negociação que nunca mudam. 

Por exemplo, se uma negociação de ações perder 7% de seu valor, a decisão é de sair automaticamente da posição. 

Por outro lado, se a ação subir acima de um certo nível, defina uma ordem de stop, para que, assim, você trave os ganhos caso a posição sofra um certo nível de desvalorização.

Torne essas regras inquebráveis ​​e não opte pela emoção. 

Para facilitar o seu cumprimento, e evitar ser levado pelos sentimentos, os investidores podem automatizar suas estratégias de negociação e usar algoritmos para execução e gerenciamento de negociação. 

Seja como for, o uso de estratégias de negociação baseadas em regras pré-definidas reduz as chances de tomar uma decisão discricionária com base em um resultado de investimento anterior.