O que é viés do status quo?

Viés do status quo é um tipo de viés cognitivo que induz as pessoas a preferirem que as coisas permaneçam como estão, em vez de aceitar alternativas que melhoram sua situação. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse viés afeta a racionalidade com que as pessoas fazem avaliações e tomam decisões.

O viés do status quo pode impactar o comportamento humano nas mais diversas áreas da vida, sendo um tópico de interesse em vários campos, como a sociologia, política e economia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés do status quo?

O termo "viés do status quo" foi introduzido pela primeira vez pelos pesquisadores William Samuelson e Richard Zeckhauser em 1988. 

Em uma série de experimentos controlados, Samuelson e Zeckhauser descobriram que as pessoas mostram uma preferência desproporcional por escolhas que mantêm o status da situação atual. 

Ao fazer uma escolha importante, é mais provável que as pessoas escolham a opção que mantém as coisas como estão atualmente.

Às vezes as mudanças podem ser uma coisa indesejável para muitas pessoas.

Talvez seja por isso que muita gente tende a preferir que as coisas simplesmente continuem como estão

Quando ocorrem mudanças bruscas, as pessoas tendem a percebê-las como uma perda ou prejuízo.

Além disso, o viés do status quo minimiza os riscos associados à mudança, visto que as mudanças situacionais são permeadas por uma certa incerteza.

Por outro lado, o viés do status quo pode ter um efeito negativo poderoso, fazendo com que as pessoas percam benefícios potenciais que podem até superar os riscos.

Impactos do viés do status quo

O viés do status quo pode ter um sério impacto em uma ampla variedade de decisões cotidianas da nossa vida. 

Por exemplo, você pode fazer sempre o mesmo pedido do menu sempre que visitar seu restaurante favorito. 

Isso pode ocorrer mesmo que os novos pratos pareçam tentadores, mas você já sabe que ficará satisfeito com o seu antigo favorito.

Em vez de experimentar um novo prato e correr o risco de não gostar, você prefere ficar com o seu prato preferido que é testado e comprovado. 

Isso minimiza o risco de perdas potenciais (ficar insatisfeito com o que você pediu), mas você também perde os possíveis benefícios, como encontrar um novo prato favorito.

Outro exemplo do viés do status quo é quando optamos por permanecer com o um provedor de internet que não oferece o melhor custo benefício, mas que nos oferece um serviço regular.

Mesmo que outro provedor possa oferecer mais velocidade e um preço mais barato, você já está familiarizado com as taxas, opções e atendimento ao cliente oferecidos pelo seu provedor atual. 

O viés do status quo pode levá-lo a permanecer com seu provedor atual para manter as coisas como estão, em vez de correr o risco de uma opção de serviço desconhecida, mas potencialmente melhor.

Viés do status quo nos investimentos

O viés do status quo também pode ter um impacto significativo nas nossas finanças.

Este viés cognitivo pode ser usado para explicar por que as pessoas não aproveitam as oportunidades de investimento em renda fixa e renda variável e priorizam a poupança

Em vez de colocar seu dinheiro em investimentos que apresentam certo grau de risco, as pessoas geralmente deixam seu dinheiro em contas de poupança de baixo rendimento. 

O viés do status quo leva as pessoas a manter sua situação financeira como está atualmente, em vez de correr o risco de melhorar suas perspectivas financeiras.

Há inclusive opções de renda fixa, com risco igual ao da poupança, como o Tesouro Direto, que oferece uma remuneração maior.

Mesmo diante da praticidade e possibilidades de maior remuneração, muitas pessoas relutam em buscar as opções de investimentos mais promissoras.