O que é viés do presente?

Viés do presente se refere à nossa tendência de preferir ganhos no presente do que ganhos maiores no futuro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Frequentemente, somos informados para aproveitar o momento e viver o presente. 

É um conselho válido, pois a vida é cheia de incertezas, de modo que não sabemos o que ocorrerá amanhã. Inclusive, nem dá para sabermos com certeza se estaremos vivos.

Entretanto, ter um foco excessivo no presente pode ter repercussões significativas no futuro, gerando problemas e frustrações nas mais diversas áreas da nossa vida.

Como todo viés cognitivo, o viés do presente nos induz a avaliações e decisões irracionais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Efeito do viés do presente

O viés do presente pode explicar alguns de nossos maus hábitos, como o de não economizar e fazer uma previdência para a aposentadoria.

Mais de um quarto das pessoas dizem que não têm economias e um dos motivos é que guardar dinheiro para o futuro pode não fazer sentido por agora. 

O sentimento de “preciso do meu dinheiro agora” pode ter um impacto negativo nas finanças das pessoas, pois elas podem não ter economizado dinheiro suficiente para manter um padrão de vida decente quando se aposentarem.

Outra consequência do viés do presente são as decisões de investimento apressadas, especialmente quando um investimento começa a cair. 

Investir é geralmente considerado um compromisso de longo prazo.

Geralmente começamos com as melhores intenções, como sermos pacientes e manter ativos por um longo tempo.

Porém, é só vermos nossos investimentos caindo de valor que a vontade de recuar pode ser predominante para alterar a composição da carteira e abandonar a estratégia inicial

Outras consequências do viés do presente incluem procrastinação ou alimentação não saudável.

É muito comum as pessoas incorrerem no ócio e se alimentarem mal com a desculpa de que “amanhã ou semana que vem eu compenso o atraso”.

Viés do presente e distorção do tempo

Nossas preferências de consumo de longo prazo costumam ser inconsistentes com nossa tomada de decisão de curto prazo. 

Em uma experiência acadêmica bem conhecida, os participantes tiveram a opção de levar 150 euros agora ou 160 euros em quatro semanas. Muitos optaram por receber 150 euros agora.

Em quatro semanas, dez euros podem não parecer um ganho substancial, não é mesmo?

Mas quando mudamos um pouco as condições do problema, mantendo a mesma distância temporal entre as duas recompensas, as escolhas dos participantes mudam radicalmente.

Quando os participantes foram convidados a escolher entre 160 euros em um ano ou 150 euros em 48 semanas, o que também é uma diferença de quatro semanas, muitos optaram por receber 160 euros. 

Neste caso, o dinheiro não viria até um momento futuro de qualquer maneira, então eles poderiam também escolher a quantia maior. Mas se eles conseguissem dinheiro agora, eles o pegariam.

Outro exemplo comum do efeito do viés do presente no nosso comportamento é quando colocamos como meta comer mais saudável ao longo dos anos treinar na academia de vez em quando.

Porém, no curto prazo temos pouco incentivo para fazer essas coisas.

Como evitar o viés do presente?

Como visto, o viés do presente causa uma lacuna entre a intenção de longo prazo e a tomada de decisão de curto prazo.

Enquanto que fazemos planejamentos para um prazo mais longo, deixamos para o futuro a execução de tarefas desagradáveis.

Isso cria uma inconsistência entre o planejado e o que de fato fazemos para alcançar os objetivos.

Consequentemente, um descuido com o viés do presente pode colocar em risco resultados que gostaríamos de obter.

Por isso, a melhor forma é alinhar os objetivos de longo prazo com um plano de ações práticas e definitivas em cada período de curto prazo.

Para que não seja tão difícil o cumprimento das metas de curto prazo, você pode planejar objetivos viáveis e menos restritivos e alongar o período de tempo para alcançar os resultados que deseja.